05/11/2023 – A Embratur vai representar o Brasil na mais importante feira de viagens e turismos da Europa, a World Travel Market (WTM) em Londres, no Reino Unido. A feira começa nesta segunda-feira (6). Em parceria com o Sebrae, a Agência reuniu empresas aéreas, companhias de turismo, grupos de hotéis e agentes culturais para fechar negócios e apresentar os destinos nacionais de sol, praia, cultura, gastronomia e afroturismo para os turistas internacionais no inverno europeu.
A expectativa é que o encontro, que encerra no dia 8 de novembro, traga novas oportunidades de novos negócios para o turismo brasileiro. Outro importante foco é a reconstrução do relacionamento com o trade britânico. A Embratur está levando 51 expositores e vai apresentar o Brasil como um destino preocupado com a sustentabilidade, a inclusão, a democracia e a responsabilidade social. Em 2022, a WTM Londres reuniu cerca de 35 mil profissionais de 184 países.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca que o Brasil está de portas abertas para o turista britânico. “Como destino, temos uma gama muito grande de possibilidades para os turistas, há sempre um destino ideal para cada perfil de turista. Hoje o Reino Unido está em 10° lugar entre os países que mais visitaram o Brasil de 2018 a 2023. Nossa expectativa é que a gente receba, esse ano, 120 mil turistas britânicos, 40% a mais que no ano passado”, destacou.
Entre os destinos que serão apresentados, no estande da Embratur, estão os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Rio Grande do Norte e São Paulo. Já no que diz respeito às cidades, quem visitar os stands vai receber informações sobre Manaus (AM), Salvador (BA), Cataratas do Iguaçu (PR), Bonito (MS), São Sebastião (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
Afroturismo
Em crescimento no mercado de viagens mundial, o afroturismo possibilita ao turista conhecer a história e a cultura de matrizes africanas. A Embratur vai levar para a WTM o projeto “Salvador Capital Afro”, capitaneado pela Prefeitura de Salvador. A Agência também estará em Salvador no festival de mesmo nome que acontecerá este mês.
Também estarão presentes entre os expositores brasileiros na WTM a Rede de Turismo Comunitário da Bahia (Rede Batuc), empreendimento de turismo de base comunitária, etnoturismo e ecoturismo e a Diáspora.Black, startup de turismo de impacto social que atua na promoção do afroturismo. Importante lembrar que a Rede Batuc é finalista do Prêmio Internacional de Turismo Responsável da WTM, que será entregue durante o evento.
Brasil Espetacular
Durante a feira, a Embratur vai reforçar a campanha “Descubra um Brasil Espetacular”, voltada especialmente para o mercado europeu. A intenção é atingir esse público durante o inverno da Europa, oferecendo, como alternativa, que conheçam os destinos e experiências autênticas de verão que o país oferece e promovendo emprego, renda e investimentos no país. A campanha foi lançada em solo europeu em 6 de outubro, sendo apresentada em países como o Reino Unido, a Alemanha, a França, Portugal, Espanha, Suíça e Holanda.
Brasil-Reino Unido
A Embratur vai anunciar, na feira, uma nova rota da companhia aérea inglesa Virgin Atlantic Airlines ligando a Grã Bretanha ao Brasil. Os voos diários vão começar em 13 de maio de 2024 e vão fazer o trajeto Heathrow (Londres)-Guarulhos (SP). A Virgin também firmará uma parceria com a Latam, para oferecer conexões de Guarulhos com cidades como Rio de Janeiro (RJ), Belho Horizonte (BH) e Salvador (BA).
Imersão
Um óculos de realidade virtual levará os visitantes do stand para um passeio à região do Rio Tapajós, na Amazônia, com o filme Amazônia Viva. O usuário terá uma visão 360° do Tapajós com uma apresentação da cacica Raquel Tupinambá, da comunidade de Surucuáguia. O roteiro e a direção do filme são do cineasta Estevão Ciavatta, da Pindorama Filmes. E os visitantes também terão a oportunidade de degustar o café brasileiro, a caipirinha e de conhecer um pouco da gastronomia do país com renomados chefs convidados que farão cookings shows diários nos stands.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.