ACELERAÇÃO

EmbraturLAB Sustentabilidade: inscrições para a nova aceleração de startups se encerram nesta sexta-feira

Terceiro edital de aceleração da Embratur tem foco em soluções sustentáveis. Objetivo é buscar tecnologias inovadoras para desenvolver práticas socioambientais do turismo, com foco na experiência dos visitantes estrangeiros

Divulgação/Embratur
Oito projetos serão selecionados para aceleração

10/11/2023 – Encerram nesta sexta-feira, dia 10, as inscrições para o EmbraturLAB Sustentabilidade, o Programa de Aceleração Sustentável da Embratur. O novo projeto irá selecionar oito startups que proponham soluções inovadoras para impulsionar práticas de turismo sustentável no Brasil. Serão considerados critérios como modelo de negócios, escalabilidade, impacto potencial, perfil e histórico da equipe.

As startups têm que propor soluções inovadoras para aprimorar as práticas socioambientais do turismo no Brasil, promover a democratização do uso de ferramentas tecnológicas e que atendam às necessidades dos turistas estrangeiros ou do trade turístico local, levando em consideração as responsabilidades social, econômica e ambiental. 

O lançamento do terceiro edital de aceleração do EmbraturLAB aconteceu no Rio Innovation Week, maior evento de tecnologia da América Latina, ocorrido no Rio de Janeiro no mês passado. 

Para o gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis, os principais desafios das selecionadas serão nas questões que envolvem acessibilidade e democratização da tecnologia. “Os desafios são os de tornar as regiões turísticas mais acessíveis; incentivar o empreendedorismo local fortalecendo as culturas e tradições regionais; preservar e promover Cultura e História através do turismo responsável; gerar renda, através do turismo, às comunidades locais, e apoiar a atuação de guias locais por meio da democratização da tecnologia”, explicou ele. “Estamos felizes em possibilitar que o investimento em startups na Inovação se dê através dessa pauta sustentável, tão importante para a Embratur e para o Brasil”, complementou Reis.

Abrangência nacional
O diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, explica que o novo programa tem abrangência nacional, ou seja, poderão concorrer startups de todo o Brasil, e deu uma dica para quem irá se inscrever: “É muito importante que a empresa já tenha uma solução rodando e olhando para a experiência do turista internacional no Brasil. Quanto mais soluções, melhor”.

O programa de aceleração é desenvolvido em parceria com o Turistech Hub, líder em inovação no turismo do Brasil. Em 2023, a parceria já resultou na aceleração de oito startups, entre 180 inscritas. Elas apresentaram ideias que foram desde a criação de roteiros para afroturismo e de plataformas para unir turistas que viajam sozinhos até o uso de chips virtuais para melhorar a comunicação de turistas estrangeiros em solo brasileiro.

A seleção
As oito startups serão selecionadas por uma banca avaliadora composta por membros do ecossistema de inovação e líderes de organizações do setor turismo. As empresas escolhidas serão aceleradas para desenvolver os projetos e poderão participar de mentorias, eventos do EmbraturLAB e Turistech Hub, além de fazer conexão com especialistas, empresas e com membros da Embratur. 

Após a finalização do programa, três startups vão receber o valor de R$ 50 mil cada. O resultado da primeira etapa, com 15 startups semifinalistas, está previsto para o dia 22 de novembro.

Confira o cronograma completo da aceleração no site do EmbraturLAB: https://inovacao.embraturlab.com.br/aceleracao/.