03/10/2023 – Inovação, segurança, cultura, economia e a relação direta desses temas com o turismo foram alguns dos assuntos abordados durante o painel “Turismo 4.0: Conectando Culturas & Inovação”, que abriu a participação da Embratur no Rio Innovation Week, evento que começou nesta terça-feira (3) na cidade do Rio de Janeiro.
O debate contou com a presença do presidente Marcelo Freixo e do ator, roteirista e apresentador Fábio Porchat, que defenderam a necessidade de mostrar para o turista estrangeiro o Brasil “fora do óbvio”, através da interiorização do turismo e da ampliação do leque de experiências ao viajante internacional.
“Mesmo em destinos como o Rio, tem um turismo que não é óbvio e precisa ser promovido, como o Carnaval que acontece fora do Carnaval e que funciona no ano inteiro, através da mobilização das escolas de samba. Precisamos criar um museu dos carros alegóricos, uma exposição permanente para visitar durante o ano, além da visitação ao ensaio das escolas de samba no barracão”, disse o presidente da Embratur.
“A política pública é fundamental, as pessoas precisam levar o turismo mais a sério. Precisa ter incentivo, precisa mostrar o que está fora do óbvio, fora do carnaval do Rio, mostrar o Festival de Parintins, fazer com que isso seja divulgado para todo canto. Precisa ter inteligência para amplificar essa voz”, disse Porchat. “Sinto que o turismo é um mercado que tem potencial de crescimento incrível, mas é deixado de lado”, afirmou o ator.
O presidente da Embratur destacou as ações da Agência neste ano que buscaram a diversidade na promoção de destinos turísticos brasileiros, como as press trips e famtours realizadas no Festival de Parintins (AM), durante o São João no Nordeste e no festival de ópera que acontece na Serra da Capivara (PI).
“O Rio é a porta de entrada dos turistas estrangeiros ao nosso país e não vai deixar de ser, não tem problema. Mas é nosso trabalho garantir a diversidade na promoção. Ninguém que vai pra Europa fica num só país. Aqui também, o turista pode vir para o Rio, mas também pode ir para outros estados. E a inovação pode ajudar a gente a chegar lá”, disse Freixo.
A COP-30, que será realizada em Belém (PA) em 2025, também foi assunto do painel no Rio Innovation Week, e levantou o debate sobre a importância da ampliação da conectividade do Brasil com outros países para atrair turistas estrangeiros. “Passo metade de meu tempo conversando com companhias aéreas. Os voos já aumentaram em 40%, mas a conectividade precisa ser mais ampla e a passagem, mais barata”, afirmou o presidente da Embratur.
Fábio Porchat disse que, para ele, falar de Brasil é falar de turismo. “Olha o que a gente tem aqui. Todos os países dariam a vida para ser o Brasil, ninguém no mundo tem o que o Brasil tem de possibilidades”, disse o apresentador.
Saiba mais sobre o Rio Innovation Week
O Rio Innovation Week segue até o dia 6 de outubro com debates sobre inovação, tecnologia e negócios. No evento, a EmbraturLAB e o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) se uniram na montagem de um estande sobre inovação no turismo. No espaço, os participantes podem conhecer de perto algumas das inovações que estão em fase de desenvolvimento.
No local, também funciona um estúdio, de onde serão transmitidos bate-papos e entrevistas com representantes das startups aceleradas pelo EmbraturLAB e de personalidades que falem sobre as experiências do Brasil. Todo o evento será transmitido ao vivo, na página do Youtube da Embratur Brasil em: https://www.youtube.com/@EmbraturBrasil.
Confira a programação do Estúdio Estande no Rio Innovation Week:
Dia 4
15h – Inventário Digital
Carlos Lidizia (UFF)
17h – EmbraturLAB XR
Daniel (Fractal)
Dia 5
11h – Tik Tok – Melhores práticas comerciais
Jefferson (Tik Tok)
16h– Cesta de Produtos
Fabia Trantin (UFF)
17h – Chatbot com IA no Pantanal
Marcelo (Guide 121)
Dia 6
11h – Telecomunicações e Turismo
João (Claro)
14h – Associação ao Parque Tecnológico UFRJ
Natali e Romildo (UFRJ)
15h – Tecnologia e Turismo
Rafael Nasser (PUC)
17h – Astroturismo
Ricardo Cesar (UFRJ)