FEIRA DE TURISMO

FIT 2023: Participação da Embratur é marcada por lançamento de campanha, acordos estratégicos e atrações no estande

Para o presidente Marcelo Freixo, é importante ampliar a promoção dos destinos brasileiros na Argentina – principal emissor de turistas para nosso país; Agência também celebrou acordo de novas rotas e parceria com o mercado de turismo uruguaio
Divulgação/Embratur
A Argentina é o principal emissor de turistas para terras brasileiras. Somente de janeiro a agosto de 2023, mais de 1,4 milhão de turistas argentinos desembarcaram no Brasil

03/10/2023 – A Embratur aproveitou a Feira Internacional de Turismo (FIT), na capital da Argentina, para apresentar produtos importantes que são novidade para o mercado latinoamericano e fechar parcerias. O objetivo é potencializar a promoção do Brasil para os turistas argentinos. O país vizinho é o principal emissor de turistas para terras brasileiras. Somente de janeiro a agosto de 2023, mais de 1,4 milhão de turistas argentinos desembarcaram no Brasil. 

No evento, que aconteceu entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro, a Embratur lançou uma nova campanha publicitária focada no mercado da América Latina. A ideia do mote “Disfruta un Brasil Espectacular” é evidenciar a diversidade dos destinos brasileiros, como sol e praia, turismo de experiências, cultura e gastronomia, no México, Chile, Peru, Colômbia e Uruguai. A campanha será toda digital com foco nos interesses dos latinoamericanos nas redes sociais e plataformas digitais que têm a sustentabilidade como tema prioritário. 

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, por ser um mercado bastante expressivo, é fundamental apostar na promoção dos destinos brasileiros na América Latina. 

“Esta campanha, que estamos lançando em parceria com o Sebrae, mostra a diversidade de destinos que o Brasil tem, de norte a sul, e estão cada vez mais acessíveis a esse turista latino devido ao crescimento da malha aérea. O Brasil não é só sol e praia, é cultura, é gastronomia e natureza. Essa campanha passa justamente essa mensagem”, reforçou. 

Comitê Visite Brasil
Na ocasião, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, também se reuniu com o Comitê Visite Brasil na embaixada brasileira, para ampliar a promoção dos destinos brasileiros na Argentina. Na reunião, foram planejadas ações conjuntas para potencializar a promoção do Brasil, numa estratégia de diversificação dos destinos turísticos do país para os argentinos. 

A diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, acredita que, tanto a campanha como a parceria com o Comitê, irão dar mais visibilidade aos atrativos brasileiros no mercado argentino. Ela  explicou ainda que a parceria da Embratur com a Associação Brasileira de Resorts Brasil, firmada durante a ABAV Expo 2023,  também irá fortalecer o Brasil como destino turístico na Argentina. 

“A Argentina é nosso principal mercado emissor e, portanto, prioridade em nossos investimentos, parcerias e estratégias de atuação internacional. Nosso objetivo é ampliar conectividades, com parcerias com cias aéreas e cruzeiros; garantir uma boa temporada de verão, com parcerias com o Comitê Visite Brasil, e, também, apresentar diversidade de produtos e experiências aos argentinos. A parceria firmada com a Resorts Brasil visa mostrar o país com equipamentos e serviços competitivos, no litoral e interior, sobretudo para fazer frente à concorrência de Caribe e México. Um Brasil além do sol e praia, com natureza exuberante, cultura, gastronomia e diversidade é nossa mensagem da campanha publicitária lançada hoje em Buenos Aires“, afirmou.

A diretora Jaqueline Gil participou, no último dia do evento, de um workshop sobre Resorts Brasileiros. A capacitação, promovida pela Embratur e pela Associação Brasileira de Resorts Brasil, levou aos participantes todas as experiências de resorts, além de divulgar o portfólio coletivo de resorts que o Brasil possui em todos os destinos.

Novas Rotas Brasil – Argentina
Ainda com o objetivo de ampliar a conectividade entre os dois países, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu com representantes de quatro companhias aéreas que operam voos entre Brasil e Argentina: JetSmart, FlyBondi, Gol Linhas Aéreas e Aerolineas Argentinas.

O objetivo do encontro, que aconteceu na FIT Argentina, em Buenos Aires, foi definir estratégias de promoção conjunta dos destinos brasileiros, para garantir maior demanda de turistas nas novas rotas anunciadas pelas empresas entre os dois países. 

Também foram celebradas novas rotas da Gol que irão conectar Buenos Aires a Porto Seguro (BA), João Pessoa (PB), Navegantes (SC) e Belo Horizonte (MG), e novos voos da JetSMART, que ligarão Buenos Aires e Santiago do Chile a Florianópolis, a partir de novembro deste ano. 

O presidente Freixo também teve conversas com representantes da Flybondi Linhas Aéreas para tratar de novas rotas para o Brasil e da inauguração de uma filial brasileira – atualmente, a lowcost opera voos entre Buenos Aires e São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis – e com a Aerolíneas Argentinas, para dialogar sobre a inauguração de novas rotas, principalmente para o Norte e Nordeste do país.

Cooking Show
Ainda durante a FIT, o estande da Embratur chamou a atenção pela gastronomia tipicamente brasileira e recheada de sabor. Durante todos os dias da feira, o chef Roberto Menezes Mathias, mais conhecido como Chef Robertinho, especializado em gastronomia brasileira, é responsável por preparar um prato brasileiro único e distinto. 

Mercado Uruguaio
A FIT oportunizou ainda uma parceria inédita da Embratur com a Associação Uruguaia de Agências de Viagens (Audavi), que representa empresas de viagens e turismo do Uruguai. 

A Embratur se associou, pela primeira vez, a Audavi. Para o presidente Marcelo Freixo, a associação à AUDAVI faz parte da estratégia da Embratur de reaproximação com o trade turístico internacional, fortalecendo o diálogo com o mercado. 

“O Uruguai é o quinto país que mais nos visita. Essa parceria, que vai fortalecer o relacionamento e conhecer melhor as tendências dos consumidores, tornará as ações de promoção da Embratur ainda mais efetivas”, explicou Freixo. 

A Audavi é ainda uma das parceiras da Embratur para workshops e feiras de turismo no mercado uruguaio.