17/10/2023 – Representantes de sete operadoras de turismo europeias irão conhecer as belezas naturais e a gastronomia única de dois estados brasileiros: Tocantins e Maranhão. O grupo formado por espanhóis e portugueses foi convidado pela Embratur, em parceria com o Sebrae, para realizarem uma famtour pelo Jalapão (TO) e a Chapada das Mesas (MA), entre os dias 17 e 24 de outubro. A iniciativa tem o intuito de permitir que esses profissionais conheçam melhor os destinos que irão comercializar em seus países de origem.
Pela programação, os operadores de turismo irão conhecer importantes atrativos dos dois destinos. Nos quatro primeiros dias da famtour, em Tocantins, eles irão conhecer o Parque Nacional do Jalapão. O roteiro inclui ainda visita nas trilhas por dentro do Cerrado; os europeus irão passar por lugares únicos como o Fervedouro Bela Vista, as cachoeiras das Araras e do Formiga, a Serra da Catedral, o Cânion do Sussuapara e conhecer a vivência da Comunidade Quilombola Mumbuca e do Rio Novo. No próximo sábado (21), o grupo parte para o Maranhão na intenção de contemplar o nascer do sol no portal da cidade de Carolina. Eles também irão conhecer o Santuário da Pedra Caída e as cachoeiras Caverna e Capelão.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, tanto o Jalapão como a Chapada das Mesas reforçam o Brasil como destino de natureza, aventura, ecoturismo e afroturismo na Espanha e em Portugal. Segundo Freixo, a famtour também é uma oportunidade de estimular o empreendedorismo nas cidades visitadas.
“O Brasil tem uma diversidade de destinos turísticos que só se encontra aqui, e o nosso desafio é fortalecer e ampliar a presença de visitantes estrangeiros em diferentes regiões. Os parques nacionais do Jalapão e da Chapada das Mesas são experiências únicas de conexão com a natureza onde os visitantes podem apreciar, não só a variedade da nossa flora e fauna, mas também a gastronomia do nosso Brasil central. Além disso, os operadores poderão conhecer um pouco sobre as comunidades quilombolas da região, destinos de afroturismo de base comunitária, que geram forte interesse dos turistas estrangeiros”, reforçou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
A expectativa dos gestores estaduais do Tocantins é que a famtour, proporcionado as vivências nos atrativos aos operadores, resulte em mais visitações de turistas internacionais ao Estado, e fomente ainda mais o turismo tocantinense mundo afora.
“Essa já é uma prévia da futura rota ecoturística, que ainda terá a Chapada dos Veadeiros-Goiás, em sua formação. A estruturação dos nossos destinos e a qualificação do trade tem sido prioridade da gestão e ações promocionais, como essa, são muito importantes para que possamos, num futuro próximo, estarmos recebendo turistas desses dois países europeus”, afirmou o secretário Estadual de Turismo, Hercy Filho.
Para Vânia Xavier, da Xperience B Travel, de Lisboa, Portugal, vivenciar e conhecer de perto as atrações turísticas, ter contato e interação com as pessoas, viver a experiência é muito mais importante do que ver os serviços somente pelas redes sociais “Eu considero esse convite muito bem-vindo, já gosto do Brasil como um destino para recomendar aos meus clientes. O Brasil é enorme e eu não tinha noção nenhuma do que é o interior do Brasil e, por isso, aceitei o convite. Não tinha noção do quanto Palmas é grande e o quanto o Tocantins tem muito potencial para trazer mais pessoas”, disse a empresária.
Promoção do Brasil
A famtour é uma atividade coordenada pela Embratur, com o apoio do Sebrae. A ação tem como objetivo apresentar para os operadores de viagens os destinos turísticos do país, para que possam planejar roteiros e pacotes turísticos para atrair os turistas estrangeiros para o Brasil. O trabalho visa ainda ampliar o conhecimento dos estrangeiros sobre o Brasil, bem como aproximar os convidados da rede de parceiros locais, para que possam elaborar melhores roteiros para os clientes internacionais sobre o país.
“A presença de operadoras de turismo do exterior, convidados pela parceria que temos com a Embratur, é um passo decisivo para, não só jogar luz sobre essas verdadeiras joias do país, mas também evidenciar os pequenos negócios e o turismo de base comunitária, que geram emprego, renda e reduzem a pobreza”, enfatiza o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Neste ano, o Brasil recebeu mais de 4 milhões de turistas estrangeiros, sendo 120.676 portugueses e 75.606 espanhóis.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.