CONECTIVIDADE

Routes World 2023: Pela primeira vez, Brasil terá estande próprio no maior evento de rotas aéreas do mundo

Espaço será compartilhado com nove concessionárias e ABR; feira acontece em Istambul, na Turquia, entre os dias 15 e 17 de outubro
Divulgação/Embratur
O estande da Embratur na Routes World 2023 será compartilhado com nove concessionárias que administram aeroportos brasileiros, como parte da parceria firmada entre a Agência e a Aeroportos do Brasil (ABR)

14/10/2023 – Pela primeira vez, o Brasil terá um estande próprio na Routes World 2023, maior evento de desenvolvimento de rotas aéreas do mundo, que será realizado a partir do próximo domingo (15), em Istambul, na Turquia. O estande da Embratur será compartilhado com nove concessionárias que administram aeroportos brasileiros, como parte da parceria firmada nesta semana, dia 9, entre a Embratur e a Aeroportos do Brasil (ABR), associação que representa 59 aeroportos concedidos à iniciativa privada. 

O objetivo é unir esforços para garantir a ampliação da conectividade do Brasil com outros países, além da melhoria da experiência dos estrangeiros nos terminais e a troca de dados e inteligência, para elaboração de estratégias conjuntas para atrair mais viajantes estrangeiros ao nosso país.

“Essa é a primeira entrega que fazemos como fruto do acordo de cooperação técnica firmado entre Embratur e ABR, uma parceria fundamental para ampliarmos a conectividade aérea do Brasil com o mundo e conseguirmos alcançar nossas metas de crescimento da chegada de estrangeiros. Essa estratégia, para dar certo, precisa dessa relação estreita e de diálogo entre os setores público e privado”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. 

No estande da Embratur, serão realizadas reuniões, rodadas de negócios, experiências gastronômicas brasileiras, com direito a café e caipirinha, além da distribuição de brindes em sacolas ecobags da ABR. Painéis irão exibir vídeos de promoção de destinos brasileiros feitos pela Embratur, pela ABR e por aeroportos participantes. 

“O World Routes é um evento extremamente importante, porque além de reforçarmos as negociações que já estão em andamento entre companhias aéreas e aeroportos, também conseguimos abrir novas frentes de trabalho. Nossa prioridade em Istambul é garantir a continuidade do crescimento da oferta internacional que estamos construindo, bem como desenvolver rotas que permitirão posicionar nossos destinos espetaculares nas prateleiras do mundo”, disse o coordenador de Demanda a Transportes Multimodais da Embratur, Philipe Karat.

O Routes World 2023 acontece entre os dias 15 e 17 de outubro na Turquia, com a participação de 250 empresas aéreas, 400 aeroportos, 110 países e 80 empresas de promoção (tourism boards).

Acordo
A cooperação técnica firmada entre a Embratur e a Associação Aeroportos do Brasil (ABR) visa unir esforços na ampliação de voos para o Brasil, com o objetivo de aumentar e facilitar a vinda de turistas estrangeiros ao país. A parceria foi assinada pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o presidente da ABR, Fábio Rogério de Carvalho, durante cerimônia na sede da agência, em Brasília (DF), com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento do Ministério do Turismo, Carlos Henrique Sobral.

Pelo acordo, um plano de trabalho foi definido com ações conjuntas a serem executadas nos aeroportos associados à ABR, com foco no aumento da oferta de voos e do número de turistas estrangeiros nos terminais brasileiros, além de melhorias na recepção e na comunicação com os visitantes do exterior. 

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.