BOAS PRÁTICAS
No TCU, Embratur participa de VII Fórum Nacional de Controle: Desenvolvimento Sustentável e o Controle
Gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas da Agência apresenta estratégias de atuação, no setor do turismo, na pauta ambiental, promovendo os destinos brasileiros internacionalmente

05/10/2023 – O gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas da Embratur, Saulo Rodrigues, participou, nesta quinta (05), do “VII Fórum Nacional de Controle: Desenvolvimento Sustentável e o Controle – Conectando fiscalizações, governança e sustentabilidade”, no Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília.
O evento é coordenado pelo ministro do TCU, Augusto Nardes, e tem o objetivo integrar as instituições de controle externo e interno das três esferas da federação e de todos os poderes, na intenção de divulgar e disseminar boas práticas relacionadas à sustentabilidade. Além disso, o Fórum irá desenvolver atividades de capacitação conjuntas; promover ações de controle integradas e apresentar legislação sobre controle
O gerente Saulo Rodrigues participou do primeiro painel, com o tema “Mudança do Clima: Perspectiva e Desafios no Contexto Brasileiro”, e pode compartilhar as estratégias de atuação da Embratur no turismo em convergência com a pauta ambiental, promovendo os destinos brasileiros no exterior com foco na sustentabilidade e fortalecendo a cultura e a riqueza ambiental brasileira. Segundo ele, o fortalecimento do turismo sustentável se baseia em quatro pilares importantes.
“O turismo é um setor importante para a promoção da sustentabilidade e do enfrentamento das mudanças climáticas no Brasil. A diretriz da Embratur, ao criar a Gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas, é justamente de valorizar as grandes vantagens que o país possui em relação a outros países do mundo, como na energia renovável, floresta, povos e comunidades tradicionais, em parques nacionais, enfim, a riqueza natural e cultural brasileira, e o Brasil tem muito a ganhar com isso”, destacou.
Rodrigues ainda apresentou a estratégia da Embratur para fortalecer o turismo sustentável. “Estamos trabalhando baseados na descarbonização, na resiliência aos impactos climáticos, na economia circular e na sociobioeconomia. Além disso, precisamos iniciar e fortalecer parcerias da Agência com os atores do governo federal e a rede de governança do TCU” , reforçou.
Participaram ainda do primeiro dia do evento, o presidente do TCU, ministro Bruno Dantas; o ministro da Casa Civil, Rui Costa; o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; o ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias; o ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius Carvalho e o ministro do TCU, Augusto Nardes.
O VII Fórum Nacional de Controle: Desenvolvimento Sustentável e o Controle – Conectando fiscalizações, governança e sustentabilidade seguirá até esta sexta-feira (6), com debates sobre os temas “Inteligência Artificial e Desenvolvimento Sustentável: Desafios Estratégicos e Aspectos Regulatórios”; “A hora da Sustentabilidade no Levantamento de Governança do TCU”.
Notícias recentes
Presidente da Embratur negocia na Câmara dos Deputados benefício fiscal para setor do turismoAVISO DE ABERTURA DE SESSÃO PÚBLICA DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE – EMBRATUR/GPPMD nº 02/2022
Joinville (SC) será o próximo destino de capacitação da Embratur
Embratur, GRU Airport e Condor debatem retorno de voos Alemanha-Brasil
Conectividade em alta: Embratur participa de lançamento da Jetsmart de voos Brasil-Chile e Brasil-Argentina
Embratur participa do 4º Fórum CLIA Brasil 2022
Em Guayaquil, Embratur se reúne com associações para criar oportunidades de negócios
Morro de São Paulo (BA) é o próximo destino do workshop da Embratur
Roadshows pela Europa: Embratur inicia ciclo de rodada de negócios
Gestores de turismo de Recife (PE) recebem capacitação para promover turismo internacional
Ver mais notícias