TURISMO DE EXPERIÊNCIA

Galeria Visit Brasil Miami apresentou Brasil sustentável a norte-americanos

Evento foi voltado para o turismo de luxo no primeiro dia, para a prática de mergulho no segundo e para o carnaval carioca no terceiro
Divulgação / Embratur
A diretora executiva da BLTA, Simone Scorsato, por sua vez, destacou a importância de apresentar a identidade brasileira, a diversidade cultural e os destinos de turismo sustentável e regenerativo

16/11/2023 – Voltada para o turismo de luxo, a Galeria Visit Brasil Miami, nos Estados Unidos, recebeu visitantes no início de novembro, nos dias 9 e 10. Em parceria com o Sebrae, a Embratur apresentou para os norte-americanos destinos turísticos brasileiros que oferecem experiências exclusivas, personalizadas e de autenticidade, voltadas para a sustentabilidade, o bem-estar, a cultura e a gastronomia brasileira.

A primeira apresentação da galeria uniu a Associação Brasileira de Viagens de Luxo (BLTA, na sigla em inglês), que congrega os melhores hotéis e operadores de turismo do Brasil, e a Gastromotiva, organização sem fins lucrativos que usa a gastronomia como instrumento para transformações sociais, para conversar com convidados. A intenção foi, justamente, mostrar para eles como os dois temas estão diretamente ligados.

A coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques, explicou a escolha da associação e da organização. “Quando falamos em luxo, trazemos todo um olhar sobre a autenticidade, brasilidade e sustentabilidade. As pessoas vivenciam experiências sob demanda. É um trabalho de inclusão, mas que atinge esse grupo de luxo, porque os conecta com uma viagem de propósitos, onde as pessoas podem reduzir, por exemplo, seus impactos ambientais”, apontou.

Diversidade cultural
A diretora executiva da BLTA, Simone Scorsato, por sua vez, destacou a importância de apresentar a identidade brasileira, a diversidade cultural e os destinos de turismo sustentável e regenerativo. “Estivemos com oito associados e foi um primeiro momento de conexão com o mercado de Miami e, sobretudo, um primeiro momento de conexão da BLTA com a Embratur em um evento para promover o Brasil num caminho de arte, alegria, cultura, gastronomia e música”, comentou.

No caso da Gastromotiva, os visitantes puderam participar de um almoço cujo menu foi elaborado pelo chef David Hertz, fundador da organização, e apresentado pela também chef Regina Nunes, parceira do projeto. A Gastromotiva é voltada, principalmente, para a formação de jovens de baixa renda que aprendem sobre a profissão de cozinheiro e empreendedorismo, e o cardápio foi feito com um conceito de sustentabilidade, ingredientes tradicionais do Brasil e aproveitamento de 100% dos alimentos.

Em Miami há quase uma década, Regina Nunes conheceu a Gastromotiva em 2022 e virou chef voluntária. Ela destacou que o cardápio selecionado ajudou os convidados a conhecerem um pouco dos ingredientes brasileiros, da “alegria brasileira e da nossa festividade”, afirmou. 

O cantor e compositor brasileiro Jair Oliveira, mais conhecido como Jairzinho, se apresentou no almoço de abertura e elogiou o evento. “A Galeria Visit Brasil da Embratur foi muito animada, com essa energia brasileira que é tão gostosa”, comentou.

Destinos brasileiros
A Galeria apresentou aos potenciais turistas internacionais destinos de turismo regenerativo, como o Pantanal, a Amazônia e o Cerrado; de turismo de bem-estar e imersão na natureza, com locais como Conceição do Ibitipoca (MG), Campos do Jordão (SP) e Florianópolis (SC), e turismo de experiências exclusivas, como o Rio de Janeiro (RJ).

No segundo dia de evento, o foco foi para os turistas interessados em mergulho recreativo e turismo de natureza e aventura. Os presentes participaram de um bate-papo com o gerente regional da América Central da PADI, uma das maiores certificadoras de mergulho recreativo no mundo, Claudio Brandileone, que falou das inúmeras possibilidades que o Brasil oferece.

Brandileone foi examinador de instrutores de mergulho por mais de 20 anos e já mergulhou na maioria dos oceanos do mundo. Para ele, a conversa ficou com gosto de “quero mais”. “Foi um prazer receber pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre o mergulho no Brasil e todos os destinos que temos que oferecer. Gostaria de ter falado muito mais, porque o Brasil tem muito mais para mostrar além dos pontos que eu falei aqui”, lembrou.

A PADI está presente em 186 países e também atua na conservação dos oceanos e na proteção de comunidades envolvidas com o turismo de aventura e atividades de mergulho. A ação fica a cargo da PADI Aware e da PADI Foundation.

E a Galeria Visit Brasil fechou a programação de Miami com uma masterclass de samba promovida pela Riotur, empresa municipal de turismo da capital fluminense. Na palestra descontraída, os presentes aprenderam passos de samba e interagiram com parte dos adereços populares nas passarelas cariocas.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.