18/10/2023 – Após firmarem acordo de cooperação técnica durante a 50ª edição da ABAV Expo, no fim de setembro, Embratur e a Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) se reuniram nesta terça-feira (17) para avançar em projetos que ampliem a visibilidade dos destinos turísticos brasileiros a partir de obras audiovisuais.
Durante o encontro, o presidente da Agência, Marcelo Freixo, reforçou a relevância deste tema para a atual gestão. “Acreditamos muito na força que o audiovisual tem para promover um destino turístico. É uma estratégia usada em diversos países e o mundo precisa conhecer esse Brasil com S, o Brasil da gastronomia, da cultura, da diversidade, e as obras audiovisuais são ferramentas decisivas para isso”, afirmou Freixo.
Ao lado do presidente da BRAVI, Mauro Garcia, e do conselheiro, Fernando Dias, o presidente da Embratur alinhou projetos de capacitação, banco de imagens, agendas internacionais e formas de financiamento que estimulem a produção de filmes, imagens e vídeos que retratem o Brasil como destino turístico. Também participaram da reunião a diretoria de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, a coordenadora de Cultura e Gastronomia, Ana Paula Jacques, e o supervisor de Cultura e Gastronomia, Christiano Braga Lima.
Curtas-metragens
Além do avanço em ações que estimulem as peças audiovisuais, a Embratur está com um concurso aberto de curtas-metragens. A ação inédita, chamada ‘Brasil com S’, foi lançada na ABAV Expo, em setembro, e irá selecionar cinco projetos para a produção de obras audiovisuais que promovam o Brasil como destino turístico.
As inscrições estão abertas até 7 de dezembro. O edital do “Brasil com S” tem por finalidade apoiar financeiramente cinco projetos para a produção de obras cinematográficas de curta-metragem inéditas. O valor por projeto é de R$ 60 mil, totalizando um investimento de R$ 300 mil.
O conteúdo dos curtas deve ter potencial para promover destinos, roteiros e experiências turísticas, através das pessoas, histórias, locações, paisagens, singularidades, gastronomia, música, artesanato, patrimônios e tradições culturais, sustentabilidade, turismo com diversidade (afroturismo, LGBTQ+, acessibilidade, equidade de gênero etc.), turismo de natureza, aventura, ecoturismo, turismo náutico, entre outros segmentos.
O objetivo é divulgar para o público estrangeiro os destinos turísticos brasileiros e seus atrativos, diferenciais, pessoas e saberes através de obras cinematográficas; promover a imagem do Brasil como destino com uma ampla oferta de experiências, segmentos e atividades turísticas; revelar para o público internacional as singularidades, a diversidade cultural e natural existentes em destinos turísticos nas diferentes regiões do Brasil; incentivar a pesquisa, a reflexão e a produção de memória acerca de questões que permeiam a oferta dos destinos e roteiros turísticos, além de possibilitar a aproximação do marketing turístico internacional com o setor do audiovisual para desenvolver o turismo audiovisual no país, transformando o Brasil em um destino “film friendly”. Poderão ser contemplados projetos de ficção, animação e documentário.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.