17/11/2023 – Na intenção de promover os destinos brasileiros de luxo, a Embratur e a Associação Brasileira de Viagens de Luxo (BLTA, na sigla em inglês) promoveram um roadshow em Nova York, nos Estados Unidos, na última quarta-feira (15). Além de NY, a ação passou pela Galeria Visit Miami, nos dias 9 e 10 de novembro. A ampliação desse segmento é resultado de um acordo de cooperação entre a Agência e a BLTA, firmado em junho deste ano.
Essa atuação faz parte das metas estipuladas pelo acordo, que irá promover 39 destinos brasileiros e uma hotelaria de alta qualidade que já está pronta para o mercado internacional. Está previsto, ainda, que a “inovação e a sustentabilidade sejam elementos norteadores” das ações executadas.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, levar experiências autênticas de lugares únicos no Brasil melhoram diretamente e indiretamente o desenvolvimento econômico e social dos atores do segmento.
“O turista internacional se interessa bastante pelo turismo de luxo e, no Brasil, temos muitas estratégias para atrair esses visitantes, por meio da natureza e das experiências. A cadeia do turismo se organiza de forma sustentável no entorno desses empreendimentos e comunidades, induzindo a conservação na natureza e valorização de nossa cultura, e deixando importante parte da renda nas comunidades”, ressaltou.
Ranking
Segundo o Portal de Dados da Embratur, os Estados Unidos estão em segundo lugar no ranking dos que mais enviam turistas ao Brasil, só perdendo para a Argentina. De janeiro a setembro deste ano, foram 483.605 visitantes norte-americanos em terras brasileiras. Eles desembarcam principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, respectivamente.
A diretora executiva da BLTA, Simone Scorsato, destacou, na Galeria Visit Brasil Miami, a importância de apresentar a identidade brasileira, a diversidade cultural e os destinos de turismo sustentável e regenerativo. “Estivemos com oito associados e foi um primeiro momento de conexão com o mercado de Miami e, sobretudo, um primeiro momento de conexão da BLTA com a Embratur em um evento para promover o Brasil num caminho de arte, alegria, cultura, gastronomia e música”, comentou.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.