NOVOS VOOS

Presidente da Embratur antecipa que a conectividade entre Brasil e África será ampliada em 2024

Segundo Marcelo Freixo, “Brasil e África do Sul têm muito o que compartilhar”; presidente da Agência pretende ampliar as conexões das companhias aéreas entre os dois países
Divulgação/Embratur
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou do Fórum Brasil África, em São Paulo. Durante o evento, organizado pelo Instituto Brasil África (IBRAF), Freixo apresentou estratégias que aproximem o Brasil e a África do Sul por meio do turismo

01/11/2023 – Debater estratégias que aproximem o Brasil e a África do Sul por meio do turismo. Com esse objetivo, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou do Fórum Brasil África, na última quarta-feira, dia 1º, em São Paulo. Durante o evento, organizado pelo Instituto Brasil África (IBRAF), o presidente destacou que ainda existe um déficit na conectividade aérea entre os dois países, mas que, em janeiro de 2024, será ampliada a oferta de voos para os destinos turísticos brasileiros saindo do país africano.

“Apesar do déficit que ainda temos na conectividade aérea entre Brasil e África do Sul, agora, em janeiro de 2024, vamos ampliar em 40% a oferta de voos para o Brasil. Isso significa que vamos passar dos 15 atuais voos, para 21. Essa ampliação fortalece uma importante malha aérea do Brasil, que liga o nosso país ao continente afriacano”, anunciou. 

O Fórum Brasil África é o principal espaço de debate entre os líderes africanos e brasileiros sobre as questões contemporâneas de interesse global entre os dois países. Freixo participou do painel “Turismo na África e no Brasil como via potencial para o comércio internacional”, juntamente com a diretora de Assuntos Corporativos, Regulatórios e Sustentabilidade da Latam Brasil, Maria Elisa Curcio; o ex-enviado do secretário-geral do ONU sobre Cooperação sul-Sul, Jorge Chediek, e o diretor Administrativo da Stellar Nova Management, Amandou Thaim. 

Ainda segundo o presidente da Embratur, os dois países têm muito em comum e compartilham laços históricos, culturais e étnicos. Promover o afroturismo, pauta central da Embratur, e aumentar a conectividade aérea são apostas de novas oportunidades de negócios que favorecem os dois países. 

“O afroturismo é o resgate da ancestralidade por meio do turismo. É valorizar cada história, cada comunidade, cada empreendimento negro. O turismo é a forma mais potente desse resgate. Além da história que nos une, temos que criar pontes que nos unem e, nesse caso, pontes aéreas”, enfatizou.

Por meio do tema “Comércio, Investimento e Desenvolvimento: Brasil e África Engajando-se com o Mundo”, O Fórum teve o objetivo de aumentar os contatos comerciais, descobrir novas oportunidades de negócios e novos parceiros de colaboração entre Brasil, África e outras geografias, com atenção especial aos aspectos comerciais e de investimento do desenvolvimento sustentável. 

Além do comércio como tema central, o Fórum também abordou parcerias, desenvolvimento e a aproximação comercial entre o Brasil e o continente em áreas como turismo, agronegócio, cultura, consumo, infraestrutura, logística e indústria farmacêutica.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.