FEIRA DE TECNOLOGIA
Rio Innovation Week: EmbraturLAB lança projeto “Consórcio de Universidades”
Por meio de Inventário Digital e metodologia científica, parceria com instituições de ensino irá promover o destino Brasil e gerar novas oportunidades de negócios

04/10/2023 – Já pensou se todos os atrativos turísticos do Rio de Janeiro estivessem catalogados em um aplicativo? Esse é um dos projetos da Universidade Federal Fluminense, que fechou uma parceria com a Embratur, com o objetivo de promover o destino Brasil, com base em metodologias e conhecimento científico. A Embratur lançou a iniciativa “Consórcio de Universidades”, nesta quarta-feira (04), durante a programação da Rio Innovation Week – evento que segue até esta sexta-feira (6), na capital fluminense.
A partir desta iniciativa, o centro de inovação da Embratur irá desenvolver projetos similares com instituições de ensino em todo o país, que irão coletar dados, mapear as informações e assim, promover a colaboração entre os diversos atores do setor.
Para o gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis, com uma base mais estruturada de dados é possível ser mais assertivo na promoção do marketing turístico e na geração de novas oportunidades em turismo.
“O projeto será um impulsionador de novos negócios para o campo do turismo e para empreendedores. Através dele conseguiremos fomentar possibilidades de criação de novos negócios , a partir do uso estratégico dos dados que serão disponibilizados pelo aplicativo”, disse.
O gerente explicou também que a Universidade Federal Fluminense, primeira a participar do inventário digital, irá apoiar metodologicamente na elaboração do levantamento, agregando também o tema da sustentabilidade como alicerce do projeto.
Para o professor e pesquisador Carlos Lidizia, da UFF, este é um projeto inovador. “Até então, o Rio de Janeiro não tem esse catálogo, geo referenciado, mostrando onde estão as possibilidades de turismo e até de empreendimentos em turismo. Será algo inédito”, afirmou.
O lançamento aconteceu no Estande Estúdio da Embratur – estrutura da EmbraturLAB e do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), que se uniram na montagem de um estande sobre inovação no turismo. No espaço funciona um estúdio, de onde são transmitidos bate-papos e entrevistas com representantes das startups aceleradas pelo EmbraturLAB e de personalidades que falem sobre as experiências de Brasil.
Notícias recentes
Presidente da Embratur negocia na Câmara dos Deputados benefício fiscal para setor do turismoAVISO DE ABERTURA DE SESSÃO PÚBLICA DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE – EMBRATUR/GPPMD nº 02/2022
Joinville (SC) será o próximo destino de capacitação da Embratur
Embratur, GRU Airport e Condor debatem retorno de voos Alemanha-Brasil
Conectividade em alta: Embratur participa de lançamento da Jetsmart de voos Brasil-Chile e Brasil-Argentina
Embratur participa do 4º Fórum CLIA Brasil 2022
Em Guayaquil, Embratur se reúne com associações para criar oportunidades de negócios
Morro de São Paulo (BA) é o próximo destino do workshop da Embratur
Roadshows pela Europa: Embratur inicia ciclo de rodada de negócios
Gestores de turismo de Recife (PE) recebem capacitação para promover turismo internacional
Ver mais notícias