PARCERIA

Marca Brasil estará presente nos quiosques das praias do Rio de Janeiro 

Ação faz parte da parceria fechada entre a Embratur e a Orla Rio, operadores de quiosques do Rio de Janeiro (RJ) exibirão a Marca Brasil em seus estabelecimentos. Logo simboliza o Brasil da sustentabilidade, diversidade e do respeito
Divulgação
Embratur participou do debate, na Convenção 2023 da Orla Rio, no Rio de Janeiro (RJ), que discutiu a modernização da orla na capital carioca

26/10/2023 – A Embratur participou, nesta semana, da Convenção 2023 da Orla Rio, no Rio de Janeiro (RJ). O evento discutiu a modernização da orla na capital carioca e serviu para fortalecer o fomento de negócios do setor. Como resultado da parceria da Agência com o evento, quiosques da orla da capital carioca fixarão a Marca Brasil nos estabelecimentos nas praias da cidade. A logo simboliza o Brasil como país da sustentabilidade, da diversidade e do respeito em cenário internacional.

O gerente de sustentabilidade e ações climáticas da Embratur, Saulo Rodrigues, marcou presença no evento, na última terça-feira (24), representando o presidente da Agência, Marcelo Freixo. Ele destacou o lançamento do Prêmio Excelência Orla Rio, também como resultado da parceria entre a Agência e a entidade.

“A premiação reconhece a excelência de serviços prestados por quiosques da cidade do Rio de Janeiro em 2023″, explicou. “Como é do interesse da Embratur promover boas práticas de sustentabilidade para o trade do turismo internacional no Brasil, não podíamos deixar de estar presentes e firmar essa parceria com a Orla Rio, que serve de exemplo para esse trade”, acrescentou Saulo.

Polo de turismo
De acordo com Marcelo Freixo, “o Rio de Janeiro, ao lado de São Paulo (SP), Recife (PE) e Salvador (BA), estão entre as cidades com potencial para fortalecer o turismo internacional no Brasil frente a rivais, como as capitais europeias, por exemplo”. O Painel de Dados do Turismo, lançado da Embratur reforça essa visão. Segundo o levantamento da Embratur, a capital carioca recebeu, de janeiro a setembro deste ano, 855.645 turistas internacionais. Os principais países visitantes foram a Argentina, com 290.229 pessoas, seguido do Chile, com 157.316, Estados Unidos, com 99.630, e França, com 39.677 turistas. 

A meta desta edição da Convenção Orla Rio foi servir como feira de negócios para fortalecer a parceria entre quiosqueiros com a intenção de consolidar a orla carioca como importante polo de gastronomia e entretenimento brasileiro. Além de anunciar o Prêmio Excelência Orla Rio, a convenção contou com rodas de conversas entre entidades públicas e privadas, debates sobre as atividades e ordenamento do Parque da Orla e discussões sobre como aperfeiçoar os serviços oferecidos nas praias.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.