21/11/2023 – De olho nas boas práticas do trade turístico de Portugal, a Embratur participa, a partir desta segunda-feira (20), de uma missão que levará 16 empresários do ramo do turismo do Piauí para o país europeu. O objetivo é produzir conhecimento para fortalecer o turismo internacional no estado e atrair investidores. De 21 a 24 de novembro, os participantes irão visitar órgãos do governo, vinícolas e outros estabelecimentos referenciais no setor em terras lusitanas, além de apresentarem os atrativos piauienses a investidores estrangeiros.
A ação é encabeçada pelo Sebrae do Piauí em parceria com a Agência, o Governo do Estado e a Secretaria do Turismo do Piauí (Setur). A missão empresarial acontece por iniciativa da Visit Brazil Travel Association (VBRATA), que elegeu o estado como destino do ano em Portugal e é responsável pela campanha digital “Bora ali, no Piauí?”, que, durante o mês de novembro, apresenta o estado como destino internacional.
O Piauí é um local estratégico para o turismo internacional na região Nordeste. O estado faz parte da chamada Rota das Emoções, que inclui, também, o Maranhão e o Ceará. Nela, as atrações principais são o Delta do Parnaíba, Jericoacoara e os Lençóis Maranhenses. O Piauí também possui como atrativo o Parque Nacional da Serra da Capivara. Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, o parque reúne a maior quantidade de sítios arqueológicos em uma única região em todo o continente americano.
No trajeto por Portugal, os empresários irão aprender sobre práticas de promoção turística; estruturação e diversificação da oferta de produtos, serviços e experiências; integração do turismo, cultura e gastronomia; governança e políticas públicas; inovação; revitalização e ocupação de espaços públicos e experiências culturais portuguesas, como música de fado, dança e poesia tradicional.
Mel, cerâmica e energia renovável
Em contrapartida, os portugueses vão conhecer um pouco da culinária tradicional do estado, com dois cookings shows com os chefs Miguel Mesquita e Daniela Lima Verde Castello Branco, no Time Out Market. Os anfitriões também conhecerão outras potencialidades que podem atrair investimentos para o Piauí, como o mel, as cerâmicas da Serra da Capivara e o setor de energias renováveis piauiense.
“Vamos apresentar as potencialidades do Piauí para investidores, que é uma vertente dessa viagem. Teremos conversa com investidores e vai haver um seminário apresentando o turismo do estado. Os participantes do setor do turismo também aprenderão com as práticas portuguesas para o setor. Estarei na viagem representando o presidente da Embratur, Marcelo Freixo”, explicou a coordenadora de Parceria e Desenvolvimento de Mercado da Embratur, Carina Camara.
Caso de sucesso
A escolha do destino europeu tem uma razão: Portugal é referência internacional em inovação no setor. O turismo representa 15% do PIB do país e é a área que mais contribuiu com a recuperação econômica e a geração de empregos por lá, após a fase mais crítica da pandemia de Covid-19. Além disso, o modelo português de promoção do turismo é considerado eficaz e descentralizado, unindo entidades públicas, iniciativa privada e outros setores.
O país também é um dos cinco principais mercados emissores de turistas para o Piauí e o sétimo em emissão de turistas para o Brasil, segundo levantamento da Embratur. Por outro lado, o Piauí não recebe voos internacionais e 80,97% dos estrangeiros que vão ao estado entram no país por Guarulhos (SP).
Nos primeiros seis meses de 2023, 61,31% dos visitantes chegaram ao Piauí após duas conexões e 56,28% dos que visitaram a região foram para se divertir, enquanto 32,54% para visitar parentes e 10,06%, a negócios. Uma minoria, 1,12%, fazia viagem em grupo.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.