27/09/2023 – Na cerimônia de abertura da 50ª edição da ABAV Expo, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reafirmou o compromisso da Agência em lutar para que todo o setor do turismo seja contemplado com tributação reduzida na Reforma Tributária, que hoje tramita no Congresso Nacional. Considerada a maior feira do setor de turismo do Brasil, e uma das principais da América Latina, a ABAV Expo começou nesta quarta-feira (27), Dia Internacional do Turismo e do Turismólogo, e seguirá até o dia 29 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ).
“A Reforma Tributária precisa de um compromisso de todos nós: entender que o Turismo tem uma engrenagem. A gente sabe da importância dos hotéis, dos restaurantes, bares e dos parques, mas quem faz o turista chegar nestes hotéis, nos restaurantes, bares e nos parques são os agentes de viagens, os guias de turismo, os operadores, e vocês precisam ser recebidos em Brasília com a importância que têm para a economia brasileira”, defendeu Freixo.
Pelo texto aprovado na Câmara, foram contemplados com uma alíquota reduzida somente parte do trade: hotelaria, bares e restaurantes, parque de diversões e temáticos e aviação regional. Ficaram de fora companhias aéreas (exceto regionais), agências de viagens, empresas de feiras e eventos e de transporte privado. A proposta, agora, tramita no Senado Federal.
Ainda na solenidade, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ainda chamou atenção para a importância dos agentes de turismo para o trade e para a promoção dos destinos brasileiros no exterior.
“São os agentes de turismo que auxiliam os turistas estrangeiros a chegarem nos destinos brasileiros, nos hotéis, restaurantes e tudo mais. São profissionais importantes na reconstrução do Brasil que queremos, um Brasil que dialogue com o século XXI. São parte dos ganhos do turismo, que hoje corresponde a 8% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. Para vocês terem uma ideia, o óleo e gás correspondem a 12%, mas são finitos. Já o turismo é infinito. E é a solução, é o futuro do país e garante sustentabilidade com emprego e renda”, disse Freixo.
Para o presidente da Agência, a recuperação da imagem do Brasil no exterior, com a retomada de compromissos climáticos e respeito à democracia, tem resultado em maior interesse dos turistas em visitar o Brasil. “Temos como desafio promover o Brasil para o mundo e trazer o mundo para conhecer o Brasil. Nós queremos que o mundo visite o Brasil da democracia, sustentabilidade, emprego, renda e do diálogo. Precisamos entender o que cada segmento tem de potencial para crescer cada vez mais. E é esse o Brasil que começa a voltar para o mundo inteiro e os resultados começam a aparecer”, explicou.
A ABAV Expo
A ABAV Expo reúne os principais players dos diversos segmentos turísticos brasileiros e internacionais, e promove a conexão entre as empresas que comercializam fora do país os atrativos do turismo brasileiro, com os agentes e operadores de viagens nacionais. Esse encontro possibilita o surgimento de novos negócios, fortalecimento de marca e destino, capacitações e a vitrine para lançamentos e novidades.
Na ocasião, a presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar, destacou a importância dos agentes de viagens para o desenvolvimento do setor. “Os agentes de turismo são, hoje, responsáveis por 80% de todos os produtos de turismo deste país. São parte atuante da economia do cuidado. São eles quem cuidam, quem organizam e quem leva o viajante onde dificilmente poderia chegar. É um evento importante e fundamental para a cadeia do turismo”, afirmou.
Além da presidente da ABAV, Magda Nassar e do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, também estiveram presentes o ministro do Turismo, Celso Sabino; o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; o presidente da Fecomércio/RJ, Antonio Florencio Queiroz; o presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Fabricio Amaral e outras autoridades que representam o trade. O evento será realizado no Centro de Convenções Riocentro, e a expectativa é de que cerca de 40 mil pessoas participem das atividades que acontecem ao longo dos três dias de exposição.
Participação da Embratur
A primeira participação da atual gestão da Embratur na Abav Expo será robusta nesta edição. A Agência assinará acordos com companhias aéreas, com associações do trade brasileiro, com segmento do audiovisual, assinatura de campanhas cooperadas para os mercados da Europa e América Latina, lançamento do “Guia de Ações Climáticas para o Turismo”, além de outras atividades.
“Na nossa estreia na ABAV Expo, estamos apostando ainda mais na promoção do Brasil no exterior. Esse é um momento de realização de novos e importantes negócios, com a assinatura de parcerias importantes, que vão trazer resultados muito positivos. Será uma oportunidade ainda de fortalecer o diálogo e a construção coletiva da nossa estratégia com quem faz o turismo acontecer em todo o país”, ressaltou Marcelo Freixo.
Clique aqui para ver todas as fotos da participação da equipe da Embratur neste primeiro dia da ABAV Expo 2023.
Confira a programação completa da participação da Embratur na ABAV Expo:
27 de setembro
9h – Cerimônia de abertura da ABAV Expo
14h30 – Lançamento da Marca Visit Rio
15h – Capacitação da Embratur para buyers internacionais
15h – Abertura do Workshop da Anseditur
16h – Assinatura de acordo com a Copa Airlines
16h30 – Assinatura de acordo com Resorts Brasil
17h – Coletiva de imprensa da Abav Expo
17h20 – Workshop Anseditur. Tema: Tendências para a promoção internacional de destinos turísticos
18h – Participação da Embratur no Lançamento do Polo de Experiências Sebrae
19h – Assinatura de acordo com a Gastromotiva
19h15 – Assinatura de acordo com TAP Air Portugal
19h30 – Assinatura de contrato com Viajes El Corte Inglês
28 de setembro
9h30 – Participação da Embratur em reunião com o Fornatur
14h – Lançamento de concurso audiovisual
14h30 – Lançamento do Guia de Ações Climáticas para o Turismo
15h às 17h30 – Conexão Embratur: Estratégias de Promoção do Turismo:
29 de setembro
14h – I Encontro Embratur & DMCs: O trabalho em rede na promoção internacional
16h – Comitê de Inteligência na ABAV Expo:
Para saber mais sobre a ABAV Expo, acesse: www.abavexpo.com.br
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.