PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Operadores de turismo espanhóis e portugueses conhecem Jalapão e Chapada das Mesas

O Roteiro dos representantes do trade europeu inclui visita ao Parque Nacional do Jalapão e Comunidade Quilombola Mumbuca, em Tocantins, e Santuário da Pedra Caída e cachoeiras, no Maranhão. A famtour é uma parceria entre a Embratur e o Sebrae

Divulgação
Representantes de sete operadoras de turismo europeias irão conhecer as belezas naturais e a gastronomia única de dois estados brasileiros: Tocantins e Maranhão.

17/10/2023 – Representantes de sete operadoras de turismo europeias irão conhecer as belezas naturais e a gastronomia única de dois estados brasileiros: Tocantins e Maranhão. O grupo formado por espanhóis e portugueses foi convidado pela Embratur, em parceria com o Sebrae, para realizarem uma famtour pelo Jalapão (TO) e a Chapada das Mesas (MA), entre os dias 17 e 24 de outubro. A iniciativa tem o intuito de permitir que esses profissionais conheçam melhor os destinos que irão comercializar em seus países de origem. 

Pela programação, os operadores de turismo irão conhecer importantes atrativos dos dois destinos. Nos quatro primeiros dias da famtour, em Tocantins, eles irão conhecer o Parque Nacional do Jalapão. O roteiro inclui ainda visita nas trilhas por dentro do Cerrado; os europeus irão passar por lugares únicos como o Fervedouro Bela Vista, as cachoeiras das Araras e do Formiga, a Serra da Catedral, o Cânion do Sussuapara e conhecer a vivência da Comunidade Quilombola Mumbuca e do Rio Novo. No próximo sábado (21), o grupo parte para o Maranhão na intenção de contemplar o nascer do sol no portal da cidade de Carolina. Eles também irão conhecer o Santuário da Pedra Caída e as cachoeiras Caverna e Capelão. 

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, tanto o Jalapão como a Chapada das Mesas reforçam o Brasil como destino de natureza, aventura, ecoturismo e afroturismo na Espanha e em Portugal. Segundo Freixo, a famtour também é uma oportunidade de estimular o empreendedorismo nas cidades visitadas. 

“O Brasil tem uma diversidade de destinos turísticos que só se encontra aqui, e o nosso desafio é fortalecer e ampliar a presença de visitantes estrangeiros em diferentes regiões. Os parques nacionais do Jalapão e da Chapada das Mesas são experiências únicas de conexão com a natureza onde os visitantes podem apreciar, não só a variedade da nossa flora e fauna, mas também a gastronomia do nosso Brasil central. Além disso, os operadores poderão conhecer um pouco sobre as comunidades quilombolas da região, destinos de afroturismo de base comunitária, que geram forte interesse dos turistas estrangeiros”,  reforçou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. 

A expectativa dos gestores estaduais do Tocantins é que a famtour, proporcionado as vivências nos atrativos aos operadores, resulte em mais visitações de turistas internacionais ao Estado, e fomente ainda mais o turismo tocantinense mundo afora.  

“Essa já é uma prévia da futura rota ecoturística, que ainda terá a Chapada dos Veadeiros-Goiás, em sua formação. A estruturação dos nossos destinos e a qualificação do trade tem sido prioridade da gestão e ações promocionais, como essa, são muito importantes para que possamos, num futuro próximo, estarmos recebendo turistas desses dois países europeus”, afirmou o secretário Estadual de Turismo, Hercy Filho. 

Para Vânia Xavier, da Xperience B Travel, de Lisboa, Portugal, vivenciar e conhecer de perto as atrações turísticas, ter contato e interação com as pessoas, viver a experiência é muito mais importante do que ver os serviços somente pelas redes sociais “Eu considero esse convite muito bem-vindo, já gosto do Brasil como um destino para recomendar aos meus clientes. O Brasil é enorme e eu não tinha noção nenhuma do que é o interior do Brasil e, por isso, aceitei o convite. Não tinha noção do quanto Palmas é grande e o quanto o Tocantins tem muito potencial para trazer mais pessoas”, disse a empresária.

Promoção do Brasil
A famtour é uma atividade coordenada pela Embratur, com o apoio do Sebrae. A ação tem como objetivo apresentar para os operadores de viagens os destinos turísticos do país, para que possam planejar roteiros e pacotes turísticos para atrair os turistas estrangeiros para o Brasil. O trabalho visa ainda ampliar o conhecimento dos estrangeiros sobre o Brasil, bem como aproximar os convidados da rede de parceiros locais, para que possam elaborar melhores roteiros para os clientes internacionais sobre o país.

“A presença de operadoras de turismo do exterior, convidados pela parceria que temos com a Embratur, é um passo decisivo para, não só jogar luz sobre essas verdadeiras joias do país, mas também evidenciar os pequenos negócios e o turismo de base comunitária, que geram emprego, renda e reduzem a pobreza”, enfatiza o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Neste ano, o Brasil recebeu mais de 4 milhões de turistas estrangeiros, sendo 120.676 portugueses e 75.606 espanhóis.