22/11/2023 – A Embratur concluiu a primeira etapa do seu planejamento para o quadriênio 2024-2027. Nesta quarta-feira (22), gerentes e coordenadores da Agência participaram de um workshop da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que encerrou a primeira etapa do cronograma, com um diagnóstico dos pontos fortes e dos desafios para o próximo período. A apresentação é resultado de um diálogo participativo com diversos colaboradores.
A próxima fase, de acordo com o analista sênior da FGV, Airton Nogueira, será “refinar a missão, a visão e os interesses estratégicos da Agência”. “Temos três etapas: o planejamento estratégico, um estudo para identificar novas fontes de financiamento, que é uma questão que surgiu na transformação da Embratur em agência, e a terceira, que é escolher os 10 projetos prioritários para trabalhar e fazer o detalhamento desses projetos”, explicou.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que a equipe voltará a se encontrar em dezembro justamente para organizar as metas. “Agradeço muito à FGV pela parceria e quero parabenizar a nossa Gerência de Planejamento Estratégico por pensar essa estratégia, o que a gente quer da empresa, a partir do diálogo. Esse é um princípio importante. Todos os setores foram ouvidos e esse trabalho da FGV é muito importante”, afirmou Freixo.
Sustentabilidade e inovação
O gerente de Planejamento Estratégico da Embratur, Gilson Lira, comentou os tópicos do workshop, que tratou do cenário no exterior nos próximos quatro anos, quais caminhos o setor de turismo deve seguir, quais são as previsões de flutuação de câmbio e inflação e, internamente, como o destino Brasil se posiciona e se posicionará diante de outras nações.
“Temos dois pontos fortes a nosso favor, que são a sustentabilidade, que amplia muito o número de destinos brasileiros no exterior, e a inovação como um todo, incluindo a tecnológica”, avaliou Lira.
E a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, lembrou que o Brasil vai lidar com um mercado de turismo internacional competitivo. “Com esse planejamento, olhamos para os nossos pilares para os próximos anos. Em um mercado internacional muito competitivo, precisamos de uma Embratur forte e coesa inclusive em investimento, para situar o Brasil em um lugar de destaque no mundo”, declarou.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.