EXPERIÊNCIA INÉDITA

Galeria Visit Brasil: Sabores do Pantanal e Coffee Tasting encerram atividades do espaço-conceito da Embratur, em Paris

Visitantes puderam conhecer a diversidade da gastronomia brasileira e conhecer o destino Pantanal; próxima edição do espaço-conceito será em Roma, na Itália

Divulgação/Embratur
Explorando a gastronomia brasileira, o chef Marcelo Cotrim apresentou, na Galeria Visit Brasil, a diversidade da gastronomia regional do Pantanal

08/10/2023 – A culinária e a gastronomia deram um show à parte na Galeria Visit Brasil, em Paris.  Além dos sabores e da diversidade dos quatro cantos do país, o espaço-conceito inédito da Embratur, em parceria com o Sebrae, promoveu, entre os dias 6 e 8 de outubro, os destinos e a cultura brasileira na França. O projeto itinerante inédito da Embratur passará por diversas cidades no mundo apresentando obras de artistas brasileiros, shows ao vivo e oficinas interativas.

A programação gastronômica da Galera Visit Brasil na França incluiu, neste domingo (8), um Coffee Tasting, com a barista Daniela Capuano. Ela é ganhadora do prêmio “Un des Meilleurs Ouvriers de France”, premiação de cafés especiais de indicações geográficas. Daniela Capuano é uma das primeiras torrefadoras de café a receber essa certificação. A barista já atua na França – um país conhecido pela excelência e requinte na gastronomia. Ela também conversou com jornalistas e influenciadores sobre o grão mais brasileiro do mundo. 

No Coffee Tasting, os convidados foram recebidos no espaço Café, onde assistiram a uma apresentação do conceito Terroir Brésil, sobre os sabores diferenciados que só o Brasil possui. Os visitantes também acompanharam um episódio do minidoc Turismo Transforma, que tem o Queijo da Serra da Canastra como protagonista. A barista Daniela Capuano também apresentou cafés especiais e métodos de preparo da bebida. 

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, enfatizou durante os eventos na Galeria Visit Brasil, que a gastronomia brasileira é espetacular, uma vez que o Brasil reúne diversos sabores em seus pratos típicos. “O mundo precisa conhecer e degustar esses sabores que só tem no nosso país. Esse é o Brasil que estamos apresentamos em nossas ações de promoção do turismo brasileiro pelo mundo, um país que possuí uma gastronomia rica e diversa, que valoriza sua tradição e suas origens, mas também que inova, sempre prezando pela sustentabilidade em toda sua cadeia de insumos, de forma a gerar emprego e renda em todo o país”, explicou Freixo.

Comida pantaneira
Explorando a gastronomia brasileira, o chef Marcelo Cotrim apresentou a diversidade da gastronomia regional do Pantanal. No menu, carne seca com mandioca e farofa de banana, que mostraram a tradição da culinária típica da região como uma imersão na riqueza natural e paisagística deste Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera. Além disso, a viagem sensorial  realçou as experiências turísticas genuínas que envolvem os sabores, fazeres e saberes do homem pantaneiro. 

“A gastronomia pantaneira é uma das mais ricas que existem pelo mundo, tanto pelo seu sabor, como também pelo aroma e cores. E estou muito feliz em participar da Galeria Vist Brasil e poder mostrar um pouquinho de tudo aquilo que o Pantanal tem a oferecer”, disse o chef cuiabano.

O momento também foi dedicado a apresentar aos visitantes uma visão geral do Pantanal, estruturas e facilidades para a visitação turística no Pantanal Mato-grossense, cenários da vida selvagem e das atividades turísticas disponíveis no Pantanal, que envolvem, passeios de barco, observação de aves, safáris fotográficos e pesca esportiva, além de vivências culturais únicas em contato direto com comunidades tradicionais, música, dança, arte e destaque especial para os sabores únicos do Pantanal com pratos tradicionais e ingredientes regionais. 

Saiba mais sobre a Galeria Visit Brasil
Promover o turismo brasileiro no exterior por meio de um inovador projeto de galeria de arte, que reúne experiências multissensoriais e apresenta um Brasil sustentável e diverso para o turista internacional, é o principal objetivo da Galeria Visit Brasil.  Com uma vasta programação, o espaço-conceito irá proporcionar aos visitantes uma experiência imersiva, descobrindo o Brasil por meio das perspectivas da arte, da moda, da cosmética, do estilo de vida, das suas raízes e belezas naturais exuberantes, dos vibrantes ritmos da música e dos sabores autênticos da gastronomia brasileira.

Com um ambiente cuidadosamente projetado, a primeira edição desta ação inédita da Agência levará ao público francês, até o dia 8 de outubro, um pouco da cultura brasileira por meio de obras de artistas brasileiros, shows ao vivo, degustação da culinária regional do país e oficinas interativas. 

A Galeria Visit Brasil conta também com ações voltadas à sustentabilidade, como o uso consciente e aproveitamento da cenografia para várias galerias, uso de materiais biodegradáveis, brindes exclusivos produzidos a partir de garrafas pet, separação adequada do lixo e compensação de carbono. Os visitantes poderão ainda se envolver com uma variedade de manifestações artísticas e sensoriais que fazem parte da rica identidade cultural do Brasil.

A Galeria Visit Brasil é um projeto itinerante e, além da França, irá passar por Roma, na Itália, entre os dias 12 e 14 de outubro e Londres, na Inglaterra, nos dias 4 e 5 de novembro. Nos Estados Unidos, haverá Galerias em Nova Iorque, de 27 a 29 de outubro; Miami, entre os dias 9 a 11 de novembro, e Los Angeles, de 2 a 4 de novembro.

Saiba mais sobre a Galeria Visit Brasil
Promover o turismo brasileiro no exterior por meio de um inovador projeto de galeria de arte, que reúne experiências multissensoriais e apresenta um Brasil sustentável e diverso para o turista internacional, é o principal objetivo da Galeria Visit Brasil.  Com uma vasta programação, o espaço-conceito irá proporcionar aos visitantes uma experiência imersiva, descobrindo o Brasil por meio das perspectivas da arte, da moda, da cosmética, do estilo de vida, das suas raízes e belezas naturais exuberantes, dos vibrantes ritmos da música e dos sabores autênticos da gastronomia brasileira.

Com um ambiente cuidadosamente projetado, a primeira edição desta ação inédita da Agência levará ao público francês, até o dia 8 de outubro, um pouco da cultura brasileira por meio de obras de artistas brasileiros, shows ao vivo, degustação da culinária regional do país e oficinas interativas. 

A Galeria Visit Brasil conta também com ações voltadas à sustentabilidade, como o uso consciente e aproveitamento da cenografia para várias galerias, uso de materiais biodegradáveis, brindes exclusivos produzidos a partir de garrafas pet, separação adequada do lixo e compensação de carbono. Os visitantes poderão ainda se envolver com uma variedade de manifestações artísticas e sensoriais que fazem parte da rica identidade cultural do Brasil.

A Galeria Visit Brasil é um projeto itinerante e, além da França, irá passar por Roma, na Itália, entre os dias 12 e 14 de outubro e Londres, na Inglaterra, nos dias 4 e 5 de novembro. Nos Estados Unidos, haverá Galerias em Nova Iorque, de 27 a 29 de outubro; Miami, entre os dias 9 a 11 de novembro, e Los Angeles, de 2 a 4 de novembro.