FEIRA DE TURISMO

“Disfruta un Brasil Espectacular”: em nova campanha, Embratur mostra diversidade de destinos para turistas latinoamericanos

Campanha foi oficialmente apresentada na FIT Argentina, em Buenos Aires, e começa a ser veiculada nesta segunda-feira (2) em cinco países da América Latina 

Divulgação
A nova campanha da Embratur será veiculada na Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Uruguai e México, países que estão na lista dos 20 principais emissores de turistas para o Brasil

02/10/2023 – A Embratur iniciou, nesta segunda-feira (2), a veiculação de uma nova campanha publicitária com enfoque no mercado latinoamericano. Com o conceito “Disfruta un Brasil Espectacular”, a campanha busca mostrar a diversidade de destinos que o Brasil possui para agradar diversos perfis de turistas, destacando atrativos como sol e praia, natureza e a cultura do nosso país. A campanha foi oficialmente apresentada durante a participação da Embratur na FIT Argentina, uma das principais feiras de turismo da América Latina, que aconteceu neste  sábado (30) em Buenos Aires.

“A Argentina é o principal mercado emissor de turistas no mundo para o Brasil, por isso estamos lançando nossa campanha América Latina aqui na FIT. Nossa estratégia passa por manter nosso bom posicionamento como principal destino de sol e praia para os latinos americanos, mas também apresentar a diversidade do Brasil, apostando em gastronomia, cultura e natureza. Essa diversidade de opções está diretamente ligada à nossa estratégia de ampliação da malha aérea. Se considerarmos somente a Argentina, nosso mercado mais importante, saltamos de 208 voos semanais, neste ano, para 283 em janeiro de 2024”, destacou Marcelo Freixo, presidente da Embratur, no ato de lançamento da campanha.

As peças publicitárias destacam os destinos que mais atraem turistas latinoamericanos para o Brasil, com base em pesquisas e inteligência de dados. São eles: Rio de Janeiro (RJ), Pipa (RN), Porto de Galinhas (PE), Florianópolis (SC), Jericoacoara (CE), Foz do Iguaçu (PR), Salvador (BA), Pantanal (MS/MT) e São Paulo (SP). Os atrativos turísticos e as belezas desses locais aparecem em fotografias no estilo selfie e em comentários feitos pelos próprios turistas, com linguagem de redes sociais.

Nas imagens, aparecem as praias paradisíacas e o mar, o turismo de aventura e de base comunitária, o afroturismo, a gastronomia e a diversidade presentes em nosso país. As peças também mostram o Brasil como um destino acolhedor e seguro para o público LGBTQIAP+ e que possui condições ideais para nômades digitais. 

A estratégia central das Embratur para a América Latina é diversificar a oferta dos destinos acessíveis para os turistas oriundos destes países. Durante a FIT Argentina, quem visitou nosso estande pôde emergir na Floresta Amazônica no Pará, através de uma experiência multissensorial com uso de realidade virtual. Ao longo do ano, a Agência realizou diversas press trips e famtours com jornalistas, influenciadores e operadores de turismo latinoamericanos para destinos como Brasília, Chapada dos Veadeiros, Pirenópolis, Pantanal, Belém, Marajó, Parintins, Campanha grande e Caruaru.

Países e público-alvo
A nova campanha da Embratur será veiculada na Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Uruguai e México, países que estão na lista dos 20 principais emissores de turistas para o Brasil, sendo a Argentina em primeiro lugar no ranking geral. Em 2023, mais de 2,1 milhão de turistas dessas seis nacionalidades visitaram o nosso país – 1,4 milhão apenas argentinos.

O público-alvo é voltado para turistas de todos os gêneros que tenham viajado ou demonstrado interesse em viajar para destinos internacionais, em grandes ou em pequenos grupos. 

Veiculação
Entre as peças da campanha da Embratur na América Latina, há um filme de 30 segundos em que aparecem as experiências turísticas encontradas no Brasil em localidades como Rio, Pipa, Floripa e Porto de Galinhas. Mais três vídeos de 15 segundos retratam outros segmentos e destinos turísticos do nosso país. 

A campanha também conta com banners, anúncios, cards para redes sociais e um site oficial: (visitbrasil.com/disfruta). A veiculação será feita pela página Visit Brasil, mídias sociais, publicidade online e colaboração com operadores de turismo do mercado latino-americano até o dia 30 de novembro.

Essa é a segunda campanha publicitária que a Embratur coloca no ar neste ano. A primeira foi veiculada nos Estados Unidos, entre julho e setembro, onde a Agência assumiu o Brasil escrito com S, mesmo que, em língua inglesa, o nosso país seja grafado com Z. Nos próximos meses, também será lançada uma outra campanha, voltada para o público europeu.

Malha aérea
Em parceria com a Embratur, diversas companhias aéreas que atuam na América Latina anunciaram a criação de novos voos e ampliação da frequência de rotas já existentes conectando o Brasil aos nossos vizinhos. Até janeiro de 2024, o número de voos aumentará em 36%, saindo de 208 para 283 semanais. A região Centro-Oeste foi a que mais cresceu, 113%, saindo de 23 para 49 voos semanais.

Veja vídeo da campanha: https://youtu.be/jqJ3D-OKLw0?si=ckICphnIy94SVEpa