26/09/2023 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, defendeu, em audiência pública no Senado Federal, que todos os serviços de turismo sejam contemplados com uma tributação diferenciada na proposta de reforma tributária, e não apenas parte do setor. O tema foi discutido nesta terça-feira (26) na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, com a presença de parlamentares, representantes do poder público e do trade turístico.
“A simplificação é fundamental, mas é razoável que, em uma proposta de reforma tributária, o setor do turismo seja integralmente contemplado, como um setor estratégico que é para o nosso país”, disse Freixo. “Estamos em um momento de recuperação. Recebemos, até agosto, 4 milhões de turistas estrangeiros e até o fim do ano vamos chegar aos números da pré-pandemia. Esse não é o momento para fragilizar um setor estratégico. É o momento de fortalecer o setor, porque o turismo gera emprego e renda, movimenta a economia e faz o país crescer como um todo”, afirmou.
Alguns setores do turismo garantiram o direito a regimes tributários específicos na proposta aprovada pela Câmara dos Deputados, mas uma parte não foi contemplada no texto. Na audiência pública, o ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que a aprovação da reforma tributária é de interesse do governo, mas que aperfeiçoamentos precisam ser discutidos para ampliar o rol de beneficiados.
“O turismo é uma ‘indústria sem chaminé’, que gera emprego e renda em todos os cantos do país de forma sustentável. Precisamos incentivar o setor no Brasil. Nosso país pode ser a bola da vez, o destino da vez, mas, para isso, precisamos construir um ambiente tributário favorável, não só para atrair investidores, mas também para auxiliar os empreendedores locais do setor”, afirmou Sabino.
Trade
Representantes do trade turístico que participaram do debate alertaram para possíveis prejuízos para a cadeia do turismo, caso todos os atores do setor não sejam contemplados na reforma tributária, que agora está em análise para votação dos senadores.
“Não é possível a gente ter agências, eventos e companhias aéreas fora, e hotelaria, bares e restaurantes, aviação regional, e parques de diversão e temáticos dentro. A gente trabalha de forma conjunta. 85% das vendas dos navios de cruzeiros são através de agentes de viagens”, disse Marco Ferraz, presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil).
Para Fabiano Camargo, presidente da Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa), a carga tributária aos operadores turísticos prevista até o momento na reforma é alta. “Isso vai fazer com que o brasileiro que precisa utilizar o parcelamento para conseguir viajar pague 25% a mais. É um aumento no custo da viagem que será repassado ao consumidor”, alegou.
Após a audiência pública, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, presidida pelo senador Marcelo Castro, ficou de solicitar ao relator da reforma tributária, senador Eduardo Braga, a inclusão de todas as atividades e serviços de turismo no tratamento tributário diferenciado previsto para o setor na proposta.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.