FEIRA DE TECNOLOGIA

Rio Innovation Week: Freixo e Porchat defendem inovação para levar turistas ao Brasil “fora do óbvio”

Presidente da Embratur e ator/roteirista participaram do painel “Turismo 4.0: Conectando Culturas & Inovação” no primeiro dia do evento, que acontece no Rio de Janeiro (RJ)
Márcio Menasce/Embratur
Debate que com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e do ator, roteirista e apresentador Fábio Porchat, defendeu a necessidade de mostrar para o turista estrangeiro o Brasil “fora do óbvio”, através da interiorização do turismo e da ampliação do leque de experiências ao viajante internacional

03/10/2023 – Inovação, segurança, cultura, economia e a relação direta desses temas com o turismo foram alguns dos assuntos abordados durante o painel “Turismo 4.0: Conectando Culturas & Inovação”, que abriu a participação da Embratur no Rio Innovation Week, evento que começou nesta terça-feira (3) na cidade do Rio de Janeiro. 

O debate contou com a presença do presidente Marcelo Freixo e do ator, roteirista e apresentador Fábio Porchat, que defenderam a necessidade de mostrar para o turista estrangeiro o Brasil “fora do óbvio”, através da interiorização do turismo e da ampliação do leque de experiências ao viajante internacional. 

“Mesmo em destinos como o Rio, tem um turismo que não é óbvio e precisa ser promovido, como o Carnaval que acontece fora do Carnaval e que funciona no ano inteiro, através da mobilização das escolas de samba. Precisamos criar um museu dos carros alegóricos, uma exposição permanente para visitar durante o ano, além da visitação ao ensaio das escolas de samba no barracão”, disse o presidente da Embratur. 

“A política pública é fundamental, as pessoas precisam levar o turismo mais a sério. Precisa ter incentivo, precisa mostrar o que está fora do óbvio, fora do carnaval do Rio, mostrar o Festival de Parintins, fazer com que isso seja divulgado para todo canto. Precisa ter inteligência para amplificar essa voz”, disse Porchat. “Sinto que o turismo é um mercado que tem potencial de crescimento incrível, mas é deixado de  lado”, afirmou o ator. 

O presidente da Embratur destacou as ações da Agência neste ano que buscaram a diversidade na promoção de destinos turísticos brasileiros, como as press trips e famtours realizadas no Festival de Parintins (AM), durante o São João no Nordeste e no festival de ópera que acontece na Serra da Capivara (PI). 

“O Rio é a porta de entrada dos turistas estrangeiros ao nosso país e não vai deixar de ser, não tem problema. Mas é nosso trabalho garantir a diversidade na promoção. Ninguém que vai pra Europa fica num só país. Aqui também, o turista pode vir para o Rio, mas também pode ir para outros estados. E a inovação pode ajudar a gente a chegar lá”, disse Freixo. 

A COP-30, que será realizada em Belém (PA) em 2025, também foi assunto do painel no Rio Innovation Week, e levantou o debate sobre a importância da ampliação da conectividade do Brasil com outros países para atrair turistas estrangeiros. “Passo metade de meu tempo conversando com companhias aéreas. Os voos já aumentaram em 40%, mas a conectividade precisa ser mais ampla e a passagem, mais barata”, afirmou o presidente da Embratur. 

Fábio Porchat disse que, para ele, falar de Brasil é falar de turismo. “Olha o que a gente tem aqui. Todos os países dariam a vida para ser o Brasil, ninguém no mundo tem o que o Brasil tem de possibilidades”, disse o apresentador. 

Saiba mais sobre o Rio Innovation Week
O Rio Innovation Week segue até o dia 6 de outubro com debates sobre inovação, tecnologia e negócios. No evento, a EmbraturLAB e o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) se uniram na montagem de um estande sobre inovação no turismo. No espaço, os participantes podem conhecer de perto algumas das inovações que estão em fase de desenvolvimento. 

No local, também funciona um estúdio, de onde serão transmitidos bate-papos e entrevistas com representantes das startups aceleradas pelo EmbraturLAB e de personalidades que falem sobre as experiências do Brasil. Todo o evento será transmitido ao vivo, na página do Youtube da Embratur Brasil em: https://www.youtube.com/@EmbraturBrasil.

 

Confira a programação do Estúdio Estande no Rio Innovation Week:

Dia 4

15h – Inventário Digital
Carlos Lidizia (UFF)

17h – EmbraturLAB XR
Daniel (Fractal)

Dia 5

11h – Tik Tok – Melhores práticas comerciais
Jefferson (Tik Tok)

16h– Cesta de Produtos
Fabia Trantin (UFF)

17h – Chatbot com IA no Pantanal
Marcelo (Guide 121)

Dia 6

11h – Telecomunicações e Turismo
João (Claro)

14h – Associação ao Parque Tecnológico UFRJ
Natali e Romildo (UFRJ)

15h – Tecnologia e Turismo
Rafael Nasser (PUC)

17h – Astroturismo
Ricardo Cesar (UFRJ)

 

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.