SUSTENTABILIDADE

ABAV Expo 2023: Embratur lança Guia Brasileiro de Ação Climática para Empresas e Destinos Turísticos durante o evento

Documento, que segue as diretrizes da Declaração de Glasgow e do Acordo de Paris, irá orientar o setor quanto sustentabilidade no turismo por meio da descarbonização das atividades turísticas

Márcio Menasce/Embratur
“Guia Brasileiro de Ação Climática para Empresas e Destinos Turísticos”, um produto da Ong Green Initiative que será adotado pela Agência como referência para todo o trade turístico

26/09/2023 – A Embratur irá lançar, nesta quinta-feira, dia 28 de setembro, o “Guia Brasileiro de Ação Climática para Empresas e Destinos Turísticos”, um produto da Ong Green Initiative que será adotado pela Agência como referência para todo o trade turístico. O documento tem a finalidade de orientar o setor turístico brasileiro para tornar destinos e empreendimentos mais sustentáveis. O documento será lançado durante a ABAV Expo 2023, evento realizado no Rio de Janeiro (RJ).

O guia tem a finalidade de contribuir para o cumprimento dos objetivos promovidos pela Declaração de Glasgow de Ação Climática no Turismo e pela Organização Mundial do Turismo. As ações envolvem a redução pela metade das emissões de gases de efeito estufa na próxima década para alcançar a neutralidade de carbono antes de 2050. A Embratur se tornou signatária da Declaração em setembro de 2023 e, desde o início do ano, atua, por meio da gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas, em ações para promover o turismo sustentável no Brasil.

Na ABAV Expo, o lançamento do Guia será às 15h, com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, acompanhado da diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Jaqueline Gil. Para Freixo, o investimento em sustentabilidade no turismo está de acordo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que atua no combate à pobreza e na proteção do meio ambiente e do clima. 

“O turismo tem o potencial para contribuir, direta e indiretamente, para a Agenda 2030 e para a construção de um futuro mais sustentável, gerando emprego e renda e reduzindo a desigualdade social, valorizando a diversidade cultural, promovendo o patrimônio e os produtos locais, ao mesmo tempo em que se preserva o meio ambiente”, pontuou o presidente da Embratur. 

O gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas da Embratur, Saulo Rodrigues, conta como a Agência irá trabalhar para disseminar as orientações do Guia e a sua importância para atrair um maior número de turistas estrangeiros para o país. Confira!

1 – Como a Agência irá trabalhar para disseminar as orientações do Guia Brasileiro de Ação Climática para Empresas e Destinos Turísticos?
A Declaração de Glasgow orienta todo o trade do turismo no mundo todo para a ação climática. A Embratur apoia a introdução dessas diretrizes, desses planos de ação, para descarbonizar o turismo, pois acredita que essa agenda climática se tornou um diferencial de competitividade no mercado internacional. Então, é importante que o trade do turismo faça a adesão a esses planos de ação climática para diferenciar o turismo brasileiro e atrair, assim, mais turistas estrangeiros. Nós da Embratur vamos disseminar para todo o trade a importância de adequar destinos e negócios para um turismo mais sustentável.

2 . Alguns destinos turísticos já seguem as diretrizes da sustentabilidade, adotando práticas sustentáveis de preservação ambiental e promoção de bem-estar social. Houve uma mudança no padrão de consumo dos viajantes? Como são as escolhas dos turistas, principalmente os interacionais?
As pesquisas de percepção de turistas internacionais mostram que 60% dos consumidores de turismo no mundo valorizam destinos que tenham demonstrações de boas práticas em sustentabilidade. Isso nos mostra que o investimento nessas boas práticas nos coloca em posição privilegiada na vitrine do turismo. Pesquisas outras que não são próprias do turismo, mas de todos os setores econômicos, mostram que o consumidor brasileiro é um dos que tem a maior sensibilidade no mundo, em relação às questões climáticas, pois ele percebe o impacto dessas mudanças no dia a dia de forma muito clara. Então, fica até mais fácil o brasileiro entender a importância dessa agenda. 

3 . Como o Guia irá ajudar a atrair esses viajantes internacionais?
Essa não é uma simples tendência, é uma mudança de hábitos que veio para ficar e, a cada ano, só vai crescer. A partir do momento que o trade do turismo se engajar com as ações climáticas, a Embratur acredita que o Brasil irá se tornar um destino mais atraente para o turista internacional, devido às preocupações com as agendas da ação climática. A Embratur já adota critérios de sustentabilidade na definição sobre o que vamos promover no exterior. Quanto mais sustentáveis formos, maior a variedade de destinos conseguiremos promover internacionalmente.

Quem é Saulo Rodrigues: PhD em Ciências Naturais pela Universitat Heidelberg (Alemanha, 1999) com Pós-Doutorado em Estudos Ambientais (University of California), e em Arqueologia das Mudanças Climáticas (UNAM, 2019). Foi ponto focal em Segurança Socioambiental da 4a. Comunicação Nacional (BRASIL, MCTI, 2020) e é consultor da Secretaria de Meio Ambiente-DF em políticas e planos de enfrentamento dos impactos das mudanças climáticas no DF. Representou o Brasil no Painel de Alto Nível sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU em Nova York (2012). Em 2023, assumiu a gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas da Embratur.

Sobre a ABAV Expo
A ABAV Nacional organiza a ABAV Expo, que é o maior evento do mercado do Turismo brasileiro e uma das principais do calendário latino americano. Reúne os principais players do Turismo do Brasil e do mundo e é a grande vitrine e o ponto de encontro para o lançamento de novidades e apresentação de tendências para o mercado profissional do turismo, além de ser um ambiente de negócios, relacionamento e capacitações. Está em sua 50ª edição e é organizada e realizada pela ABAV Nacional. Foi apontada por 72% dos profissionais da indústria como o evento de maior relevância para participar em 2022, segundo pesquisa da ABAV em parceria com o Sebrae, realizada em junho de 2021.

Em 2022, o evento foi realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Os indicadores econômicos, segundo a pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo e Lazer do Estado de Pernambuco, por meio da EMPETUR e com o apoio do Observatório do Turismo, demonstram que a rede hoteleira no Grande Recife (Recife/Olinda e Jaboatão dos Guararapes) teve uma ocupação média de 88,52%. O fluxo de hóspedes nos hotéis foi de 26.017 turistas, com uma estadia média de 4,5 dias e valor médio de R$2.199,36. A receita turística bruta no período foi de R$84,5 milhões.

Para saber mais sobre como foi o evento, acesse o site da ABAV Expo 2023.