INOVAÇÃO

Embratur e Google: Inscrições abertas para capacitação de digitalização do setor de Turismo

O workshop “Como se conectar a novos clientes através do Google” é voltado a agentes de viagens, e será realizado nesta sexta-feira (29), no Rio de Janeiro. Saiba como se inscrever
Divulgação
Embratur e o Google irão realizar, no Rio de Janeiro, uma atividade de “digitalização do turismo” voltado a agentes de viagens

28/09/2023 – Nesta sexta-feira (29), a Embratur e o Google irão realizar, no Rio de Janeiro, uma atividade de “digitalização do turismo” voltado a agentes de viagens. A partir das 10h, o workshop “Como se conectar a novos clientes através do Google” irá abordar a presença digital dessas empresas na plataforma de pesquisa. Os interessados podem se inscrever pelo formulário: https://lnkd.in/dra_UQ-B.

A ação será realizada de maneira presencial, e faz parte de uma parceria que tem o objetivo de  melhorar o alcance e visibilidade das empresas do setor na promoção de destinos brasileiros no exterior. O primeiro workshop “Brasil Cúpula de Viagens”, realizado no último dia 21, foi voltado a pequenos negócios do turismo que atuam em segmentos como hotelaria, alimentação, passeios, viagens e transporte.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca que a digitalização do turismo estimula a economia por meio das agências de viagens e outros empreendedores do setor. Além disso, a iniciativa é parte importante do EmbraturLAB, o projeto de inovação da Agência.

“A parceria com o Google visa possibilitar ao turista estrangeiro encontrar toda a potência turística do Brasil, em qualquer lugar do mundo, e poder comprar pacotes e serviços de forma rápida e fácil. Criar mecanismos para a digitalização é viabilizar que pequenas e médias empresas brasileiras do setor de turismo ganhem com força e competitividade no mercado internacional, impulsionando a geração de empregos”, disse Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

O gerente de Inovações da Embratur, Edivaldo Reis, explica que o papel da Embratur nessa parceria com o Google é fazer a ponte dessas empresas ligadas ao turismo e o Google.  

“Temos com o Google, um grande projeto de digitalização do setor do turismo. Como forma de promover o turismo do Brasil, é importante que as empresas chaves do setor, como hotéis, restaurantes, entre outros atores, tenham uma boa visibilidade e alcance online. Assim, os usuários podem alcançar os serviços que elas oferecem com mais facilidade e assertividade. Isso também é uma forma de gerar emprego e renda a partir do turismo estrangeiro.”, comentou. 

Nesta capacitação, os participantes poderão compreender as novas ferramentas para ajudar os viajantes a encontrar as próprias empresas no Google quando pesquisarem “O que fazer” na Pesquisa e no Mapa; dicas sobre como aumentar seu alcance com o Google Ads e gerar receitas e reservas adicionais e novas maneiras de manter facilmente o perfil da sua empresa no Google atualizado.

O treinamento será na Rua Marquês de Abrantes, 99- Térreo, no Flamengo, Rio de Janeiro.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.