CONEXÃO EMBRATUR

Trade turístico da Paraíba recebe treinamento para qualificar atendimento aos turistas internacionais

Capacitação realizada pela Embratur, em parceria com o Sebrae, foi realizada em João Pessoa; iniciativa irá passar por todos os estados brasileiros

Divulgação/Embratur
Treinamento para 60 representantes das Secretarias de Turismo municipais e estadual, além das agências de turismo, receptivos, rede hoteleira e atrativos turísticos em João Pessoa

25/10/2023 – O Nordeste brasileiro recebeu, de janeiro a setembro deste ano, mais de 164 mil visitantes estrangeiros vindos, principalmente, da Argentina, Portugal e Itália. Os números são do Portal de Dados da Embratur. Em todo o Brasil, no mesmo período, entraram no país mais de 4,3 milhões de turistas internacionais. 

Quando desembarcam no Brasil, muitos turistas que desejam conhecer os destinos de sol e praia, culturais e gastronômicos escolhem a cidade de João Pessoa, na Paraíba. A capital paraibana, rica em praias paradisíacas, herança cultural e histórica, tem que estar preparada para receber esses visitantes, sejam nacionais, como os estrangeiros.

Para capacitar o trade turístico do município, a equipe da Embratur promoveu, nesta quarta-feira (25), um treinamento para 60 representantes das Secretarias de Turismo municipais e estadual, além das agências de turismo, receptivos, rede hoteleira e atrativos turísticos de João Pessoa. 

O objetivo do workshop da Embratur é qualificar a experiência dos turistas estrangeiros a partir do uso da inteligência de dados. O assessor da Gerência de Experiências e Competitividade Internacional da Embratur, Mateus José Alves Pinto, ministrou o treinamento e ficou surpreso com a diversidade de experiências turísticas na Paraíba. Para inserir ainda mais a capital João Pessoa e todo o estado da Paraíba na vitrine internacional, ele aposta no investimento do setor audiovisual aliado ao turismo na região . 

“Ficamos encantados com a quantidade de experiências incríveis que a Paraíba oferece, desde as belas praias na capital e litoral, até as riquezas culturais do sertão paraibano, com destaque para o desenvolvimento do turismo audiovisual na região. Queremos colocar essas experiências na vitrine do operador internacional, e com esse workshop, conseguimos explicar para os participantes o que eles devem fazer para serem comercializados lá fora, atraindo mais estrangeiros para o nosso Brasil”, reforçou. 

Para a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae, Regina Amorim, a capacitação da Embratur fortalece as ações já desenvolvidas pelo trade. Ela também fez um planejamento das próximas ações. 

“O conteúdo do workshop fundamentado em pesquisas dá um respaldo para o que está sendo validado e trabalhado pelo trade aqui na Paraíba. Fizemos uma auto avaliação e o resultado é de que estamos preparados para estarmos na vitrine do turismo nacional e internacional. Temos que melhorar mais na comercialização dos nossos produtos e iremos começar essa estratégia com rodadas de negócio de guias de turismo e de agências de receptivo da Paraíba, principalmente, João Pessoa”, contou. 

História, cultura e tradição
Um dos participantes da capacitação foi o consultor da iniciativa Rota Cultural Caminhos da Tradição, Danylo Aguiar. A Rota oferece experiências de Turismo Criativo que conectam turistas e visitantes aos mais antigos e representativos traços culturais de João Pessoa, como interagir com a arte, aprender a fazer e conhecer a história por trás das agremiações carnavalescas. Para ele, o workshop confirma a estratégia do Rota em trabalhar com os aspectos culturais e históricos para os turistas, inclusive o afroturismo, que é pauta prioritária da Embratur. 

“O treinamento veio confirmar as estratégias em turismo em torno da cultura. Com a apresentação dos dados, das tendências, a valorização da cultura está em alta no turismo como competitividade e vitrine para os turistas. Trabalhamos desde o afroturismo até as experiências em cultura popular, que tem cunho social e cultural”, afirmou. 

Capacitação
O ciclo do “Workshop do Conexão Embratur” iniciou em julho deste ano. As equipes da Embratur e do Sebrae já visitaram doze estados: Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Macapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Alagoas, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Norte e Paraíba. A iniciativa pretende passar por todos os estados brasileiros até o final deste ano. A ideia é capacitar o trade turístico do país, como afirma o presidente da Agência, Marcelo Freixo. 

“Quase todo o trade turístico brasileiro é formado por micro, pequenas e médias empresas. Então, esse trabalho, em parceria com o Sebrae, é fundamental para garantir a qualidade dos serviços que serão ofertados aos turistas estrangeiros e brasileiros. Nossa equipe também apresenta dados sobre os mercados estratégicos e as tendências mundiais. Ou seja, é um diálogo que ajuda a entender o perfil do nosso turista e nos permite investir de forma mais assertiva nas tomadas de decisões”, reforçou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. 

O Sebrae, parceiro da Embratur nos workshops, também participa da caravana de capacitação por todo o Brasil. “O Sebrae está ao lado dos pequenos negócios e usa toda sua expertise e capilaridade para ajudar a impulsionar o turismo no país. Sabemos que toda uma cadeia de pequenos negócios é beneficiada pelas atividades turísticas e, quando preparamos esses empreendedores, geramos mais renda, emprego e contribuímos para o combate da miséria do país”, ressaltou o presidente do Sebrae, Décio Lima.

A parceria da Embratur e do Sebrae por meio do Workshop Conexão Embratur  “Guia para a competitividade e promoção internacional” pretende visitar os 27 estados do país. O próximo estado a receber o treinamento será Pernambuco, no dia 27 de outubro.