07/10/2023 – Os Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, começam no dia 26 de julho e vão até 11 de agosto. Mas, a partir de maio, já haverá uma intensa programação cultural de promoção do Brasil na cidade de Saint Ouen, na Grande Paris, onde ficará a delegação brasileira durante a competição. Neste sábado (7), o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reuniu-se com o prefeito do município francês, Karim Bouamrane, e conheceu as instalações do complexo esportivo que receberá, durante quatro meses, o projeto “Brasil Em Cena”, que tem apoio da Embratur e será realizado pela Associação Cultural Jangada e Fundação Gol de Letra, do ex-jogador de futebol Raí, que também esteve presente na reunião.
“A receptividade do prefeito foi incrível, ele conhece e tem uma grande simpatia pelo nosso país e pelo nosso povo. Essa será uma parceria muito importante para mostrar ao mundo a grandiosidade do nosso Brasil. O espaço que vamos utilizar para promoção do Brasil, nesse projeto, é excelente, e fica a 20 minutos do Louvre de metrô. Será uma oportunidade de mostrar o que o Brasil tem de melhor, nossa diversidade cultural e o nosso compromisso com a sustentabilidade”, explicou Marcelo Freixo.
No encontro, o prefeito Bouamrane afirmou ser um turista assíduo do Brasil, e exaltou que Saint-Ouen está “de portas abertas para o Brasil”. “Estamos muito honrados. Temos uma parceria na política, na economia, ecologia e na cultura esportiva. Essa é uma relação familiar, Brasil e Saint-Ouen são a mesma família”, disse.
Além de receber a delegação brasileira nas Olimpíada e sediar o projeto “Brasil em Cena”, a cidade também receberá a Casa Brasil durante a competição, espaço organizado pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) para recepcionar brasileiros e estrangeiros, onde os atletas poderão interagir com o público, além da realização de diversas atividades culturais.
O projeto “Brasil em Cena” pretende realizar desfiles de moda, experiências de realidade virtual, exposição de arte e apresentações culturais, representando as diferentes regiões do país. “Um grande barracão de arte, cultura, de música, de debates, é uma porta que se abre para ampliar a relação do Brasil com o mundo, porque será durante as olimpíadas, vai ser o coração do Brasil durante esse ano em Paris”, destacou o presidente do Conselho da Fundação Gol de Letra, Raí.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.