FEIRA DE TURISMO

ABAV Expo 2023: Embratur apresenta ao trade turístico as ações que serão realizadas no último trimestre de 2023

Para diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Jaqueline Gil, a atividade irá promover conexão com líderes do turismo dando mais transparência à gestão
Renato Vaz/Embratur
Ao longo de 2023, a Embratur voltou a usar a Marca Brasil e deu prioridade à agenda da sustentabilidade, o combate ao racismo e a valorização da diversidade para atrair mais visitantes para o país.

28/09/2023 – Dentro da programação da ABAV Expo 2023, a Embratur realiza na tarde desta quinta-feira, dia 28, workshop para apresentar aos representantes do trade turístico brasileiro e internacional as ações de trabalho que já foram desenvolvidas ao longo do ano e as atividades que serão executadas neste último trimestre de 2023, desde lançamento de campanhas publicitárias, participação em feiras e lançamento da Galeria Visit Brasil, novo formato de roadshow desenvolvido pela atual gestão.

Ao longo de 2023, a Agência voltou a usar a Marca Brasil e deu prioridade à agenda da sustentabilidade, o combate ao racismo e a valorização da diversidade para atrair mais visitantes para o país.

A Diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, explica como será essa atividade e relata a importância desse momento na 50ª edição da ABAV Expo. Confira!

O que a Embratur preparou para esse encontro com o trade brasileiro e com o trade internacional?
Há uma programação intensa junto aos buyers internacionais, envolvendo encontros de negócios, capacitações e visitas a destinos turísticos, no Rio e, também, em Foz do Iguaçu para nossos convidados MICE. A expectativa é que novas parcerias sejam firmadas para diversificação e mais vendas de experiências brasileiras no exterior. 

No workshop da Embratur, vamos apresentar programas em desenvolvimento e ações em execução 2023, sobretudo nas áreas de inteligência, audiovisual, experiências, afroturismo, MICE, sustentabilidade e ESG. Também, no dia 29, haverá um encontro com DMCs sobre promoção internacional. 

2- Qual a importância desse momento para a Embratur dentro do evento?
É um momento de importante conexão com líderes e profissionais de turismo, públicos e privados. Nossas ações de promoção internacional estão orientadas à recuperação do market share do Brasil em mercados estratégicos, retomada dos números pré-pandemia e diversificação das experiências brasileiras conhecidas e comercializadas no exterior. Fazemos isso por meio de parcerias, muitas delas consolidadas na ABAV.

3- Quais serão os pontos principais abordados pela Embratur?
 Abordaremos estratégias e ações realizadas, expectativas e resultados obtidos até o momento. Também, vamos abordar programas inéditos no âmbito da Embratur, como a atuação junto ao audiovisual. 

4- A roda de conversa com o trade será ao modelo do Conexão Embratur, atividade já realizada aos colaboradores na Agência, correto? Qual a importância de levar essa experiência também ao trade?
Correto. Na Embratur temos promovido trocas entre profissionais convidados e nossos colaboradores, com objetivo de buscar sinergias Embratur-mercado e manter a casa sempre atualizada de tendências e boas práticas. Levar essa atuação ao trade oportuniza a manutenção do diálogo aberto com o setor e prezando pela transparência das nossas ações. 

Confira a programação do Workshop Embratur na ABAV Expo:

  • 15h10 – 15h30: Apresentação do Portal de Dados da Embratur
  • 15h30 – 15h50: Apresentação de Mercados Prioritários
  • 15h50- 16h10: Apresentação da Campanha Marca Brasil
  • 16h10 – 16h30: Novas Experiências para a Promoção Internacional – Diversidade & Inclusão – Apresentação do CAÊ
  • 16h30 – 16h50: Turismo de Negócios e Eventos: Apresentação da Polícia de Apoio à Captação e Promoção de Eventos Internacionais
  • 16h50 – 17h10: Sustentabilidade e ESG, estratégias complementares para fortalecer o turismo internacional: Apresentação do Guia para a Adesão à Declaração de Glasgow
  • 17h10 – 17h30: Google e EmbraturLAB: A digitalização do setor do turismo. Workshop de digitalização para PME´s (Pequenas e Médias Empresas)

Veja toda a programação da participação da Embratur na ABAV Expo:

28 de setembro

9h30 – Participação da Embratur em reunião com o Fornatur

14h – Lançamento de concurso audiovisual

14h30 – Lançamento do Guia de Ações Climáticas para o Turismo

15h às 17h30 – Conexão Embratur: Estratégias de Promoção do Turismo


29 de setembro

14h – I Encontro Embratur & DMCs: O trabalho em rede na promoção internacional

16h – Comitê de Inteligência na ABAV Expo:

  • Jornada ESG na ABAV Talks
  • Reunião Sebrae e Rota das Emoções

Para saber mais sobre a ABAV Expo, acesse: www.abavexpo.com.br

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.