18/10/2023 – Embratur e o Sebrae Nacional se reuniram, nesta quarta-feira (18), para fazer um balanço das ações realizadas pela parceria entre as duas instituições ao longo de 2023. O levantamento foi apresentado ao diretor nacional do Sebrae, Bruno Quick, pelo presidente da Agência, Marcelo Freixo, que destacou o resultado positivo das ações já realizadas previstas contratualmente para o 2023/2024 – campanhas, workshops, roadshows, relatórios, estudos, entre outras – ao todo, são 75 ações para o período.
Na reunião, Freixo destacou que é possível mensurar o sucesso das atividades realizadas pela Embratur na parceria com o Sebrae pelo aumento no fluxo de turistas que visitaram o Brasil em 2023, nos primeiros oito meses do ano. O número de estrangeiros que visitaram o Brasil neste ano já é 111% maior do que o registrado em 2022: de janeiro a agosto, mais de 4 milhões de turistas internacionais entraram no país. Ele ressaltou também que o mês de agosto foi histórico em relação aos gastos de turistas estrangeiros no Brasil, quando cerca de R$ 3,2 bilhões foram injetados na economia do país. Esse valor é o maior registrado, para o mês, nos últimos 28 anos.
“Isso é reflexo da nossa mensagem de que o Brasil voltou. O Brasil da sustentabilidade, com compromisso climático, valorização da diversidade de nossa cultura e de nosso povo. Estamos diversificando os produtos turísticos brasileiros e é isso que está sendo exposto nas diversas ações de promoção do Brasil que estamos realizando em parceria com o Sebrae”, afirmou o presidente Marcelo Freixo.
O diretor nacional do Sebrae, Bruno Quick, aprovou as entregas apresentadas pela Embratur e endossou a mensagem contida nas peças de divulgação do Brasil. “Essa parceria não deve perder ritmo. É importante para o Brasil. Essa pegada toda que vi aqui tem muito a ver com o posicionamento atual do nosso país. A maior inovação no Brasil é trabalhar de forma integrada e ampliar a divulgação da diversidade das nossas regiões”.
Promoção
A parceria entre a Embratur e o Sebrae visa fortalecer a indústria do turismo com a promoção internacional do Brasil, para alavancar o empreendedorismo e a geração de emprego e renda do país. Nesta semana, as instituições realizam juntas uma famtour com sete operadores espanhóis e portugueses para apresentar os destinos turísticos do Jalapão e da Chapada das Mesas.
Outro projeto a ser desenvolvido em conjunto, ainda neste mês, será na New York International Travel Show (NYITS), considerada uma das maiores e mais importantes feiras de negócios da América do Norte. O evento será realizado entre os dias 26 e 29 de outubro. O estande da Embratur contará com uma programação cultural e gastronômica, além de espaços para a realização de reuniões de negócios.
Já a iniciativa da Galeria Visit Brasil, que já teve duas edições realizadas neste mês na Europa: Paris e Roma, segue agora para os Estados Unidos. A próxima cidade a receber a mostra será Nova Iorque, de 27 a 29 de outubro. Esse novo espaço-conceito, criado pela Embratur com o apoio do Sebrae, promove destinos turísticos brasileiros com uma programação que reúne experiências multissensoriais e apresenta um Brasil sustentável e diverso para o turista internacional em galerias de arte.
“Temos muitos projetos a serem desenvolvidos junto com o Sebrae. As duas instituições estão unindo forças para desenvolver essas ações com o intuito de ampliar a promoção dos destinos brasileiros. Estamos confiantes que esse é um trabalho decisivo para destacar o potencial da diversidade de destinos, de atrativos, de cultura e de natureza que o Brasil possui, e promover o que há de melhor no Brasil é nossa missão para atrairmos um maior número de estrangeiros para visitar nosso país”, disse Marcelo Freixo.