29/09/2023 – Chegou ao fim, nesta sexta-feira (29), a 50ª edição da ABAV Expo 2023, e a Embratur encerrou a sua participação na maior feira de turismo do Brasil celebrando os acordos, as parcerias e o lançamento de novos projetos que vão impulsionar a promoção internacional do Brasil e a vinda de estrangeiros para o nosso país.
No último dia de feira, a Embratur promoveu uma troca de ideias com operadoras de turismo que vendem o Brasil no exterior. O “I Encontro Embratur & DMCs: O trabalho em rede na promoção internacional” contou com apresentações sobre Marca Brasil, mercados prioritários e outros temas, como sustentabilidade e inovação. “É a primeira ação que fizemos para nos reconectarmos com as operadoras de receptivo internacional [Destination Management Company (DMCs)]. Foi um encontro muito importante para entrarmos em sinergia com o mercado”, disse a gerente de Experiências e Competitividade Internacional da Embratur, Mônica Sâmia.
Entre as principais ações realizadas ao longo dos três dias do evento, estão a assinatura de protocolos de intenções com as companhias aéreas Copa Airlines e TAP, o lançamento de projetos para estimular o turismo audiovisual e o fechamento de acordos com diversas organizações nacionais e internacionais. Além disso, a Agência estreitou laços com grandes compradores internacionais, que participaram da feira a convite da Embratur e da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) e que, agora, poderão vender o Brasil lá fora como destino turístico com estratégia e qualificação.
Confira abaixo detalhes da participação da Embratur na ABAV Expo:
Buyers Club
A participação da Embratur na ABAV Expo começou com o Programa ABAV Hosted Buyers Club, que, em parceria com a ABAV, trouxe para o Brasil 50 representantes de operadores de turismo de 15 países para conhecer os atrativos turísticos do nosso país e participar da feira. Divididos em grupos, os compradores internacionais conheceram, ao longo da semana, atrativos turísticos em Foz do Iguaçu (PR) e em cidades do estado do Rio de Janeiro em uma viagem de familiarização (famtour). Na ABAV Expo, os buyers também participaram de uma capacitação promovida pela Embratur com foco no destino Brasil e no turismo de experiências.
Parceria com Copa e TAP
A Embratur assinou na ABAV Expo dois protocolos de intenções com as companhias Copa Airlines e TAP para ampliar a conectividade aérea do Brasil com mercados estratégicos para o turismo internacional. As parcerias buscam atrair mais visitantes estrangeiros para o Brasil a partir dos principais hubs das empresas, localizados no Panamá e em Portugal, respectivamente, e ampliar a oferta de voos para diferentes destinos do Brasil.
Os acordos preveem a criação de planos de trabalho integrados, que irão definir as ferramentas da Embratur que serão utilizadas para as ações de promoção do Brasil no exterior em conjunto com empresas nos próximos anos, levando em consideração critérios de sustentabilidade, inovação e diversidade.
Turismo audiovisual
Um concurso inédito de curtas-metragens ‘Brasil com S’ foi lançado pela Embratur na ABAV Expo. O edital irá selecionar projetos para a produção de obras audiovisuais que promovam o Brasil como destino turístico. As inscrições estarão abertas de 23 de outubro até 7 de dezembro e poderão ser feitas no site audiovisual.embratur.com.br.
A Agência também firmou parceria com a Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), para desenvolver ações conjuntas que ampliem a visibilidade dos destinos brasileiros a partir de obras audiovisuais, além de associar o marketing turístico internacional do setor audiovisual e promover o Brasil como um destino film friendly.
Turismo sustentável
Foi lançado o Guia Brasileiro de Ação Climática para Empresas e Destinos Turísticos. O documento, elaborado pela Green Initiative e traduzido ao português pela Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, busca orientar o trade turístico para o cumprimento de metas de descarbonização e regeneração do setor.
Promoção de Resorts
A Embratur celebrou, no primeiro dia de ABAV Expo, um acordo de cooperação técnica com a associação Resorts Brasil, para a promoção internacional dos resorts brasileiros. A parceria inédita, já com plano de trabalho finalizado, pretende fazer a promoção dos 81 resorts brasileiros nos mercados internacionais, para ganhar competitividade na América Latina e disputar mercado com o Caribe, grande polo internacional de atração de turistas om esse perfil de consumo. Na parceria, estão previstas ações de promoção em campanhas publicitárias, participação nas feiras internacionais, como a FIT (Argentina) e a FITPar (Paraguai), e ações de qualificação do trade para melhor receber o turista estrangeiro.
Parceria por gastronomia social
A Embratur assinou um acordo de cooperação técnica com a ONG Gastromotiva para a promoção do turismo por meio da gastronomia social. A organização, liderada pelo chefe de cozinha David Hertz, oferece gratuitamente formação profissional na área de produção alimentar, e tem atraído chefs renomados de diversos países, que trocam experiência e conhecimento na cozinha da Gastromotiva. Com a parceria, a Gastromotiva passará a atuar nos eventos internacionais promovidos pela Embratur, como feiras e roadshows, por exemplo, com ações de live cooking. Um plano de trabalho conjunto definirá as ações de promoção da gastronomia brasileira no exterior nos próximos anos.
Promoção inovadora na Europa
Além disso, a Agência fechou uma parceria com a agência de viagens online Viajes El Corte Inglês para a execução de uma campanha promocional na Europa que tem como objetivo estimular vendas de viagens e reservas para o Brasil entre turistas da Espanha, Portugal, França e Itália. Três temas centrais norteiam a parceria: sustentabilidade, gastronomia e inovação. Entre as novidades da parceria, está a oferta de uma experiência de imersão virtual interativa em destinos brasileiros, a criação de um hotsite apresentando os destinos brasileiros sustentáveis e os pacotes para conhecê-los, e a unificação do cardápio dos cafés da rede El Corte Inglês durante uma semana com produtos brasileiros, e QR Code que direciona para a venda de pacotes com destino ao Brasil, onde o turista pode conhecer cada uma das iguarias. Haverá também a projeção de peças da campanha publicitária da Embratur para o mercado europeu nos telões de LED da rede varejista, nas lojas em que eles dispõem destes displays.
Capacitações para o trade
A Embratur promoveu o workshop “Conexão Embratur” para apresentar ao trade turístico as ações que foram desenvolvidas ao longo do ano e as atividades que serão realizadas até o final de 2023 na promoção internacional do Brasil. Diretores, gerentes, coordenadores e demais colaboradores da Agência comandaram painéis que falaram sobre Marca Brasil, mercados prioritários, dados e inovação, sustentabilidade e turismo de negócios e eventos.
A Embratur ainda apresentou para o trade turístico o Cadastro de Experiências Turísticas, o CAÊ. A plataforma, desenvolvida pela empresa Destinos Inteligentes – uma das startups aceleradas pelo EmbraturLAB, é uma ferramenta que será lançada em breve pela Agência para identificação de experiências turísticas, com detalhamento de informações importantes para a promoção internacional, como indicadores de sustentabilidade e comunicação em línguas estrangeiras.
No último dia da ABAV Expo, a Embratur promoveu o “I Encontro Embratur & DMCs: O trabalho em rede na promoção internacional”, estreitando laços com empresas de gerenciamento de destino, e participou do Comitê de Inteligência na ABAV Expo, em reuniões sobre ESG e encontro com o Sebrae e representantes da Rota das Emoções.
Encontros com gestores do turismo
A Embratur marcou presença no workshop da Associação Nacional dos Secretários e Diretores Municipais de Turismo (Anseditur), no lançamento do Polo de Experiências do Sebrae e na abertura da assembleia do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). Além disso, também esteve no estande do Visit Rio para o lançamento de uma plataforma renovada para impulsionar o turismo do Rio de Janeiro no ambiente digital.
Para saber mais sobre como foi o evento, acesse o site da ABAV Expo 2023.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.