27/09/2023 – A Embratur assinou dois protocolos de intenções com as companhias Copa Airlines e TAP para ampliar a conectividade aérea do Brasil com mercados estratégicos para o turismo internacional. A oficialização aconteceu na tarde desta terça-feira (27), durante o primeiro dia da 50ª ABAV Expo 2023, no Rio de Janeiro (RJ), com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e representantes das empresas aéreas. As parcerias buscam atrair mais visitantes estrangeiros para o Brasil a partir dos principais hubs da Copa e da TAP, localizados no Panamá e em Portugal, respectivamente, e ampliar a oferta de voos para diferentes destinos do Brasil.
“Estamos muito felizes com a assinatura desses acordos, que vão ampliar a ligação do Brasil com alguns dos nossos principais mercados emissores de turistas, com estratégias eficientes de promoção desses voos. Com segmentação e uso de dados e inteligência de mercado, vamos apresentar os destinos brasileiros que se conectam a cada cidade origem dos voos, bem como nas cidades que se conectam a esses hubs aéreos em toda América do Norte, América Central, Europa e África. Temos sol e praia, ecoturismo, cultura, gastronomia, afroturismo, aventura, o Brasil tem um destino ideal para cada perfil de turista”, destacou Freixo.
Américas com COPA
A Embratur pretende expandir a promoção do turismo para as Américas Central e do Norte junto à Copa. A empresa possui um centro de distribuição de voos a partir do Aeroporto da Cidade do Panamá, que é estratégico para conectar turistas desses continentes, de forma rápida e com apenas uma parada, a destinos localizados no Norte e no Nordeste e em cidades como Foz do Iguaçu (PR) e Florianópolis (SC).
“Ofereceremos a Embratur a oportunidade de promover o Brasil nos países operados pela Copa, com destaque para América Central e Caribe, além da Colômbia, principais origens que se conectam aos voos do Brasil. Desta forma, facilitaremos a entrada de milhões de estrangeiro no nosso país”, comentou Raphael de Lucca, Country Manager da Copa Airlines no Brasil.
Europa e África com TAP
Com a TAP, o foco será na atração de turistas da Europa e da África. Através de Lisboa e de Porto, cidades em que a companhia possui acordo de compartilhamento de rotas com outras empresas aéreas europeias, o visitante estrangeiro poderá chegar mais facilmente ao Brasil com a compra de apenas um bilhete. A parceria também busca aumentar a oferta de destinos e de assentos em capitais como Belém (PA), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Natal (RN), Recife (PE) e Salvador (BA).
“Celebrar esta parceria com a Embratur é muito importante para nós. É o materializar de uma estratégia da companhia que tem como objetivo a promoção internacional do destino Brasil nos países onde faz conexões. Atualmente, a TAP oferece 80 voos semanais, com saídas de 11 capitais brasileiras, e acabamos de anunciar o reforço de voos em 2024, onde vamos atingir um recorde de 91 voos por semana, uma média de 13 por dia”, afirmou Carlos Antunes, diretor da TAP para as Américas.
Os acordos preveem a criação de planos de trabalho integrados, que irão definir as ferramentas da Embratur que serão utilizadas para as ações de promoção do Brasil no exterior em conjunto com empresas nos próximos anos, levando em consideração critérios de sustentabilidade, inovação e diversidade.
Promoção de Resorts
A Embratur celebrou, no primeiro dia de ABAV Expo, um acordo de cooperação técnica com a associação Resorts Brasil, para a promoção internacional dos resorts brasileiros. A parceria inédita, já com plano de trabalho finalizado, pretende fazer a promoção dos 81 resorts brasileiros nos mercados internacionais, para ganhar competitividade na América Latina e disputar mercado com o Caribe, grande polo internacional de atração de turistas com esse perfil de consumo. Na parceria, estão previstas ações de promoção em campanhas publicitárias, participação nas feiras internacionais, como a FIT (Argentina) e a FITPar (Paraguay), e ações de qualificação do trade para melhor receber o turista estrangeiro.
Parceria por gastronomia social
A Embratur assinou um acordo de cooperação técnica com a ONG Gastromotiva para a promoção do turismo por meio da gastronomia social. A organização, liderada pelo chefe de cozinha David Hertz, oferece gratuitamente formação profissional na área de produção alimentar, e tem atraído chefs renomados de diversos países, que trocam experiência e conhecimento na cozinha da Gastromotiva. Com a parceria, a Gastromotiva passará a atuar nos eventos internacionais promovidos pela Embratur, como feiras e roadshows, por exemplo, com ações de live cooking. Um plano de trabalho conjunto definirá as ações de promoção da gastronomia brasileira no exterior nos próximos anos.
Promoção inovadora na Europa
Além disso, a Agência fechou uma parceria com a agência de viagens online Viajes El Corte Inglês para a execução de uma campanha promocional na Europa que tem como objetivo estimular vendas de viagens e reservas para o Brasil entre turistas da Espanha, Portugal, França e Itália. Três temas centrais norteiam a parceria: sustentabilidade, gastronomia e inovação. Entre as novidades da parceria, está a oferta de uma experiência de imersão virtual interativa em destinos brasileiros, a criação de um hotsite apresentando os destinos brasileiros sustentáveis e os pacotes para conhecê-los, e a unificação do cardápio dos cafés da rede El Corte Inglês durante uma semana com produtos brasileiros, e QR Code que direciona para a venda de pacotes com destino ao Brasil, onde o turista pode conhecer cada uma das iguarias. Haverá também a projeção de peças da campanha publicitária da Embratur para o mercado Europeu nos telões de LED da rede varejista, nas lojas em que eles dispõem destes displays.
Diálogo com o trade
A Embratur ainda marcou presença na abertura oficial da ABAV Expo, no workshop da Associação Nacional dos Secretários e Diretores Municipais de Turismo (Anseditur) e no lançamento do Polo de Experiências do Sebrae. Também promoveu, no espaço ABAV Talks, capacitações sobre destinos brasileiros e tendências de promoção internacional para compradores internacionais que participam da feira.
Estande Visit Rio
Outro momento da ABAV Expo 2023 que a equipe da Embratur participou, foi o lançamento de uma plataforma renovada para impulsionar o Rio de Janeiro no ambiente digital! O presidente da Agência, Marcelo Freixo, prestigiou o evento ao lado de Carlos Werneck e Roberta Werner, presidente e diretora executiva do Visit Rio Convention Bureau, respectivamente, e da secretária de turismo da cidade do Rio, Daniela Maia. O objetivo é fortalecer o turismo no Rio. “A cidade maravilhosa é porta de entrada para o turismo internacional, e melhorar os serviços e produtos que são ofertados aqui é fundamental para ampliar ainda mais a chegada de estrangeiros no Brasil”, enfatizou Freixo.
Confira a programação completa da participação da Embratur na ABAV Expo:
28 de setembro
9h30 – Participação da Embratur em reunião com o Fornatur
14h – Lançamento de concurso audiovisual
14h30 – Lançamento do Guia de Ações Climáticas para o Turismo
15h às 17h30 – Conexão Embratur: Estratégias de Promoção do Turismo:
29 de setembro
14h – I Encontro Embratur & DMCs: O trabalho em rede na promoção internacional
16h – Comitê de Inteligência na ABAV Expo:
Para saber mais sobre a ABAV Expo, acesse: www.abavexpo.com.br
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.