26/09/2023 – Em vez de ficar horas no aeroporto esperando sua conexão, que tal desembarcar e ficar alguns dias na cidade que seria apenas um ponto de passagem em sua viagem? Esse é o conceito do “stopover”, benefício que as companhias aéreas oferecem aos turistas para que possam alongar em alguns dias a conexão até o seu destino final, sem pagar nada mais por isso. Esse é também um poderoso mecanismo de alongar a estadia de turistas estrangeiros no Brasil, que será praticada pelas companhias aéreas brasileiras que operam voos internacionais, a partir de uma parceria com o Governo Federal, anunciada nesta terça-feira (26).
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou do lançamento do “Conheça o Brasil: Voando”, programa de iniciativa dos Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, em parceria com as companhias aéreas brasileiras Azul, Gol, Latam e Voepass.
“A gente quer que o Brasil conheça o Brasil e a gente quer que o mundo conheça o Brasil. Os números do turismo internacional, neste ano, são muito animadores. De janeiro até agosto, os turistas estrangeiros deixaram no Brasil R$ 22 bilhões. Isso gera emprego e renda para milhares de famílias. O stopover vai permitir que o turista amplie seu tempo de permanência no país, conheça mais destinos e, consequentemente, consuma mais nossos serviços e produtos”, disse Freixo.
“Na ida ou na volta, isso vai possibilitar que estrangeiros possam permanecer mais tempo no Brasil, comendo, se hospedando, comprando, gastando e gerando emprego e renda para o nosso país”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino. “Temos um grande potencial para avançar no crescimento aéreo no Brasil. E, quando o setor cresce, estamos falando de geração de emprego e renda. Esse projeto fará com que o brasileiro possa conhecer ainda mais o Brasil”, disse o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Para o turismo doméstico, o “Conheça o Brasil: Voando” prevê a articulação com as companhias aéreas para abertura de novas rotas regionais e aumento na frequência de voos, além da realização de uma campanha nacional de promoção de destinos turísticos, entre outras ações.
“O presidente Lula tem total convicção do papel do turismo na geração de emprego e renda, na atração de novos investimentos e reposicionamento da imagem do Brasil no mundo”, disse na cerimônia o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha. “Para nós, turismo é proteção ao meio ambiente, é consolidação da nossa diversidade cultural, é inclusão e educação”, afirmou Padilha.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.