CAPACITAÇÃO
Workshop da Embratur qualifica serviços turísticos de Recife para melhor receber estrangeiros
A partir do uso da inteligência de dados, o treinamento serve de base para o planejamento de ações em turismo no estado; parceria entre Agência e Sebrae irá capacitar representantes do turismo dos 27 estados do país

31/10/2023 – Só neste ano, 37.430 turistas estrangeiros visitaram o estado de Pernambuco, segundo levantamento do Portal de Dados da Embratur. Para atender a essa crescente demanda, os operadores, agentes de turismo e demais atores do trade devem estar sempre preparados para receber os visitantes de outros países. Com esse objetivo, a equipe da Embratur esteve em Recife, no último dia 27 de outubro, para promover uma capacitação para qualificar a experiência dos turistas internacionais a partir do uso da inteligência de dados.
O treinamento, que é uma parceria entre Embratur e Sebrae Nacional, reuniu 25 participantes entre agências, receptivos, representantes de meios de hospedagem, atrativos, da Secretaria de Turismo de Pernambuco, do Instituto Federal e da Rede Nacional de Experiências e Turismo Criativo (Recria), em Recife. A capacitação mostrou ao trade como o uso de dados pode fornecer informações sobre o comportamento dos visitantes para aprimorar os serviços turísticos. Além disso, o workshop abordou a criação de experiências autênticas, a sustentabilidade e gestão e fortalecimento de marca.
O assessor da Gerência de Experiências e Competitividade Internacional da Embratur, Mateus José Alves Pinto, ministrou o treinamento. Para ele, o ponto forte a ser explorado pelo trade, a partir da capacitação, é a diversidade do estado.
“Pernambuco é um estado que respira cultura e criatividade. Além das belas praias e paisagens, sua fortaleza reside na diversidade musical, gastronômica e patrimonial que encanta os visitantes. Nosso Workshop reforçou essas qualidades, demonstrando como experiências autênticas que valorizam o território, as pessoas, as histórias e a biodiversidade são essenciais para atrair mais turistas estrangeiros”, comentou.
Pelos dados apresentados, o estado está entre os dez mais visitados por turistas estrangeiros do país, sendo mais procurado por uruguaios, portugueses e norte-americanos, respectivamente. Durante o treinamento, o grupo teve conhecimento que além de sol e praia, os estrangeiros procuram os atrativos turísticos pernambucanos, principalmente, dos segmentos da gastronomia, arte e cultura, aventura, ecoturismo e outras áreas.
O fundador da Avant Turismo, Thiago Santana, afirma que o treinamento irá melhorar a atuação da agência, que tem o objetivo de conectar roteiros e experiências aos turistas que visitam Pernambuco.
“As informações do treinamento foram bastante precisas, sobretudo relacionadas aos dados do perfil dos turistas. Elas irão contribuir muito para o nosso planejamento, para a gente conseguir estruturar melhor nossas ações e aprimorar o atendimento ao turista que tá vindo de fora”, revelou.
A secretaria de Turismo (Setur) de Pernambuco já tem estratégias para atender aos turistas que chegam ao estado. Com a capacitação e troca de experiências entre o trade no último dia 27, uma das gestoras da Setur, Isabella Miranda, acredita que o turismo de Pernambuco estará mais qualificado para melhorar a experiência dos estrangeiros no estado.
“Tivemos acesso a muitas ferramentas e métodos de trabalho que vão melhorar a promoção dos nossos destinos aos turistas internacionais baseado em dados e em informações. Aqui em Pernambuco, foi uma grande troca de experiências com as ferramentas oferecidas na capacitação. Com elas, iremos começar a elaborar uma melhor estruturação para o turismo visando esse futuro, visando atrair mais esses turistas internacionais de forma mais profissional, mais contínua e consistente”, avaliou.
Capacitação
O ciclo do “Workshop do Conexão Embratur” iniciou em julho deste ano. As equipes da Embratur e do Sebrae já visitaram treze estados: Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Alagoas, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. A ideia é capacitar o trade turístico do país, como afirma o presidente da Agência, Marcelo Freixo.
“Quase todo o trade turístico brasileiro é formado por micro, pequenas e médias empresas. Então, esse trabalho, em parceria com o Sebrae, é fundamental para garantir a qualidade dos serviços que serão ofertados aos turistas estrangeiros e brasileiros. Nossa equipe também apresenta dados sobre os mercados estratégicos e as tendências mundiais. Ou seja, é um diálogo que ajuda a entender o perfil do nosso turista e nos permite investir de forma mais assertiva nas tomadas de decisões”, reforçou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
O Sebrae, parceiro da Embratur nos workshops, também participa da caravana de capacitação por todo o Brasil. “O Sebrae está ao lado dos pequenos negócios e usa toda sua expertise e capilaridade para ajudar a impulsionar o turismo no país. Sabemos que toda uma cadeia de pequenos negócios é beneficiada pelas atividades turísticas e, quando preparamos esses empreendedores, geramos mais renda, emprego e contribuímos para o combate da miséria do país”, ressaltou o presidente do Sebrae, Décio Lima.
A parceria da Embratur e do Sebrae por meio do Workshop Conexão Embratur “Guia para a competitividade e promoção internacional” pretende visitar os 27 estados do país.
Notícias recentes
Presidente da Embratur negocia na Câmara dos Deputados benefício fiscal para setor do turismoAVISO DE ABERTURA DE SESSÃO PÚBLICA DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE – EMBRATUR/GPPMD nº 02/2022
Joinville (SC) será o próximo destino de capacitação da Embratur
Embratur, GRU Airport e Condor debatem retorno de voos Alemanha-Brasil
Conectividade em alta: Embratur participa de lançamento da Jetsmart de voos Brasil-Chile e Brasil-Argentina
Embratur participa do 4º Fórum CLIA Brasil 2022
Em Guayaquil, Embratur se reúne com associações para criar oportunidades de negócios
Morro de São Paulo (BA) é o próximo destino do workshop da Embratur
Roadshows pela Europa: Embratur inicia ciclo de rodada de negócios
Gestores de turismo de Recife (PE) recebem capacitação para promover turismo internacional
Ver mais notícias