FEIRA DE TECNOLOGIA

Rio Innovation Week: EmbraturLAB lança projeto “Consórcio de Universidades”

Por meio de Inventário Digital e metodologia científica, parceria com instituições de ensino irá promover o destino Brasil e gerar novas oportunidades de negócios
Divulgação/Embratur
Embratur fechar parceria com a Universidade Federal Fluminense, com o objetivo de promover o destino Brasil, com base em metodologias e conhecimento científico

04/10/2023 – Já pensou se todos os atrativos turísticos do Rio de Janeiro estivessem catalogados em um aplicativo? Esse é um dos projetos da Universidade Federal Fluminense, que fechou uma parceria com a Embratur, com o objetivo de promover o destino Brasil, com base em metodologias e conhecimento científico. A Embratur lançou a iniciativa “Consórcio de Universidades”, nesta quarta-feira (04), durante a programação da Rio Innovation Week – evento que segue até esta sexta-feira (6),  na capital fluminense. 

A partir desta iniciativa, o centro de inovação da Embratur irá desenvolver projetos similares com instituições de ensino em todo o país, que irão coletar dados, mapear as informações e assim, promover a colaboração entre os diversos atores do setor. 

Para o gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis, com uma base mais estruturada de dados é possível ser mais assertivo na promoção do marketing turístico e na geração de novas oportunidades em turismo. 

“O projeto será um impulsionador de novos negócios para o campo do turismo e para empreendedores. Através dele conseguiremos fomentar possibilidades de criação de novos negócios , a partir do uso estratégico dos dados que serão disponibilizados pelo aplicativo”, disse.

O gerente explicou também que a Universidade Federal Fluminense, primeira a participar do inventário digital, irá apoiar metodologicamente na elaboração do levantamento, agregando também o tema da sustentabilidade como alicerce do projeto.

Para o professor e pesquisador Carlos Lidizia, da UFF, este é um projeto inovador. “Até então, o Rio de Janeiro não tem esse catálogo, geo referenciado, mostrando onde estão as possibilidades de turismo e até de empreendimentos em turismo. Será algo inédito”, afirmou. 

O lançamento aconteceu no Estande Estúdio da Embratur – estrutura da EmbraturLAB e do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), que se uniram na montagem de um estande sobre inovação no turismo. No espaço funciona um estúdio, de onde são transmitidos bate-papos e entrevistas com representantes das startups aceleradas pelo EmbraturLAB e de personalidades que falem sobre as experiências de Brasil.