10/10/2023 – A Embratur participou da 40ª Edição da Convenção Global Anual da Associação Internacional de Turismo LGBTQIA+ (IGLTA), que foi realizada na cidade de San Juan, em Porto Rico. O evento reuniu centenas de profissionais de turismo de vários países com o objetivo de fomentar o turismo deste segmento. A Agência participou de reuniões e treinamentos, entre os dias 4 e 7 de outubro, em que apresentou o Brasil como um país de braços abertos para a diversidade, e os destinos turísticos mais procurados por turistas LGBTQIA+.
A atual gestão da Embratur retomou a filiação à IGLTA, que é considerada a mais importante plataforma de comunicação com o trade internacional focado no turismo LGBTQIA+. No primeiro semestre deste ano, a Agência assinou, com a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, um protocolo de intenções para atuação e promoção internacional do segmento. “Essa é uma prioridade em nossa gestão, e a participação neste evento cumpre com a estratégia de reposicionar o Brasil globalmente como um país inclusivo, que valoriza a diversidade de seu povo e recebe com muito afeto e respeito todos que nos visitam”, destacou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Segundo a coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, a participação da Embratur neste evento possibilita a ampliação da promoção do Brasil nesse segmento. “O mercado de Turismo LGBT é um grande colaborador para o aumento de turistas do mundo no Brasil, e o Brasil ter participado deste encontro nos coloca em evidência, já que temos todos os atrativos que eles mais gostam. O principal é sol e praia, e depois cultura e gastronomia”, completou a coordenadora.
O Brasil já é um dos países que mais recebe turistas LGBTs no mundo e tem destinos turísticos muito procurados por esse público, como a cidade do Rio de Janeiro, eleita o melhor destino internacional LGBT.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.