ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS

Missão empresarial brasileira em Portugal vai potencializar turismo internacional no Piauí

Embratur participará de viagem que levará empresários do estado para o país europeu a fim de conversar com investidores e conhecer boas práticas de turismo

Ascom Setur Piauí
Empresários piauienses iniciaram viagem por Portugal nesta segunda-feira (20)

21/11/2023 – De olho nas boas práticas do trade turístico de Portugal, a Embratur participa, a partir desta segunda-feira (20), de uma missão que levará 16 empresários do ramo do turismo do Piauí para o país europeu. O objetivo é produzir conhecimento para fortalecer o turismo internacional no estado e atrair investidores. De 21 a 24 de novembro, os participantes irão visitar órgãos do governo, vinícolas e outros estabelecimentos referenciais no setor em terras lusitanas, além de apresentarem os atrativos piauienses a investidores estrangeiros.

A ação é encabeçada pelo Sebrae do Piauí em parceria com a Agência, o Governo do Estado e a Secretaria do Turismo do Piauí (Setur). A missão empresarial acontece por iniciativa da Visit Brazil Travel Association (VBRATA), que elegeu o estado como destino do ano em Portugal e é responsável pela campanha digital “Bora ali, no Piauí?”, que, durante o mês de novembro, apresenta o estado como destino internacional.

O Piauí é um local estratégico para o turismo internacional na região Nordeste. O estado faz parte da chamada Rota das Emoções, que inclui, também, o Maranhão e o Ceará. Nela, as atrações principais são o Delta do Parnaíba, Jericoacoara e os Lençóis Maranhenses. O Piauí também possui como atrativo o Parque Nacional da Serra da Capivara. Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, o parque reúne a maior quantidade de sítios arqueológicos em uma única região em todo o continente americano.

No trajeto por Portugal, os empresários irão aprender sobre práticas de promoção turística; estruturação e diversificação da oferta de produtos, serviços e experiências; integração do turismo, cultura e gastronomia; governança e políticas públicas; inovação; revitalização e ocupação de espaços públicos e experiências culturais portuguesas, como música de fado, dança e poesia tradicional.

Mel, cerâmica e energia renovável

Em contrapartida, os portugueses vão conhecer um pouco da culinária tradicional do estado, com dois cookings shows com os chefs Miguel Mesquita e Daniela Lima Verde Castello Branco, no Time Out Market. Os anfitriões também conhecerão outras potencialidades que podem atrair investimentos para o Piauí, como o mel, as cerâmicas da Serra da Capivara e o setor de energias renováveis piauiense.

“Vamos apresentar as potencialidades do Piauí para investidores, que é uma vertente dessa viagem. Teremos conversa com investidores e vai haver um seminário apresentando o turismo do estado. Os participantes do setor do turismo também aprenderão com as práticas portuguesas para o setor. Estarei na viagem representando o presidente da Embratur, Marcelo Freixo”, explicou a coordenadora de Parceria e Desenvolvimento de Mercado da Embratur, Carina Camara.

Caso de sucesso

A escolha do destino europeu tem uma razão: Portugal é referência internacional em inovação no setor. O turismo representa 15% do PIB do país e é a área que mais contribuiu com a recuperação econômica e a geração de empregos por lá, após a fase mais crítica da pandemia de Covid-19. Além disso, o modelo português de promoção do turismo é considerado eficaz e descentralizado, unindo entidades públicas, iniciativa privada e outros setores.

O país também é um dos cinco principais mercados emissores de turistas para o Piauí e o sétimo em emissão de turistas para o Brasil, segundo levantamento da Embratur. Por outro lado, o Piauí não recebe voos internacionais e 80,97% dos estrangeiros que vão ao estado entram no país por Guarulhos (SP).

Nos primeiros seis meses de 2023, 61,31% dos visitantes chegaram ao Piauí após duas conexões e 56,28% dos que visitaram a região foram para se divertir, enquanto 32,54% para visitar parentes e 10,06%, a negócios. Uma minoria, 1,12%, fazia viagem em grupo.