GALERIA VIST BRASIL
Café do Brasil vira atrativo turístico em feiras internacionais com presença da Embratur
A Agência e a BSCA firmam parceria para oferecer a bebida mundo afora como forma de promoção das origens cafeeiras do país como destinos turísticos

20/10/2023 – Aceita um cafezinho? Uma das perguntas mais tradicionais do cotidiano do brasileiro, a partir de agora, faz parte também da rotina nas feiras internacionais de turismo com a presença da Embratur. A Agência e a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) firmaram parceria para que o “melhor café do mundo” seja degustado como forma de promoção de destinos turísticos de regiões do país que possuem Indicação Geográfica (IG) de produção de café.
As ações começaram a ser realizadas no projeto itinerante “Galeria Visit Brasil”, que já foi realizado em Paris e em Roma, e ainda vai para Nova York, Miami, Los Angeles e Londres, uma ação em parceria com o Sebrae. Nas galerias, há momentos em que o público degusta cafés do Cerrado Mineiro, Alta Mogiana e Campo das Vertentes. Essas foram as três regiões produtoras selecionadas em razão da qualidade dos cafés e da estruturação de rotas e roteiros turísticos em torno da produção.
“O café brasileiro é exportado para mais de 100 países, é reconhecidamente o melhor do mundo, e os turistas internacionais precisam descobrir a origem desse café que consomem, visitando as principais regiões produtoras em Minas Gerais, no Espírito Santo, São Paulo, Bahia e Paraná, entre outros. Essa parceria tem a finalidade de promover essas rotas e experiências”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
A promoção dos cafés ocorre no espaço “Spectaculaire Bar & Café” da Galeria e em coffee tastings com baristas e profissionais especializados. “Como BSCA, realizaremos sessões de degustação e apresentaremos o storytelling do produto e das regiões cafeeiras brasileiras como possíveis destinos turísticos ao público geral, mas em especial a influenciadores, que são capazes de capilarizar essa experiência e gerar ainda mais atratividade aos cafés especiais e às origens produtoras do Brasil”, comenta o diretor executivo da BSCA, Vinicius Estrela.
De acordo com a coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques, a parceria com a BSCA é parte da estratégia da atual gestão da Embratur, que busca associar os cafés especiais ao marketing turístico internacional e ao branding do país. A coordenadora lembra que o Brasil é o principal produtor e exportador de café do mundo, com 15 regiões reconhecidas com Indicações Geográficas no país. “Viajar para conhecer fazendas e produtores e vivenciar experiências ‘do grão à xícara’ são tendências internacionais que relacionam o turismo gastronômico ao agroturismo e o Brasil pode ser referência nesses segmentos”, disse.
Promoção internacional
A “Galeria Visit Brasil” é um espaço conceito planejado pela Embratur, em conjunto com o Sebrae, para promover o Brasil e seus destinos em diversos países no exterior. Com um ambiente projetado para proporcionar uma experiência imersiva, a Galeria apresenta o artesanato, obras de arte de artistas brasileiros, shows ao vivo, degustações de produtos e gastronomia de todo o Brasil, além de oficinas interativas.
O primeiro passo dessa parceria foi dado no dia 7 de outubro, em Paris. Sob coordenação da renomada barista Daniela Capuano, o público presente vivenciou a experiência dos cafés especiais e das regiões produtoras brasileiras. Na segunda edição da mostra, realizada em Roma, o café também foi um dos atrativos servidos aos visitantes. A próxima cidade a receber a mostra será Nova Iorque, de 27 a 29 de outubro.
Para 2024, a Embratur e a BSCA planejam ampliar a parceria e desenvolver novas ações em conjunto nas principais feiras de turismo do mundo.
Notícias recentes
Presidente da Embratur negocia na Câmara dos Deputados benefício fiscal para setor do turismoAVISO DE ABERTURA DE SESSÃO PÚBLICA DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE – EMBRATUR/GPPMD nº 02/2022
Joinville (SC) será o próximo destino de capacitação da Embratur
Embratur, GRU Airport e Condor debatem retorno de voos Alemanha-Brasil
Conectividade em alta: Embratur participa de lançamento da Jetsmart de voos Brasil-Chile e Brasil-Argentina
Embratur participa do 4º Fórum CLIA Brasil 2022
Em Guayaquil, Embratur se reúne com associações para criar oportunidades de negócios
Morro de São Paulo (BA) é o próximo destino do workshop da Embratur
Roadshows pela Europa: Embratur inicia ciclo de rodada de negócios
Gestores de turismo de Recife (PE) recebem capacitação para promover turismo internacional
Ver mais notícias