11/10/2023 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, apresentou uma das políticas prioritárias da Agência da atual gestão à 25ª edição do Rio Market – encontro que envolve as áreas de Mercado e Negócio do Festival do Rio. Freixo participou do painel “Políticas de promoção do turismo através do audiovisual e do audiovisual por meio do turismo”, realizado nesta quarta (11), e abordou as ações que estão sendo articuladas pela Embratur para impulsionar a produção audiovisual que promova o turismo brasileiro.
Em sua exposição, Freixo usou exemplos para demonstrar aos participantes as inúmeras possibilidades em que o audiovisual pode ser uma poderosa ferramenta para promover destinos turísticos e atrair visitantes, destacando a importância da imagem e da narrativa na promoção de lugares e experiências.
“Hoje temos que pensar que essa a relação entre turismo e cultura são decisivos para esse novo modelo do século XXI. O audiovisual é estratégia central de promoção turística dos principais países do mundo, e nós precisamos posicionar o Brasil neste mercado, temos uma ampla diversidade de locações em nosso país e vamos atuar para simplificar a vida de quem deseja vir filmar no Brasil”, disse.
O presidente Marcelo Freixo afirmou ainda que a Agência planeja realizar press trips com profissionais de grandes produtoras e distribuidores de conteúdo internacionais, para que conheçam as locações e produções brasileiras de perto, e se conectem com o setor audiovisual local. Ele informou ainda que planeja ações com atores do governo federal, por meio de um Grupo de Trabalho Interministerial.
“Estamos estudando a possibilidade de realizar uma press trip voltada ao audiovisual, onde podemos trazer jornalistas estrangeiros para visitar rotas cenográficas ou de produções filmadas no Rio de Janeiro e em todo país. Temos um Brasil a ser descoberto e precisamos, conjuntamente, fortalecer essa iniciativa”, comentou.
O painel explorou, ainda, como as instituições, incluindo a Embratur, desempenham um papel fundamental na criação de programas e parcerias que impulsionam a indústria do turismo por meio da produção audiovisual, promovendo tanto destinos nacionais quanto internacionais.
O evento, realizado entre os dias 4 e 13 de outubro, na capital fluminense, fomenta e debate o cinema brasileiro e as produções nacionais. Nos próximos dias, os participantes e os principais representantes do segmento e players de negócio do Rio de Janeiro poderão participar de seminários, workshops sobre roteiro e direção e debates sobre produções brasileiras exibidas no encontro
Edital de curtas
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, também apresentou o Edital de Curtas. Como estratégia de fomento do audiovisual, uma das políticas prioritárias da Embratur, a Agência lançou, durante a ABAV Expo 2023, em setembro, um concurso inédito de curtas-metragens ‘Brasil com S’, que irá selecionar projetos para a produção de obras audiovisuais que promovam o Brasil como destino turístico.
O ‘Edital de Curtas-Metragens Brasil com S’ irá apoiar financeiramente cinco projetos de curtas que tenham potencial de promover destinos, roteiros e experiências turísticas do nosso país, em formato de ficção, animação ou documentário. Os inscritos serão analisados por uma comissão julgadora constituída por representantes da Embratur e por especialistas nas áreas. Cada projeto selecionado terá R$ 60 mil para a produção do curta.
Ainda priorizando o audiovisual, a Embratur também firmou uma parceria com a Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) para desenvolver ações conjuntas que ampliem a visibilidade dos destinos brasileiros a partir de obras audiovisuais, além de promover o Brasil como um destino film friendly. A Embratur planeja liderar a formação de um Grupo de Trabalho nacional, envolvendo diversos entes do poder público e privado, para fortalecer o trabalho das film commissions, e contribuir com melhorias de processos, dando agilidade e reduzindo a burocracia para a produção audiovisual no Brasil.
Para mais informações sobre o Edital de Curtas acesse: https://audiovisual.embratur.com.br/
Serviço:
RioMarket | Festival de Cinema do Rio
Data: 4 a 13 de outubro
Local: Rua do Russel 76, Rio de Janeiro
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.