21/11/2323 – “Turismo é solução. E quando afirmamos isso no Rio de Janeiro, a partir do olhar para o esporte, isso é ainda mais importante. Eventos esportivos geram emprego, renda, promovem práticas saudáveis, sustentáveis e, principalmente, são vetores de promoção da cidadania para milhões de crianças e jovens.” O comentário foi feito pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, durante a abertura da Conferência Rio Cidade Olímpica, na capital fluminense, na manhã desta terça-feira (21).
Promovido pela Visit Rio Convention Bureau, o evento reuniu representantes dos setores público e privado, esportistas, ex-esportistas e especialistas, e está no rol das iniciativas para atrair competições para o estado e fortalecer o turismo na região. A conferência abordará temas como políticas públicas para o esporte; inclusão e transformação social por meio de práticas esportivas; casos de sucesso e modelos de negócios empresariais em eventos esportivos, além de captação de eventos.
Freixo destacou que o Rio é uma das vitrines do Brasil e conquistou por nove vezes o prêmio de Melhor Destino de Turismo Esportivo da América Latina, o World Travel Awards, considerado o Oscar do Turismo. “Turismo é instrumento para construirmos o Brasil e o Rio de Janeiro que queremos para o futuro. Soma-se a isso a experiência do Estado na realização de grandes eventos esportivos, o que já lhe garante em termos competitivos com outros destinos, uma infraestrutura e expertises consolidadas”, destacou o presidente da Embratur.
“Temos experiência em receber todos os anos grandes eventos. No caso de eventos esportivos, sediamos a Olimpíada de 2016, jogos da Copa do Mundo de 2014 e o Pan de 2017. Sem falar na Rio +20, Jornada Mundial da Juventude e Carnaval. Acabamos de receber a final da Copa Libertadores da América e o show de Taylor Swift, e a Embratur está trabalhando com o Governo Lula e a CBF para que o país seja sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2027”, acrescentou Freixo.
Conectividade
A capital dos cariocas vai receber, entre dezembro e março, no verão, 4.374 voos internacionais. A cifra representa um aumento de 34,01% nas aeronaves em relação ao período entre dezembro de 2022 e março de 2023. No período, a cidade recebeu 3.264 voos. Além disso, o número de assentos também cresceu. Foi de 712.317 passagens com destino ao Rio no verão passado e devem chegar a 956.360 bilhetes nesta temporada, 34,26% a mais.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.