CONEXÃO EMBRATUR
Trade turístico da Paraíba recebe treinamento para qualificar atendimento aos turistas internacionais
Capacitação realizada pela Embratur, em parceria com o Sebrae, foi realizada em João Pessoa; iniciativa irá passar por todos os estados brasileiros

25/10/2023 – O Nordeste brasileiro recebeu, de janeiro a setembro deste ano, mais de 164 mil visitantes estrangeiros vindos, principalmente, da Argentina, Portugal e Itália. Os números são do Portal de Dados da Embratur. Em todo o Brasil, no mesmo período, entraram no país mais de 4,3 milhões de turistas internacionais.
Quando desembarcam no Brasil, muitos turistas que desejam conhecer os destinos de sol e praia, culturais e gastronômicos escolhem a cidade de João Pessoa, na Paraíba. A capital paraibana, rica em praias paradisíacas, herança cultural e histórica, tem que estar preparada para receber esses visitantes, sejam nacionais, como os estrangeiros.
Para capacitar o trade turístico do município, a equipe da Embratur promoveu, nesta quarta-feira (25), um treinamento para 60 representantes das Secretarias de Turismo municipais e estadual, além das agências de turismo, receptivos, rede hoteleira e atrativos turísticos de João Pessoa.
O objetivo do workshop da Embratur é qualificar a experiência dos turistas estrangeiros a partir do uso da inteligência de dados. O assessor da Gerência de Experiências e Competitividade Internacional da Embratur, Mateus José Alves Pinto, ministrou o treinamento e ficou surpreso com a diversidade de experiências turísticas na Paraíba. Para inserir ainda mais a capital João Pessoa e todo o estado da Paraíba na vitrine internacional, ele aposta no investimento do setor audiovisual aliado ao turismo na região .
“Ficamos encantados com a quantidade de experiências incríveis que a Paraíba oferece, desde as belas praias na capital e litoral, até as riquezas culturais do sertão paraibano, com destaque para o desenvolvimento do turismo audiovisual na região. Queremos colocar essas experiências na vitrine do operador internacional, e com esse workshop, conseguimos explicar para os participantes o que eles devem fazer para serem comercializados lá fora, atraindo mais estrangeiros para o nosso Brasil”, reforçou.
Para a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae, Regina Amorim, a capacitação da Embratur fortalece as ações já desenvolvidas pelo trade. Ela também fez um planejamento das próximas ações.
“O conteúdo do workshop fundamentado em pesquisas dá um respaldo para o que está sendo validado e trabalhado pelo trade aqui na Paraíba. Fizemos uma auto avaliação e o resultado é de que estamos preparados para estarmos na vitrine do turismo nacional e internacional. Temos que melhorar mais na comercialização dos nossos produtos e iremos começar essa estratégia com rodadas de negócio de guias de turismo e de agências de receptivo da Paraíba, principalmente, João Pessoa”, contou.
História, cultura e tradição
Um dos participantes da capacitação foi o consultor da iniciativa Rota Cultural Caminhos da Tradição, Danylo Aguiar. A Rota oferece experiências de Turismo Criativo que conectam turistas e visitantes aos mais antigos e representativos traços culturais de João Pessoa, como interagir com a arte, aprender a fazer e conhecer a história por trás das agremiações carnavalescas. Para ele, o workshop confirma a estratégia do Rota em trabalhar com os aspectos culturais e históricos para os turistas, inclusive o afroturismo, que é pauta prioritária da Embratur.
“O treinamento veio confirmar as estratégias em turismo em torno da cultura. Com a apresentação dos dados, das tendências, a valorização da cultura está em alta no turismo como competitividade e vitrine para os turistas. Trabalhamos desde o afroturismo até as experiências em cultura popular, que tem cunho social e cultural”, afirmou.
Capacitação
O ciclo do “Workshop do Conexão Embratur” iniciou em julho deste ano. As equipes da Embratur e do Sebrae já visitaram doze estados: Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Macapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Alagoas, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Norte e Paraíba. A iniciativa pretende passar por todos os estados brasileiros até o final deste ano. A ideia é capacitar o trade turístico do país, como afirma o presidente da Agência, Marcelo Freixo.
“Quase todo o trade turístico brasileiro é formado por micro, pequenas e médias empresas. Então, esse trabalho, em parceria com o Sebrae, é fundamental para garantir a qualidade dos serviços que serão ofertados aos turistas estrangeiros e brasileiros. Nossa equipe também apresenta dados sobre os mercados estratégicos e as tendências mundiais. Ou seja, é um diálogo que ajuda a entender o perfil do nosso turista e nos permite investir de forma mais assertiva nas tomadas de decisões”, reforçou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
O Sebrae, parceiro da Embratur nos workshops, também participa da caravana de capacitação por todo o Brasil. “O Sebrae está ao lado dos pequenos negócios e usa toda sua expertise e capilaridade para ajudar a impulsionar o turismo no país. Sabemos que toda uma cadeia de pequenos negócios é beneficiada pelas atividades turísticas e, quando preparamos esses empreendedores, geramos mais renda, emprego e contribuímos para o combate da miséria do país”, ressaltou o presidente do Sebrae, Décio Lima.
A parceria da Embratur e do Sebrae por meio do Workshop Conexão Embratur “Guia para a competitividade e promoção internacional” pretende visitar os 27 estados do país. O próximo estado a receber o treinamento será Pernambuco, no dia 27 de outubro.
Notícias recentes
Presidente da Embratur negocia na Câmara dos Deputados benefício fiscal para setor do turismoAVISO DE ABERTURA DE SESSÃO PÚBLICA DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE – EMBRATUR/GPPMD nº 02/2022
Joinville (SC) será o próximo destino de capacitação da Embratur
Embratur, GRU Airport e Condor debatem retorno de voos Alemanha-Brasil
Conectividade em alta: Embratur participa de lançamento da Jetsmart de voos Brasil-Chile e Brasil-Argentina
Embratur participa do 4º Fórum CLIA Brasil 2022
Em Guayaquil, Embratur se reúne com associações para criar oportunidades de negócios
Morro de São Paulo (BA) é o próximo destino do workshop da Embratur
Roadshows pela Europa: Embratur inicia ciclo de rodada de negócios
Gestores de turismo de Recife (PE) recebem capacitação para promover turismo internacional
Ver mais notícias