27/10/2023 – A Embratur passou a integrar, oficialmente, o Conselho Superior de Cinema nesta sexta-feira (27). A diretora de Marketing Internacional e Sustentabilidade da Agência, Jaqueline Gil, participou da posse dos novos membros do Conselho, representando o presidente Marcelo Freixo.
Com paridade de gênero, 24 conselheiros têm a atribuição de auxiliar na definição da Política Nacional do Cinema e aprovar as diretrizes para o desenvolvimento do setor pelos próximos quatro anos. A presidente do colegiado será a ministra da Cultura, Margareth Menezes.
“O Conselho representa a participação social, o povo e os especialistas do setor. Nesse recomeço é hora de compreender que o audiovisual é determinante na construção de novos imaginários e que o poder fabular é ferramenta de transformação social em todas as suas dimensões e possibilidades”, afirmou a ministra.
A Embratur atuará como convidada permanente do colegiado, e terá a missão de levar a pauta do turismo e os destinos brasileiros como fontes de inspiração para o audiovisual na intenção de promover o Brasil nos países estrangeiros.
“O presidente Freixo se torna o primeiro presidente da Embratur a ter uma cadeira permanente no Conselho Superior de Cinema, e é com muita alegria que vamos dar continuidade em levar a mensagem positiva do Brasil ao exterior”, comentou Jaqueline Gil.
O convite para fazer parte do Conselho Superior do Cinema foi feito pela secretária Nacional do Audiovisual do Ministério da Cultura, Joelma Oliveira Gonzaga, em setembro. Na ocasião, o presidente Freixo se encontrou com a dirigente para debater parcerias com o objetivo de aproximar a produção audiovisual do turismo internacional.
Desafio Rotas Literárias
Para aproximar ainda mais o turismo do audiovisual e da cultura, o presidente Marcelo Freixo se encontrou com a ministra Margareth Menezes, na última quinta (26) e apresentou o Desafio Rotas Literárias. O projeto tem o objetivo de transformar os cenários e personagens da literatura brasileira em atrativos turísticos.
“Estamos muito felizes com essa aproximação. Nunca tivemos algo tão sólido, dentro da política pública, para o audiovisual. Acreditamos no nosso potencial de trazer o turismo para o audiovisual. Estamos convencidos de que o audiovisual pode mudar o turismo brasileiro. O edital de curtas vai ganhar peso e relevância em nossa atuação, colocando nosso país no roteiro internacional das produções audiovisuais que tem a finalidade de fortalecer a imagem e o desejo por destinos brasileiros”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo
O presidente da Agência também convidou a Secretaria Nacional de Audiovisual para participar de uma comissão que vai selecionar roteiros para a produção de curtas-metragens vinculados ao setor do turismo.
O Edital de Curtas-Metragens Brasil com S, que está com inscrições abertas até o dia 7 de dezembro, irá apoiar financeiramente cinco projetos de curtas em formato de ficção, animação ou documentário. Cada projeto selecionado terá R$ 60 mil para a produção do curta, totalizando um investimento de R$ 300 mil.