17/10/2023 – “A gastronomia tem muito a ensinar para a gente na sua elaboração, na sua percepção. É o colocar na mesa, compartilhar, ter saber e ter sabor. E trazer isso para uma lógica de projeto de país é uma das nossas ambições”. A afirmação do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, foi feita durante a abertura da 1ª Bienal de Gastronomia, em Belo Horizonte (MG).
Durante o evento na capital mineira, que busca promover o destino por meio da Gastronomia, Freixo reforçou que a atual gestão da Embratur definiu este segmento como estratégico para promoção internacional do país, pois contribui na construção da imagem de um país sustentável, comprometido com a valorização da diversidade cultural e preservação de seu patrimônio imaterial.
Gilberto Castro, presidente da Belotur, explicou que a motivação para realizar o evento veio quando Belo Horizonte foi designada “Cidade Criativa da Gastronomia” pela Unesco, em 2019. “Pensamos a Bienal como uma grande oportunidade de fortalecer a capital mineira como um dos principais polos turísticos gastronômicos da América do Sul”, disse.
No evento, a Embratur participou também do Painel Gastrodiplomacia. Ao lado de autoridades locais e convidados especialistas, representantes da Agência debateram sobre a cozinha brasileira como instrumento de promoção do país internacionalmente. O evento contou ainda com a presença do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Nonan; do presidente do Sebrae/MG e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, Marcelo Souza e Silva; do chef Edson Puiati, representando o Sistema Fecomércio e a Frente da Gastronomia Mineira, além de outras autoridades.
Turismo Transforma
Durante a apresentação, o presidente Marcelo Freixo exibiu um trecho do minidoc “Turismo Transforma”, produzido pela Embratur, na Serra da Canastra. Nele, a Agência aborda como o queijo canastra, iguaria mineira amada por brasileiros e cada vez mais pelos turistas estrangeiros, exemplifica como a gastronomia pode ajudar a promover o Brasil a partir da perspectiva de proteção da natureza, de valorização dos pequenos produtores, respeito às comunidades tradicionais e reafirmação da diversidade cultural.
De acordo com a coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jaques, a maneira artesanal de fazer o queijo canastra tem impulsionado o interesse turístico pela Serra da Canastra, mas também por Belo Horizonte. “Temos sol e praia, mas também temos turismo gastronômico. Temos as rotas do queijo da canastra, como está retratado no vídeo, e vários outros destinos. O turismo é feito de pessoas para pessoas, e valorizar um modo artesanal, como o modo de fazer o queijo, é um convite para que isso entre no imaginário do turista internacional e para que ele venha para o Brasil não só para comer o queijo, mas conhecer esses produtores e visitar todas essas propriedades e se conectar com as pessoas”, enfatizou.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.