26/09/2023 – Em vez de ficar horas no aeroporto esperando sua conexão, que tal desembarcar e ficar alguns dias na cidade que seria apenas um ponto de passagem em sua viagem? Esse é o conceito do “stopover”, benefício que as companhias aéreas oferecem aos turistas para que possam alongar em alguns dias a conexão até o seu destino final, sem pagar nada mais por isso. Esse é também um poderoso mecanismo de alongar a estadia de turistas estrangeiros no Brasil, que será praticada pelas companhias aéreas brasileiras que operam voos internacionais, a partir de uma parceria com o Governo Federal, anunciada nesta terça-feira (26).
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou do lançamento do “Conheça o Brasil: Voando”, programa de iniciativa dos Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, em parceria com as companhias aéreas brasileiras Azul, Gol, Latam e Voepass.
“A gente quer que o Brasil conheça o Brasil e a gente quer que o mundo conheça o Brasil. Os números do turismo internacional, neste ano, são muito animadores. De janeiro até agosto, os turistas estrangeiros deixaram no Brasil R$ 22 bilhões. Isso gera emprego e renda para milhares de famílias. O stopover vai permitir que o turista amplie seu tempo de permanência no país, conheça mais destinos e, consequentemente, consuma mais nossos serviços e produtos”, disse Freixo.
“Na ida ou na volta, isso vai possibilitar que estrangeiros possam permanecer mais tempo no Brasil, comendo, se hospedando, comprando, gastando e gerando emprego e renda para o nosso país”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino. “Temos um grande potencial para avançar no crescimento aéreo no Brasil. E, quando o setor cresce, estamos falando de geração de emprego e renda. Esse projeto fará com que o brasileiro possa conhecer ainda mais o Brasil”, disse o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Para o turismo doméstico, o “Conheça o Brasil: Voando” prevê a articulação com as companhias aéreas para abertura de novas rotas regionais e aumento na frequência de voos, além da realização de uma campanha nacional de promoção de destinos turísticos, entre outras ações.
“O presidente Lula tem total convicção do papel do turismo na geração de emprego e renda, na atração de novos investimentos e reposicionamento da imagem do Brasil no mundo”, disse na cerimônia o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha. “Para nós, turismo é proteção ao meio ambiente, é consolidação da nossa diversidade cultural, é inclusão e educação”, afirmou Padilha.