PARCERIA

Embratur e Ministério dos Povos Indígenas debatem estratégias para promover etnoturismo no exterior

Presidente da Agência, Marcelo Freixo, e ministra Sônia Guajajara planejam ações conjuntas para o “Festival Brasil é Terra Indígena”, evento que acontece em novembro, em Brasília
Renato Vaz/Embratur
A ministra Sônia Guajajara apresentou para o presidente Marcelo Freixo o “Festival Brasil é Terra Indígena” – iniciativa que tem como objetivo principal promover a cultura indígena

17/10/2023 – Fortalecer o turismo de base comunitária em comunidades indígenas, promovendo a sustentabilidade social, econômica e ambiental nestas localidades. Esse foi o principal tema da reunião entre o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, na tarde desta terça-feira (17). 

Durante o encontro, realizado na sede da Embratur, a ministra apresentou o “Festival Brasil é Terra Indígena” – iniciativa que tem como objetivo principal promover a cultura indígena, além de fortalecer a comunicação indígena e destacar a importância da bioeconomia indígena. A primeira edição do evento acontecerá nos dias 17 e 18 de novembro, e será realizada no Museu Nacional da República, em Brasília.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, elogiou a iniciativa e afirmou que a Agência tem a promoção do turismo em comunidades indígenas como estratégica, assim como tem fortalecido as ações de promoção do afroturismo, valorizando a cultura e diversidade das comunidades tradicionais. 

“Estamos mapeando as experiências de etnoturismo pelo país, os destinos que recebem turistas nesse segmento, e os que tem potencial e interesse em fazê-lo. É uma missão nossa promover esses destinos étnicos aproveitando os festivais e eventos tradicionais, capacitando as pessoas e serviços para receber turistas estrangeiros”, revelou. 

A ministra Sônia Guajajara aproveitou para explicar que o “Festival Brasil é Terra Indígena” representa a oportunidade de abrir caminhos para uma parceria longeva com a Embratur. “Estamos programando um verdadeiro intercâmbio entre indígenas e não indígenas para a primeira edição do Festival. É preciso demarcar terras, música, arte e bioeconomia indígena. Estamos aproximando o ministério da Embratur para que o mundo conheça esse Brasil indígena”, reforçou. 

“O Brasil indígena, a luta indígena têm que se apropriar mais do turismo, assim como o turismo tem que estar mais inserido dentro da da pauta indígena. Os espaços indígenas não são espaços de conflito, são espaços de visita, de ensino, de aprendizagem, de saberes. A cultura, a gastronomia, tudo o que já é amplamente ofertado pelos indígenas, fazem parte dos pilares do turismo no mundo todo”,  pontuou Freixo. 

Serviço:

Festival Brasil é Terra Indígena

Quando: 17 e 18 de novembro
Onde: Museu Nacional da República, Brasília

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.