AUDIOVISUAL

Edital de Curtas-Metragens ‘Brasil com S’ recebe inscrições a partir desta segunda (23)

IIniciativa inédita da Embratur irá selecionar cinco projetos; cada um deles receberá R$ 60 mil para a produção do curta
Divulgação/Embratur
Estão abertas as inscrições para o ‘Edital de Curtas-Metragens Brasil com S’, concurso promovido pela Embratur, até o dia 7 de dezembro

23/10/2023 – Atenção, produtores do audiovisual, estão abertas as inscrições para o edital de curtas-metragens da Embratur. A partir desta segunda (23) até o dia 7 de dezembro, ‘Edital de Curtas-Metragens Brasil com S’ recebe inscrições de projetos para a produção de obras audiovisuais que promovam o Brasil como destino turístico. 

A iniciativa inédita da Embratur irá apoiar financeiramente cinco projetos de curtas em formato de ficção, animação ou documentário. Os trabalhos irão passar por uma comissão julgadora constituída por representantes da Embratur e por especialistas nas áreas. Cada projeto selecionado terá R$ 60 mil para a produção do curta, totalizando um investimento de R$ 300 mil. 

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, afirma que, diferente de outros países com a mesma iniciativa, o potencial dos destinos brasileiros é um diferencial na promoção do Brasil no exterior por meio do audiovisual. 

“É a nossa ação inaugural de nossa política de estímulo ao audiovisual como ferramenta de promoção turística. Vamos escolher cinco curta-metragens que serão financiados pela Embratur para promover o Brasil no mundo. Essa é uma política que vai ganhar peso e relevância em nossa atuação, colocando nosso país no roteiro internacional das produções audiovisuais que tem a finalidade de fortalecer a imagem e o desejo por destinos brasileiros”, pontuou.

A coordenadora de Cultura e Gastronomia, Ana Paula Jacques, afirma que as produções audiovisuais a partir dos destinos brasileiros irão ampliar a visibilidade do Brasil na vitrine do turismo internacional.

“A partir do audiovisual estaremos gerando potenciais turistas para o Brasil. Com mais turistas nos nossos destinos, estamos incentivando a cultura, a gastronomia e a experiência dos visitantes internacionais em lugares que eles já conhecem por filmes e séries. Além disso, gera emprego e renda nas locações”, ressaltou. 

O conteúdo dos curtas deve ter potencial para promover destinos, roteiros e experiências turísticas, através das pessoas, histórias, locações, paisagens, singularidades, gastronomia, música, artesanato, patrimônios e tradições culturais, sustentabilidade, turismo com diversidade (afroturismo, LGBTQ+, acessibilidade, equidade de gênero etc.), turismo de natureza, aventura, ecoturismo, turismo náutico, entre outros segmentos.  

Para se inscrever no ‘Edital de Curtas-Metragens Brasil com S’ acesse https://audiovisual.embratur.com.br/.