PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Turistas japoneses estão isentos de vistos para conhecer o Brasil, a partir deste sábado (30)

Medida, que também vale para brasileiros que planejam ir ao Japão, irá dar mais visibilidade a destinos turísticos do Brasil
Divulgação
A Embratur intensificou as ações de promoção do Brasil no Japão. Do público japonês, 66,5% que vem ao Brasil a lazer se interessa por ecoturismo ou aventura

30/09/2023 – A partir deste sábado (30), os turistas japoneses que desejam vir conhecer o Brasil não precisam apresentar visto. A falta da obrigatoriedade também vale para os brasileiros que planejam ir ao Japão. O anúncio da isenção de visto entre Brasil e Japão foi oficializado em agosto, após um acordo entre os governos dos dois países.

“Já estamos intensificando as ações de promoção do Brasil no Japão. Do público japonês, 66,5% que vem ao Brasil a lazer se interessa por ecoturismo ou aventura. Participamos, neste mês de setembro, do maior evento de ecoturismo do mundo, o Adventure Travel World Summit, realizado no Japão, onde apresentamos toda a diversidade de destinos que temos no Brasil atendendo o perfil do desejo dos japoneses”, destacou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

O coordenador de Planejamento Estratégico da Agência, Alisson Andrade, esteve no Japão e se reuniu, no último dia 15 de setembro, com o chefe da Secretaria de Comunicação da Embaixada do Brasil naquele país, Thiago Poggio; com o representante da companhia aérea Latam, Tsukasa Kikuvhi e outros 30 representantes do trade local para divulgar a isenção de visto para japoneses visitarem o Brasil. 

Segundo Alisson Andrade, o encontro foi oportuno para ampliar a visibilidade do Brasil no Japão, sobretudo a partir dos destinos mais focados em natureza e cultura, que tem grande apreço japonês.

“Com a isenção de vistos para os japoneses visitarem o Brasil e a ampliação de voos surge a oportunidade de trabalharmos o destino Brasil no Japão. Durante esse evento, foi possível se reunir com grandes players do mercado, operadores e agências, e mostramos que o Brasil é uma boa oportunidade de negócio e comercialização de uma maneira que, cada vez mais, os japoneses visitem o nosso país”, reforçou.

Para o chefe da Secom da Embaixada, Thiago Poggio, a intenção é aproximar as duas culturas por meio do turismo. “A Embaixada do Brasil realizou, em parceria com a Embratur, uma ação de promoção do turismo, na qual participaram 30 operadores de turismo japoneses. O turismo é um grande canal de aproximação entre as nações e a gente espera que essa ação resulte em uma maior visitação japonesa ao Brasil. O Brasil tem grande potencial, grandes atrações e a gente precisa explorar da melhor forma possível essas oportunidades”, pontuou.

Isenção
A falta da obrigatoriedade do visto vale para brasileiros e japoneses portadores de passaporte comum que viajem por um período de até 90 dias. A medida terá validade inicial de três anos. O entendimento acontece após encontro entre o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Japão, em maio deste ano, durante a Cúpula do G7, na cidade japonesa de Hiroshima.

A isenção do visto vai contribuir para o aprofundamento nas relações entre os dois países no ano em que se comemoram os 115 anos da imigração japonesa no Brasil, principalmente nas áreas do comércio bilateral, combate às mudanças do clima, educação e integração entre as comunidades.

 

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.