COOPERAÇÃO

Embratur e Banco do Brasil planejam parcerias para fortalecer o turismo em 2024/2025

Os presidentes da Agência e do BB se reuniram para alinhar ações de promoção do audiovisual, esporte, sustentabilidade e literatura como atrativos do país
Renato Vaz/Embratur
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou de reunião com a presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, para debateram sobre a parcerias em projetos estratégicos para 2024 e 2025

 28/10/2023 – Fomentar o esporte, a literatura e o audiovisual e, ao mesmo tempo, projetar a imagem do Brasil no exterior para atrair turistas estrangeiros. É com esse objetivo que o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou de reunião com a presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, nesta terça-feira (25). No encontro, eles debateram sobre a parcerias em projetos estratégicos para 2024 e 2025.

No caso do esporte, o planejamento da Embratur é promover eventos que atraiam competidores internacionais e, ao mesmo tempo, promovam a sustentabilidade e o desenvolvimento regional. É o caso do projeto que pretende inaugurar uma competição de triatlo em Alter do Chão, no Pará, em 2025.

Já em relação ao audiovisual, a meta é contribuir na articulação entre poder público e privado, unindo estados, municípios e União, para criar estruturas que facilitem a realização de produções nacionais e internacionais no país. No caso da literatura, o propósito é estruturar os destinos para organizar novas experiências que ofereçam, aos turistas estrangeiros e brasileiros, a possibilidade de sair das páginas dos livros e imergir, com ajuda da tecnologia, nos cenários e personagens mais famosos de nossa literatura.

“Estamos em uma parceria para trazer mais gente para esse Brasil que a gente quer viver, que a gente quer construir. Fizemos um debate bacana, mas com ação concreta, sobre rota literária, sobre Alter do Chão e uma prova de triatlo que pode ser incrível, com sustentabilidade e, também, a aproximação do audiovisual com o Turismo”, resumiu o presidente da Embratur após o encontro.

Para presidenta Tarciana Medeiros a promoção do turismo do Brasil pelo mundo é uma das áreas que devem ser priorizadas pelo Banco do Brasil. “Estamos empenhados em estudar e viabilizar parcerias alinhadas aos objetivos estratégicos do BB e ao desenvolvimento econômico do país. O turismo é de extrema relevância para o Brasil, gera emprego e renda e nosso país tem um potencial extraordinário. Não à toa lançamos recentemente uma linha de crédito específica para financiar pacotes de viagem e estimular toda essa cadeia. E vamos avançar ainda mais, também em parceria com a Embratur”, destacou.

All Amazônia
A Embratur e o Banco do Brasil já trabalharam juntos em outras ocasiões. Em setembro, a instituição bancária promoveu o movimento All Amazônia, na Times Square, principal avenida de Nova York, para chamar a atenção do mundo para a importância da preservação da floresta. A exibição de vídeos aconteceu enquanto ocorriam atividades da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) na cidade. A ação, complementar à agenda de negócios feita pelo BB, levou ao mundo a mensagem sobre a necessidade de proteção da Amazônia, com a união de todos os países e responsabilidade compartilhada em relação ao desenvolvimento social e ao meio ambiente.

Na ocasião, a Embratur levou 20 empresários do setor do turismo, das companhias aéreas e de entidades locais para participar do evento de conscientização ambiental. O gerente de Mercados e Eventos Internacionais da Agência, Bruno Reis, coordenou o encontro. Ele destacou, à época, que a Embratur tem como um dos pilares a sustentabilidade na promoção do Brasil no exterior.

“Além de defender uma causa super importante, o evento também promoveu sinergias e trocas com nossos parceiros, para estreitarmos ainda mais os laços e ampliarmos cada vez mais a entrada de turistas estadunidenses no Brasil”, explicou Reis após o encontro.

Embratur e Banco do Brasil planejam parcerias para fortalecer o turismo

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.