FEIRA DE TURISMO

ABAV Expo 2023: na abertura, presidente da Embratur defende inclusão do turismo na reforma tributária

Na abertura da maior feira de turismo do país, presidente da Agência, Marcelo Freixo, destaca que profissionais são parte da reconstrução do “Brasil que queremos”
Márcio Menasce/Embratur
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reafirmou o compromisso da Agência em lutar para que todo o setor do turismo seja contemplado com tributação reduzida na Reforma Tributária

27/09/2023 – Na cerimônia de abertura da 50ª edição da ABAV Expo, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reafirmou o compromisso da Agência em lutar para que todo o setor do turismo seja contemplado com tributação reduzida na Reforma Tributária, que hoje tramita no Congresso Nacional. Considerada a maior feira do setor de turismo do Brasil, e uma das principais da América Latina, a ABAV Expo começou nesta quarta-feira (27), Dia Internacional do Turismo e do Turismólogo, e seguirá até o dia 29 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ).

“A Reforma Tributária precisa de um compromisso de todos nós: entender que o Turismo tem uma engrenagem. A gente sabe da importância dos hotéis, dos restaurantes, bares e dos parques, mas quem faz o turista chegar nestes hotéis, nos restaurantes, bares e nos parques são os agentes de viagens, os guias de turismo, os operadores, e vocês precisam ser recebidos em Brasília com a importância que têm para a economia brasileira”, defendeu Freixo.

Pelo texto aprovado na Câmara, foram contemplados com uma alíquota reduzida somente parte do trade: hotelaria, bares e restaurantes, parque de diversões e temáticos e aviação regional. Ficaram de fora companhias aéreas (exceto regionais), agências de viagens, empresas de feiras e eventos e de transporte privado. A proposta, agora, tramita no Senado Federal.

Ainda na solenidade, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ainda chamou atenção para a importância dos agentes de turismo para o trade e para a promoção dos destinos brasileiros no exterior.

“São os agentes de turismo que auxiliam os turistas estrangeiros a chegarem nos destinos brasileiros, nos hotéis, restaurantes e tudo mais. São profissionais importantes na reconstrução do Brasil que queremos, um Brasil que dialogue com o século XXI. São parte dos ganhos do turismo, que hoje corresponde a 8% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. Para vocês terem uma ideia, o óleo e gás correspondem a 12%, mas são finitos. Já o turismo é infinito. E é a solução, é o futuro do país e garante sustentabilidade com emprego e renda”, disse Freixo.

Para o presidente da Agência, a recuperação da imagem do Brasil no exterior, com a retomada de compromissos climáticos e respeito à democracia, tem resultado em maior interesse dos turistas em visitar o Brasil. “Temos como desafio promover o Brasil para o mundo e trazer o mundo para conhecer o Brasil. Nós queremos que o mundo visite o Brasil da democracia, sustentabilidade, emprego, renda e do diálogo. Precisamos entender o que cada segmento tem de potencial para crescer cada vez mais. E é esse o Brasil que começa a voltar para o mundo inteiro e os resultados começam a aparecer”, explicou.

A ABAV Expo
A ABAV Expo reúne os principais players dos diversos segmentos turísticos brasileiros e internacionais, e promove a conexão entre as empresas que comercializam fora do país os atrativos do turismo brasileiro, com os agentes e operadores de viagens nacionais. Esse encontro possibilita o surgimento de novos negócios, fortalecimento de marca e destino, capacitações e a vitrine para lançamentos e novidades.

Na ocasião, a presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar, destacou a importância dos agentes de viagens para o desenvolvimento do setor. “Os agentes de turismo são, hoje, responsáveis por 80% de todos os produtos de turismo deste país. São parte atuante da economia do cuidado. São eles quem cuidam, quem organizam e quem leva o viajante onde dificilmente poderia chegar. É um evento importante e fundamental para a cadeia do turismo”, afirmou. 

Além da presidente da ABAV, Magda Nassar e do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, também estiveram presentes o ministro do Turismo, Celso Sabino; o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; o presidente da Fecomércio/RJ, Antonio Florencio Queiroz; o presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Fabricio Amaral e outras autoridades que representam o trade. O evento será realizado no Centro de Convenções Riocentro, e a expectativa é de que cerca de 40 mil pessoas participem das atividades que acontecem ao longo dos três dias de exposição.

Participação da Embratur
A primeira participação da atual gestão da Embratur na Abav Expo será robusta nesta edição. A Agência assinará acordos com companhias aéreas, com associações do trade brasileiro, com segmento do audiovisual, assinatura de campanhas cooperadas para os mercados da Europa e América Latina, lançamento do “Guia de Ações Climáticas para o Turismo”, além de outras atividades. 

“Na nossa estreia na ABAV Expo, estamos apostando ainda mais na promoção do Brasil no exterior. Esse é um momento de realização de novos e importantes negócios, com a assinatura de parcerias importantes, que vão trazer resultados muito positivos. Será uma oportunidade ainda de fortalecer o diálogo e a construção coletiva da nossa estratégia com quem faz o turismo acontecer em todo o país”, ressaltou Marcelo Freixo. 

Clique aqui para ver todas as fotos da participação da equipe da Embratur neste primeiro dia da ABAV Expo 2023.

Confira a programação completa da participação da Embratur na ABAV Expo:

27 de setembro

9h – Cerimônia de abertura da ABAV Expo
14h30 – Lançamento da Marca Visit Rio
15h – Capacitação da Embratur para buyers internacionais
15h – Abertura do Workshop da Anseditur
16h – Assinatura de acordo com a Copa Airlines
16h30 – Assinatura de acordo com Resorts Brasil
17h – Coletiva de imprensa da Abav Expo
17h20 – Workshop Anseditur. Tema: Tendências para a promoção internacional de destinos turísticos
18h – Participação da Embratur no Lançamento do Polo de Experiências Sebrae
19h – Assinatura de acordo com a Gastromotiva
19h15 – Assinatura de acordo com TAP Air Portugal
19h30 – Assinatura de contrato com Viajes El Corte Inglês

28 de setembro

9h30 – Participação da Embratur em reunião com o Fornatur
14h – Lançamento de concurso audiovisual
14h30 – Lançamento do Guia de Ações Climáticas para o Turismo
15h às 17h30 – Conexão Embratur: Estratégias de Promoção do Turismo: 

  • Apresentação do Portal de Dados da Embratur
  • Apresentação da Campanha Marca Brasil
  • Novas Experiências para a Promoção Internacional – Diversidade & Inclusão – Apresentação do CAÊ
  • Turismo de Negócios e Eventos: Apresentação da Polícia de Apoio à Captação e Promoção de Eventos Internacionaia
  • Sustentabilidade e ESG, estratégias complementares para fortalecer o turismo internacional: Apresentação do Guia para a Adesão à Declaração de Glasgow
  • Google e EmbraturLAB: A digitalização do setor do turismo. Workshop de digitalização para PME´s (Pequenas e Médias Empresas

29 de setembro

14h – I Encontro Embratur & DMCs: O trabalho em rede na promoção internacional
16h – Comitê de Inteligência na ABAV Expo:

  • Jornada ESG na ABAV Talks
  • Reunião Sebrae e Rota das Emoções

Para saber mais sobre a ABAV Expo, acesse: www.abavexpo.com.br

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.