MOSTRA IMERSIVA

Galeria Visit Brasil: Comida pantaneira e o afroturismo são destaques em exposição em Londres

Mostra ainda irá apresentar a biodiversidade e a arte brasileira que promovem os destinos brasileiros, como a Amazônia e o Pantanal, além das belezas dos estados da Bahia e Rio Grande do Norte
Divulgação/Embratur
O projeto da Galeria Visit Brasil, realizado pela Embratur, tem apoio do Sebrae e da Embaixada do Brasil, em Londres

03/11/2023 – A gastronomia mato-grossense e sul-mato-grossense, a baiana e a potiguar estarão entre as atrações da quinta edição da Galeria Visit Brasil, que será realizada em Londres, no Reino Unido. Outro destaque da mostra é o afroturismo, que busca o fortalecimento, manutenção e difusão da cultura de matriz africana nos destinos turísticos brasileiros. A exposição, que acontece nos dias 3 e 4, também contará com apresentação do bandolinista e compositor Aleh Ferreira. A mostra imersiva da Embratur tem apoio do Sebrae e da Embaixada do Brasil, em Londres.

Essa edição será realizada na embaixada brasileira, que fica na 14-16 Cockspur St, St. James’s, London SWIY 5B. Os visitantes poderão fazer uma imersão em 360° para conhecer as belezas naturais da Amazônia, com o filme “Amazônia Viva”, e também poderão contemplar o Mural Brasil Spectacular de autoria da artista Bruna Moreira. Entre os participantes convidados desta edição londrina está a Rede de Turismo Comunitário da Bahia (Rede Batuc), empreendimento de turismo de base comunitária, etnoturismo e ecoturismo. A Rede Batuc é finalista do Prêmio Internacional de Turismo Responsável da Feira Internacional de Turismo da World Travel Market (WTM) Londres.

Já os representantes do Diáspora.Black, uma plataforma digital que conecta viajantes e anfitriões interessadas em vivenciar experiências de viagens focada na história e cultura da comunidade negra no Brasil e em diferentes cidades do mundo, e da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), da Prefeitura de Salvador (BA), falarão sobre o afroturismo no Brasil e apresentarão os destinos turísticos brasileiros, em especial da Bahia, detalhando os segmentos prioritários e estratégicos que estão despontando no cenário nacional e internacional, de forma a fortalecer a potência da conexão preta na indústria criativa e turística das cidades, como Salvador.

“Valorizamos o legado das matrizes africanas que compõem nossa identidade brasileira ao promover um turismo inclusivo e diverso, com protagonismo para pessoas negras, suas histórias e tradições. Ao convidarmos turistas para conhecer a riqueza cultural de nosso povo negro, aumentamos a autoestima e poder econômico do nosso povo, reduzimos desigualdades, desenvolvemos nossas periferias e enfrentamos o racismo”, explica o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Bordado à mão
Os visitantes serão recebidos pela fachada de crochê, que exibe a Marca Brasil. A peça foi confeccionada por mulheres do Instituto Proeza, Organização Social (OSC) voltada para a promoção do protagonismo das mulheres, qualidade de vida e educação infantil e o combate à pobreza e às desigualdades sociais.A logo simboliza o Brasil como país da sustentabilidade, diversidade e respeito em cenário internacional.

Afroturismo
A iniciativa do “Salvador Capital Afro”, que é uma ação articulada para desenvolver o afroturismo, posicionando a cidade baiana como destino de destaque no segmento, será apresentada durante a Galeria Vist Brasil.  O movimento é uma ação da Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com a Secretaria da Reparação (Semur). O projeto tem financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e é mais uma ação implementada do Plano de Desenvolvimento do Turismo Afro em Salvador.

Viagem pelo Tapajós
A galeria disponibilizará para os visitantes um passeio virtual à região do Rio Tapajós, na Amazônia. Os potenciais turistas utilizarão um óculos de realidade virtual que exibirá o filme Amazônia Viva, que apresenta ao usuário uma visão 360° do Tapajós apresentado pela cacica Raquel Tupinambá, da comunidade de Surucuáguia. O roteiro e a direção do filme são do cineasta Estevão Ciavatta, da Pindorama Filmes.

De mesmo tema, a obra de arte “Mural Brasil Spetacular”, feita pela artista plástica Bruna Moreira, estará exposta na parte interna da galeria. E os visitantes verão, também, uma série dos tradicionais cartazes lambe-lambe com temas como o Cristo Redentor, os Lençóis Maranhenses, a onça pintada e o caju.

Roteiro personalizado
Visitantes também terão a oportunidade de elaborar um roteiro personalizado de visita ao Brasil. Para isso, devem selecionar suas preferências pessoais em um Totem disponível no local. A conclusão do roteiro vai gerar um e-book com as dicas e, quem participar da ação, vai receber de brinde uma ecobag com as artes dos Lambe Lambes.

Cookings shows e conversa
No tema da gastronomia, os potenciais turistas terão a oportunidade de conhecer um pouco dos novos sabores brasileiros, que serão apresentados no coquetel de entrada com pratos baianos da chef Luciana Berry, e, migrarão, no segundo dia de evento, para os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com os chefs Marcelo Cotrim e Paulo Machado, respectivamente.

Na sexta-feira (3), Luciana apresentará aos potenciais turistas um cardápio que conta com iguarias como mini abará com vatapá, pastel de caruru e pãozinho delícia da Bahia. A profissional foi vencedora do Top Chef Brasil de 2020 e semifinalista do Masterchef Reino Unido de 2014.

A programação da gastronomia de sábado (4) começará com uma conversa sobre a comida  do Rio Grande do Norte, com o tema “Destino de sabores e tradições”, seguido por outro bate-papo sobre os sabores do Pantanal, com o título “Os Segredos do Pantanal Brasileiro: terra de biodiversidade, vida selvagem e destino de gastronomia”. Na sequência os visitantes vão assistir a um Cooking Show, com Cotrim e Machado.

Durante as apresentações, uma rendeira tradicional convidada estará presente fazendo as tramas das redes para o público poder conhecer a arte produzida no tear.

Exposições
Na Europa, a Galeria Visit Brasil já passou por Paris, na França, onde ficou de 6 a 8 de outubro, e em Roma, na Itália, onde recebeu visitantes nos dias 12 e 13 de outubro. O projeto itinerante também está acontecendo nos Estados Unidos, onde passou por Nova York, entre os dias 27 e 29 de outubro, e, agora, nesta semana, estreou em Los Angeles, onde permanece aberta para visitação até o dia 4 de outubro. Nos EUA, o próximo destino será Miami, de 9 a 11 de novembro.

Confira a programação da Galeria Visit Brasil, em Londres:

* 3 de novembro

17h30 – Abertura da embaixada
18h – Abertura com com caipirinhas diversas
18h30 – Caipirinha master-class do mixologista Renato Paziam
19h – Coquetel da chef Luciana Berry
19h – Apresentação de Aleh Ferreira
19h15 – Talk chef Luciana Berry
19h30 – Fala do presidente da Embratur e do embaixador do Brasil em Londres, Antonio Patriota

* 4 de novembro

10h – Degustação de café
10h30 – Rio Grande do Norte – Destino de sabores e tradições
11h30 – Talk cooking show – Os segredos do Pantanal brasileiro, terra de biodiversidade, vida selvagem e destino de gastronomia.
12h10 – Cooking show com os chefs Marcelo Cotrim e Paulo Machado, com pratos do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
14h – Atração cultural: Percussão Tribo
14h15 – Apresentação da Rede Batuc
16h30 – Percussão e coquetel de caipirinha