26/10/2023 – Como o Círio de Nazaré, em Belém (PA), pode, ao mesmo tempo, ser um festejo religioso que mobiliza grande parte da população local, atrair turistas para a região e aquecer a economia local? No quinto episódio do “Turismo Transforma – Turismo Religioso”, série documental produzida pela Embratur, que mostra as transformações sócio econômicas que a atividade proporciona, a Agência acompanhou alguns dos milhares de romeiros e turistas de vários cantos do país e do mundo, pagadores de promessas, artesãos e outros atores locais, que fazem do Círio uma das maiores festividades católicas do país.
A cantora Fafá de Belém, uma das maiores propagadoras do evento religioso no Norte do país, relata a importância da celebração para os paraenses. “O Círio de Nazaré é a data mais importante no calendário do paraense, um grande abraço de fé, de esperança e de gratidão. E isso se percebe na corda, quando você vê todas as camadas sociais lá”, explicou. Fafá ainda conta sobre a relação que os devotos têm com a santa. “O povo paraense tem uma relação muito estreita com Nossa Senhora de Nazaré, não é uma relação distante, tanto que para nós ela é Naza, Nazinha, Nazarezinha, Nazoca. O Círio é o povo do Pará, é o paraensismo”, pontuou.
Além da importância religiosa, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressalta que o turismo é uma solução para a geração de emprego e renda. Em oito meses deste ano, os turistas estrangeiros movimentaram mais de R$ 22 bilhões no Brasil.
“É preciso apostar no turismo como uma ferramenta para a construção de um país que se desenvolve de forma sustentável. Com o turismo religioso, como ocorre nas festividades do Círio de Nazaré, vemos o aumento na geração de emprego e renda. Os turistas vêm para conhecer a festa, mas acabam gastando mais, ficando mais tempo nos destinos, consumindo produtos locais, ou seja, movimentando a rede do turismo local. E isso reverbera na vida das pessoas: tanto do turista, como de quem mora nessas cidades”, detalhou Freixo.
Assista ao episódio completo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=vceT4lT011w
Turismo Transforma
O primeiro episódio da série revela as transformações que o turismo de base comunitária provocou na comunidade de Engenho II, quilombo Kalunga no município de Cavalcante (GO). Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=JP4jCqOldMo
Na sequencia, a Embratur foi até a Parada do Orgulho LGBTQIA+ de São Paulo. A maior festa da celebração da diversidade do mundo é brasileira, bate recordes e acontece sempre no mês de junho, movimentando toda a cadeia produtiva de uma das maiores cidades do país. Clique aqui para assistir : https://www.youtube.com/watch?v=2Ai0jKIs6M0
Já o Turismo Gastronômico e seus impactos na vida dos moradores da Serra da Canastra, em Minas Gerais, é o tema do terceiro episódio do Turismo Transforma. Você sabia que existe um modo artesanal de fazer queijo em Minas Gerais que tornou-se Patrimônio Imaterial Brasileiro? O título foi concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2008. Assista ao terceiro episódio: https://www.youtube.com/watch?v=UpzMnmxnSdY
O quarto episódio da série do Turismo Transforma revela como o Turismo de Negócios e Eventos movimenta a economia de bens e serviços, gera oportunidades e se transforma, também, em turismo de lazer. Confira: https://www.youtube.com/watch?v=RkrY6sjBTSw
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.