14/11/2023 – O diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, está em Lisboa, em Portugal, para participar do Web Summit 2023. Na próxima quarta-feira (15), às 11h20 (horário local), ele irá comandar o painel “Inovação Aberta: startups construindo destinos inteligentes”, no qual apresentará projetos bem-sucedidos da Agência na área. Considerado o maior evento de tecnologia, inovação e empreendedorismo da Europa, o encontro deve reunir mais de 70 mil pessoas na capital portuguesa até a próxima quinta (16).
No painel, Gevaerd irá apresentar as iniciativas de inovação já desenvolvidas na Embratur, como as experiências com startups pelo EmbraturLAB – programa de inovação da Agência voltado à seleção de projetos inovadores que melhorem e facilitem a experiência dos turistas no país. Segundo o diretor de Gestão e Inovação, o Web Summit Lisboa é uma excelente oportunidade para conectar o ecossistema da inovação e de empresas de tecnologia ao turismo brasileiro.
“A inovação se conecta diretamente ao turismo. E o turismo é um setor potente na economia do país: somos um setor pulsante da economia que representa mais de 8% do PIB e, para avançar, é preciso agregar diferentes segmentos. Essas soluções podem trazer facilidades ao turista. Ao juntar turismo e diferentes setores, temos a oportunidade importante de aumentar sua eficiência operacional. E aqui tudo isso está reunido no mesmo espaço. Além disso, viemos aprender com experiências bem sucedidas e mostrar que o turismo tem grande potencial econômico para inovação”, ressaltou.
No Web Summit 2023, a delegação da Embratur está em Lisboa juntamente com a equipe da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).
Durante os quatro dias da Web Summit Lisboa, os participantes poderão participar de palestras de mais de 250 especialistas e empresas de tecnologia. Confira a programação completa.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.