MERCADO EUROPEU

WTM Londres: Novo modelo de contrato com agências on-line de viagem aumenta fluxo de turistas no Brasil

Reformulação feita pela Embratur, em agosto, já traz novos resultados com os visitantes dos Estados Unidos. Agência também foca Europa e América Latina
Divulgação / Embratur
Embratur assinou contrato de parceria comercial com o grupo Odigeo, que administra três agências online de viagem – mais conhecidas pela sigla em inglês OTA (Online Travel Agency)

07/11/2023 – Durante a WTM Londres, nesta terça-feira (7), a Embratur assinou contrato de parceria comercial com o grupo Odigeo, que administra três agências online de viagem – mais conhecidas pela sigla em inglês OTA (Online Travel Agency) – Go Voyages, que atua na França; a Edreams, na Espanha, na Alemanha, na França e no Reino Unido, e ainda a Opodo, que também cobre os mercados França, Reino Unido e Alemanha.

O acordo com o grupo Odigeo é parte da nova estratégia da Embratur de relacionamento com as OTAs para a realização de campanhas cooperadas, quando essas empresas também executam, em suas plataformas, as campanhas de publicidade da Agência. A atual gestão da Embratur inovou ao estabelecer, em contrato, novos dispositivos como metas de vendas e apresentação de resultados de performance em tempo real. Os dados ajudam a orientar as campanhas para atrair mais turistas internacionais para o Brasil.

O novo modelo de negócio já trouxe resultados. Um contrato assinado com o Grupo Expedia, que opera nos EUA com os OTAs hotels.com, expedia.com e trivago.com, resultou em um acréscimo de 38% na emissão de passagens aéreas e hospedagens no Brasil. São 9 mil novos turistas para além do esperado para o período da campanha, no início do segundo semestre deste ano. Esses visitantes adicionais não comprariam viagens para o país de forma orgânica. 

Conforme relatório produzido pelo Expedia Group, a parceria teve o melhor retorno sobre investimento de todos os tempos. O dado mais importante é o que o mercado chama de ROAS. No português, o retorno sobre o investimento feito com publicidade: cada dólar investido na campanha gerou 42,9 dólares em produtos comercializados (entre passagens, hospedagem, aluguel de veículos e outros). É o maior de todas as campanhas que a Expedia já fez com a Embratur. Os destinos que mais atraíram os norte-americanos foram Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Porto de Galinhas (PE) e Natal (RN).

Sustentabilidade
A Parceria com a Odigeo prevê que as OTAs da empresa exibirão um hotsite de destinos brasileiros que são sustentáveis e estão sendo promovidos pela agência para o mercado europeu. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca que é crescente a cada ano o engajamento dos turistas europeus com a pauta da sustentabilidade. “A sustentabilidade é um dos requisitos na hora dos turistas europeus escolherem seus destinos. O enfoque no tema nos ajuda a aumentar a visibilidade sobre destinos brasileiros e coloca o Brasil em uma posição de protagonismo no debate internacional”, explicou.

América Latina
A Embratur também fechou parceria com a Decolar para atrair mais turistas de países da América Latina. Nesse caso, as ações ocorrerão nas OTAs Despegar, Bestday e Viajes Fallabela. As exigências são as mesmas, cumprimento de metas e informações de performance em tempo real.

O acordo também inclui o convite a influencers desses mercados para visitarem o Brasil e contarem suas experiências nas redes sociais. A Embratur vê com atenção especial o mercado de turismo internacional da América Latina.Isso porque dos cinco países de origem que mais enviam turistas ao Brasil, quatro são da América Latina: Argentina, que ocupa o primeiro lugar, seguida por Paraguai, Chile e Uruguai, na terceira, quarta e quinta posições, respectivamente. A segunda posição é dos Estados Unidos.