16/10/2023 – A Embratur estará presente, entre os dias 17 e 19 de outubro, em uma das mais representativas feiras de negócios e eventos do mundo. A IMEX América 2023, realizada em Las Vegas, é a maior feira comercial dos Estados Unidos para a indústria global de eventos e viagens de incentivo, que compõe o chamado segmento MICE (meeting, incentive, congress and exhibition). Fornecedores e compradores de todos os setores da indústria de reuniões do mundo se reúnem para promover e contratar destinos, negócios, eventos e viagens.
No estande da Embratur também participam 12 coexpositores, que irão promover destinos turísticos brasileiros, como o Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Foz do Iguaçu e Salvador. Na carteira de produtos, há hotéis e espaços de eventos que adotam políticas de sustentabilidade, e o estímulo ao bleisure (união de business e leisure, negócios e lazer), com a apresentação de destinos que oferecem estrutura para eventos de diferentes portes, unido a belezas naturais, sol e praia, cultura e gastronomia. É o caso, por exemplo, de Salvador e Rio de Janeiro, que se apresentarão também com destinos de afroturismo.
“O turismo de negócios e eventos é uma das prioridades de nossa gestão da Embratur, é fundamental para garantir a sustentabilidade de muitos negócios porque atenua efeitos de sazonalidade do turismo de lazer. Temos o objetivo de fazer crescer essa indústria e diversificar os destinos pelo país que recebem eventos internacionais. O turista que vem nessas viagens, em geral, tem uma boa experiência de Brasil e sai querendo mais, sempre volta depois com a família”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
A gerente de Turismo de Reuniões,Incentivos e Negócios Internacionais da Embratur, Vaniza Schuler, explica que o mercado norte-americano é o maior do segmento de viagens do mundo de reuniões. E que, apesar da feira ser em Las Vegas, muitos buyers da América Latina também estarão na feira.
“Somos o maior mercado de feiras de negócios e congressos da América Latina; e temos produtos também interessantes para o mercado norte-americano. Na feira, teremos buyers de todos os países e muitos da América Latina, que também é o foco do MICE. Esse é um momento muito importante para o nosso segmento, pois a feira consegue reunir esses dois públicos estratégicos da Embratur”, contou.
Durante os três dias, a programação do estande da Embratur irá oferecer uma experiência gastronômica aos visitantes e aos representantes do trade turístico. Eles vão conhecer e apreciar o café brasileiro, degustar pratos da gastronomia do Brasil e experimentar o mais famoso drink do país no Happy Hour Brazil: a caipirinha. Além disso, os compradores irão se reunir, de maneira agendada, com vendedores e representantes desses destinos e seus fornecedores ligados à indústria de eventos para formatar parcerias.
Segundo o Portal de Dados da Embratur, os Estados Unidos é o segundo país que mais emite turistas para o Brasil, perdendo apenas para a Argentina. Até agosto deste ano foram mais de dois milhões e 310 mil turistas norte-americanos em terras brasileiras. Os EUA também são os que emitem mais turistas para o mundo, com mais de 132 milhões de viajantes apenas em 2022, segundo dados do Global Data.
Confira a programação do estande Brasil:
Dia 17/10
11h – 15h – Coffee Tasting (apresentação e degustação do café brasileiro)
13h30 e 14h30 – Degustação de comida brasileira
13h30/14h/ 14h30 – Reuniões agendadas
Dia 18/10
11h / 15h – Coffee Tasting (apresentação e degustação do café brasileiro)
12h / 13h30 e 14h30 – Degustação de comida brasileira
12 / 13h30 / 14h30 – Reuniões agendadas
17h – Degustação caipirinha
Dia 19/10
11h / 15h – Coffee Tasting (apresentação e degustação do café brasileiro)
12h – Degustação de comida brasileira
12h – Reuniões Agendadas
Serviço:
IMEX America – Las Vegas
Data: 17 a 19 de outubro de 2023
Local: Hotel Mandalay Bay, em Las Vegas (EUA)
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.