PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Embratur nomeia Carlinhos Brown como Embaixador do Turismo Brasileiro

O cantor e compositor será diplomado Embaixador do Turismo do Brasil, no evento Expo Carnaval, na próxima sexta-feira (24), em Salvador, e passará a representar o país em ações de divulgação dos destinos turísticos do Brasil no exterior
Divulgação
Embratur divulga a retomada do programa Embaixador do Turismo do Brasil com a diplomação de Carlinhos Brown. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra

20/11/2023 – O cantor, compositor, arranjador, multi-instrumentista, artista visual e ativista social Antônio Carlos Santos de Freitas, ou simplesmente Carlinhos Brown, é o novo Embaixador do Turismo Brasileiro. Brown aceitou o convite da Embratur e representará nosso país em ações de divulgação do Brasil no exterior. A divulgação do nome foi realizada pelas redes sociais da Agência nesta segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra. A cerimônia de entrega do diploma de Embaixador do Turismo Brasileiro será realizada na próxima sexta-feira (24), em Salvador (BA), às 16h, na Expo Carnaval.

“Já há algumas décadas, Brown projeta para o mundo, de forma consciente e voluntária, o que o Brasil tem de melhor, um Brasil que dá certo. Sua arte dá protagonismo e centralidade à cultura afrobrasileira, ao tempo que exalta nossa diversidade: Brown é mistura, é também indígena e latinoamericano, sertanejo e experimental. Vamos trabalhar juntos para projetar ainda mais esse Brasil no exterior e assim ajudar a construí-lo, convidando o mundo a vir conhecer o quão fascinante é nossa cultura e nosso povo, e como somos mais belos e felizes quando respeitamos e valorizamos nossas diferenças”, disse Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Primeiro músico brasileiro a fazer parte da Academia do Oscar e também o primeiro a receber o título de Embaixador Ibero-Americano para a Cultura, Brown e sua arte levam o nome do Brasil para o mundo há quase quatro décadas, com especial projeção em países como Espanha, França, Inglaterra, Itália e Alemanha. Em setembro desse ano, o Cacique do Candeal arrastou mais de 60 mil pessoas pelas ruas de Paris, na França, durante a Lavagem da Madaleine. No ano passado, levou para as ruas de Londres, no Carnaval de Notting Hill, na Inglaterra, um bloco com tecnologias sustentáveis nunca antes aplicadas a um trio elétrico.

Embaixadores do Turismo Brasileiro
O programa de Embaixadores do Turismo Brasileiro foi criado em 1987 e teve como primeiro embaixador o Rei Pelé. O programa foi reeditado pela Diretoria Executiva da Embratur através da Resolução 33/2023. A norma, aprovada na sexta-feira (17), estabelece que as personalidades escolhidas para representar o Brasil devem destacar “a diversidade cultural e natural do país, a sustentabilidade ambiental, o respeito à fauna, à flora, às florestas, à vida e à democracia, o enfrentamento às discriminações”, e devem “colaborar para a construção da imagem positiva do Brasil”.

Carreira internacional
A presença no exterior de Carlinhos Brown começou ainda nos tempos do grupo Timbalada, com vários shows e turnês pela Europa. Em 1992, por exemplo, gravou com os músicos de jazz Wayne Shorter, Herbie Hancock, Bernie Worrell e Henry Threadgill o disco “Bahia Black”, que também contou com a participação do Olodum. O Cacique ainda compôs canções para artistas internacionais consagrados, com destaque para as cantoras Omara Portuondo, de Cuba, Angélique Kidjo, do Benin, e Vanessa Paradis, da França, e também tem participações em outras produções musicais estrangeiras, sempre levando nossa sonoridade para o mundo.

Entre os momentos mais expressivos de sua projeção internacional, destaques para os anos de 2004 e 2005, quando promoveu carnavais com seu trio elétrico pelas ruas de cidades da Espanha. Apenas na capital, Madri, o artista reuniu um milhão e meio de pessoas. O sucesso continuou em Barcelona, para onde levou o Camarote Andante, em 2005: por lá, arrastou mais de 600 mil pessoas. Em 2023, além da Lavagem de Madeleine, o artista foi a principal atração do “Bahia Day”, evento que homenageou seu time do coração, o Esporte Clube Bahia, durante um jogo do Manchester City com mais de 50 mil torcedores.

Em 2006, foi convidado para percorrer seis cidades espanholas, como Bilbao, Valência e novamente Barcelona, junto de grandes estrelas locais como o tenista Rafael Nadal e o piloto de Fórmula 1 Fernando Alonso, quando foi lançado o Carnaval Movistar, evento que se tornaria um novo incentivo para os espanhóis conhecerem a folia original em território brasileiro. A divulgação da nossa maior festa continuou em 2008, quando Brown participou do primeiro carnaval das Ilhas Canárias e da primeira edição do Rock in Rio em Madri. 

O sucesso na Espanha é tamanho que o artista recebeu o título, no país, de “Rei da Espanha”, e o cineasta Fernando Trueba fez o documentário “El Milagro del Candeal”, produção vencedora do Prêmio Goya (o mais importante do cinema espanhol) que mostra os trabalhos do artista no Candeal. Em 2014, Brown gravou com a colombiana Shakira a música “La La La – Brazil 2014”, sucesso na Copa do Mundo de 2014. 

Em 2011, co-assinou a trilha sonora da animação infantil “Rio”, da Fox Filmes, em parceria com Sérgio Mendes, Mikael Mutti, John Powell e Siedah Garrett, e chegou a ser indicado ao Oscar de Melhor Canção Original com a canção “Real in Rio”. O filme do brasileiro Carlos Saldanha teve também sua segunda edição, “Rio 2” (2014), que contou com mais seis composições de Carlinhos Brown.

O ativismo social de Carlinhos Brown também tem repercussão internacional, Em 1994, ele fundou a Associação Pracatum Ação Social, que beneficia milhares de crianças carentes de Salvador através da música, oferecendo, ainda, cursos de idiomas, moda, reciclagem, oficinas e escolas. Os projetos têm parceiros importantes, como a UNESCO. Ainda no Candeal, Brown implantou inicialmente o projeto “Tá Rebocado”, de urbanização e saneamento do bairro, que recebeu, em 2002, o Certificado de Melhores Práticas do Programa de Assentamentos Humanos das Nações Unidas/UN-Habitat.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.