BOAS PRÁTICAS

No TCU, Embratur participa de VII Fórum Nacional de Controle: Desenvolvimento Sustentável e o Controle

Gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas da Agência apresenta estratégias de atuação, no setor do turismo, na pauta ambiental, promovendo os destinos brasileiros internacionalmente

Divulgação/TCU
O gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas da Embratur, Saulo Rodrigues, participou do VII Fórum Nacional de Controle: Desenvolvimento Sustentável e o Controle - Conectando fiscalizações, governança e sustentabilidade,

05/10/2023 – O gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas da Embratur, Saulo Rodrigues, participou, nesta quinta (05), do “VII Fórum Nacional de Controle: Desenvolvimento Sustentável e o Controle – Conectando fiscalizações, governança e sustentabilidade”, no Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília. 

O evento é coordenado pelo ministro do TCU, Augusto Nardes, e tem o objetivo integrar as instituições de controle externo e interno das três esferas da federação e de todos os poderes, na intenção de divulgar e disseminar boas práticas relacionadas à sustentabilidade. Além disso, o Fórum irá desenvolver atividades de capacitação conjuntas; promover ações de controle integradas e apresentar legislação sobre controle

O gerente Saulo Rodrigues participou do primeiro painel, com o tema “Mudança do Clima: Perspectiva e Desafios no Contexto Brasileiro”, e pode compartilhar as estratégias de atuação da Embratur no turismo em convergência com a pauta ambiental, promovendo os destinos brasileiros no exterior com foco na sustentabilidade e fortalecendo a cultura e a riqueza ambiental brasileira. Segundo ele, o fortalecimento do turismo sustentável se baseia em quatro pilares importantes. 

“O turismo é um setor importante para a promoção da sustentabilidade e do enfrentamento das mudanças climáticas no Brasil. A diretriz da Embratur, ao criar a Gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas, é justamente de valorizar as grandes vantagens que o país possui em relação a outros países do mundo, como na energia renovável, floresta, povos e comunidades tradicionais, em parques nacionais, enfim, a riqueza natural e cultural brasileira, e o Brasil tem muito a ganhar com isso”, destacou.

Rodrigues ainda apresentou a estratégia da Embratur para fortalecer o turismo sustentável. “Estamos trabalhando baseados na descarbonização, na resiliência aos impactos climáticos, na economia circular e na sociobioeconomia. Além disso, precisamos iniciar e fortalecer parcerias da Agência com os atores do governo federal e a rede de governança do TCU” , reforçou. 

Participaram ainda do primeiro dia do evento, o presidente do TCU, ministro Bruno Dantas; o ministro da Casa Civil, Rui Costa; o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; o ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias; o ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius Carvalho e o ministro do TCU, Augusto Nardes. 

O VII Fórum Nacional de Controle: Desenvolvimento Sustentável e o Controle – Conectando fiscalizações, governança e sustentabilidade seguirá até esta sexta-feira (6), com debates sobre os temas “Inteligência Artificial e Desenvolvimento Sustentável: Desafios Estratégicos e Aspectos Regulatórios”;  “A hora da Sustentabilidade no Levantamento de Governança do TCU”.