CHAMAMENTO PÚBLICO

Embratur abre inscrições de coexpositores para quatro feiras que serão realizadas em 2024

A Agência irá montar estande na Fitur, em Madri; na Travel & Adventure Show, em Los Angeles; BTL, em Lisboa; e ITB, em Berlim (Alemanha) no primeiro trimestre do próximo ano. Poderão participar organizações dos setores público e privado
Divulgação/Embratur
Embratur publica edital de inscrições para quatro feiras internacionais em que a Agência irá montar estande no primeiro trimestre de 2024

03/11/2023 – Fitur, em Madri; Travel & Adventure Show, em Los Angeles; BTL, em Lisboa; e ITB, em Berlim (Alemanha). A Embratur publicou, nesta sexta-feira (3), o edital de inscrições dessas quatro feiras internacionais em que a Agência irá montar estande no primeiro trimestre de 2024. Poderão participar organizações dos setores público e privado, conforme as categorias descritas no edital. Com a nova seleção de coexpositores, a Agência confirma sua estratégia de qualificação dos critérios de participação nas feiras ao incorporar novos parâmetros de pontuação para garantir a apresentação de novos produtos, sustentabilidade e promoção da diversidade.

Entre as novidades do novo edital, estão a pontuação para os candidatos que ofertarem produtos, serviços ou experiências nos segmentos prioritários para a promoção nestes mercados: natureza, ecoturismo e aventura, sol e praia, cultura, artes e literatura, gastronomia, afroturismo e povos indígenas. Também pontuam destinos que possuem sítios chancelados pela UNESCO como Patrimônio Mundial Natural ou Cultural, ou Cidades Criativas ou Geoparques. Por fim, há ainda a qualificação dos produtos, serviços ou experiências “que promovam e fortaleçam a diversidade, ou seja, públicos LGBT+, PCD (Pessoa com Deficiência) e sênior (+60)”.

A Embratur manteve a estratégia de reposicionamento do Brasil no exterior como um país com responsabilidade climática. Conforme já havia sido estabelecido no edital anterior, serão pontuados os coexpositores que apresentarem ao menos uma certificação, premiação, reconhecimento oficial ou assinatura de acordo ou declaração internacional com compromissos de sustentabilidade. Pontuarão também aqueles que adotam medidas de ações climáticas, como compensação de carbono, quem possuir programa próprio de ESG, ou de sustentabilidade vinculado à Agenda 2030 da ONU.

“A Embratur atua para apresentar tudo que a gente tem de melhor do Brasil para o mundo, e as feiras internacionais são parte central de nossa atuação. Atualizar os critérios de seleção das feiras é uma maneira transparente e objetiva de qualificar o Brasil que a gente promove para o mundo, aumentando nossa competitividade internacional. Desde o início de nossa gestão, temos sido enfáticos de que o Brasil que queremos construir com o turismo é sustentável, combate o racismo e valoriza a nossa diversidade cultural, e isso passa pela diversificação dos nossos destinos”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

“Temos atuado com muita transparência e permanente diálogo com todos os nossos parceiros na promoção do turismo brasileiro. Esse edital é mais um importante passo na direção de promovermos internacionalmente os produtos mais competitivos de nosso país de acordo com cada perfil de mercado. Nós temos no Brasil o que o mundo quer:  experiências autênticas, cultura, gastronomia, natureza e, principalmente, saber que seu consumo no turismo gera um impacto positivo no planeta. A sustentabilidade hoje é critério classificatório para as feiras internacionais e nosso planejamento é de caminharmos para que passe a ser eliminatório”, indica Jaqueline Gil, Diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade.

Sistema de inscrição e acompanhamento
Uma das novidades que acompanham o novo edital é o inovador Sistema de Inscrição de Eventos Internacionais (SIEI – siei.embratur.com.br). Desenvolvido em parceria estratégica com a renomada Sales Force, o sistema promete simplificar e aprimorar o processo de seleção de coexpositores brasileiros, para participação nos estandes do Brasil/Embratur em eventos internacionais.

Eventos
Estão abertas as inscrições para as feiras multiprodutos Fitur, que será realizada em Madri (Espanha) entre os dias 24/01 a 28/01; a Travel & Adventure Show, em Los Angeles (Estados Unidos), entre 03/02 e 04/02; a BTL, em Lisboa (Portugal), entre 28/02 e 03/03 e a ITB, em Berlim (Alemanha), entre 05/03 a 07/03.

Prazos de inscrição
Os interessados devem acessar o Sistema de Inscrição de Eventos Internacionais da Embratur no seguinte link: siei.embratur.com.br, selecionar o evento em que deseja se inscrever, e selecionar sua categoria conforme consta no Edital de Chamamento Público disponível neste link. O prazo de recebimento de inscrições começa neste dia 3 e vai até o dia 15 de novembro. Os resultados da seleção serão divulgados em dias sequências: Fitur – 4/12, T&AS – 5/12, BTL – 6/12 e ITB – 7/12. A participação do coexpositor confirmado nos estandes do Brasil será isenta de pagamento, mediante outras responsabilidades assumidas.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.